ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE DE CUSTO
Por: Likah Silva • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 349 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL FAC I
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE DE CUSTO
PROFESSORA: GISELE ZANARDI
5º SEMESTRE
ACADEMICOS:
ALINE DA SILVA RA 6238196404
CLEBER TEIXEIRA E SILVA RA 6640370915
DEBORA REGINA DA SILVA RA 6451325017
ELIENE CHAVES MATA RA 7131521389
INGRID APARECIDA FERREIRA RA 6633362397
RAFAEL LUIZ DA FONSECA RA
CAMPINAS 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................3
ETAPA 1 PASSO 1
TEMA: TERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
Resumo texto CUSTO DIRETOS E INDIRETOS APURAÇÃO......................................4
PASSO 2
Resumo Capitulo 2 PLT pag.: 24 TERMINOLOGIA CONTABIL BASICA.................5
PASSO 3
Resumo e conclusão dos pontos estudados..........................................................6
PASSO 4
EXERCÍCIOS ........................................................................................................7 E 8
ETAPA 2 PASSO 1
TEMA: APLICAÇÃO DOS MATERIAIS IRETOS, MÃO DE OBRA DIRETA E CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO
Custo de produção..............................................................................................
PASSO 2
Dados da folha de pagamento da empresa Sabor Tropical
INTRODUÇÃO
Nesta atividade, tivemos a oportunidade de aprender melhor sobre a contabilidade de custo na teoria e na pratica. Com os exercícios pedidos, podemos colocar em pratica o que aprendemos em aula.
Na contabilidade é usado terminologias, a proposito de um único conceito em muitas das vezes. Isso é necessários para comunicação.
Na Contabilidade de Custo, a empresa tem uma melhor avaliação de como esta o andamento de suas finanças. Falando de custos diretos e indiretos, apuração e outros.
CUSTO DIRETOS E INDIRETOS – APURAÇÃO
Custos Diretos: é o que pode ser diretamente ligado a produção de um determinado produto e podendo de ser fácil e economicamente identificado e quantificado do objeto de custeio sem qualquer rateio.
Matérias-primas: qualquer tipo de material usado na produção de um produto. Geralmente a empresa sabe a quantidade de matéria-prima a usar, sendo assim associado ao custo do produto final.
Custos Diretos é uma forma de medir, calcular e determinar os custos de tal produto.
APROPRIAÇÃO DE CUSTOS DIRETOS
Através de um sistema a empresa pode controlar a entrada e saída do material e também para qual produto foi utilizado o material.
Também através de sistema poderá verificar período e tempo que cada funcionário trabalha o produto, fazendo ao mesmo tempo o uso da ordem de serviço.
Custos Indiretos: o custo não esta ligado diretamente á produção do produto e sim do serviço secundário ou prestados como: aluguel, mão-de-obra indireta, depreciação.
A diferença é que além da natureza leva-se em consideração a relevância e o grau de dificuldade de medição. Eles dependem de cálculos, estimativas para serem apropriados indiretamente dos produtos o rateio.
Exemplo
- Mão-de-obra indireta: departamentos auxiliares, prestadores de serviços, ou seja sem ligação direta com o produto, manutenção de equipamento, auditoria, treinamentos.
- Materiais Indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção ou seja relacionado com o produto é irrelevante.
Exemplo: graxas e lubrificantes.
- Outros custos indiretos: o que diz respeitos a existência do setor fabril.
Exemplo: seguro, depreciação, refeição, transporte.
TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICO
Por se comunicarem é muito necessário que possuam a dar aos objetos conceitos e ideias o mesmo nome, diminuem o nível de entendimento. Isso se torna um grande problema de terminologia.
Encontramos em todas as áreas, uma profusão de nomes para um único conceito e também conceito diferentes para uma única palavra.
TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICO
Por se comunicarem é muito necessário que possuem a dar aos objetos conceitos e ideias o mesmo nome, diminuem o nível de entendimento. Isso se torna um grande problema de terminologia.
Encontramos em todas as áreas, uma profusão de nomes para um único conceito e também conceito diferentes para uma única palavra.
TERMINOLOGIA DE CUSTOS INDUSTRIAIS
- Gasto- compra de um serviço ou produto qualquer, que gera sacrifícios financeiros para entidade. Temos gasto com a compra de matérias-primas, gasto com mão-de-obra, com honorários da diretoria.
No momento em que existe o reconhecimento contábil da divida assumida ou a redução do ativo dado em pagamento.
- Desembolso- pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
- Investimento- gasto ativado em função de usa vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s). Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços que são “estocados” nos ativos da empresa são especificamente chamados de investimentos.
- Custo- gasto relativo a bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços.
O custo é também um gasto, mas é reconhecida como custo no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação e um produto ou execução de um serviço.
- Despesa- bem ou serviço consumido direto ou imediato também para a obtenção e receitas .
As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Liquido e que tem essa característica de representa sacrifícios no processo de obtenção de recitas.
- Perda- bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária. Essas característica é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receitas.
A TERMINOLOGIA EM UTILIZADADES NÃO INDUSTRIAIS
Muitas empresas de serviços, passou –se a utilizar seus princípios e suas técnicas de maneira apropriada em função da absoluta similaridade da situação.
...