ATPS Analise de Recursos Humanos
Por: 35992187 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.728 Palavras (11 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 6º. Semestres
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO
- Nome : Alex Junior Felix dos Santos RA- 6661436953
- Nome : Beatriz Daiane da Silva RA- 6445305955
- Nome : Janaina Gonçalves Queiroz RA - 6661401119
- Nome : João Arthur de Araujo Luciano Grego RA - 6451364410
- Nome : Josivan José Batista RA - 6814007782
- Nome: Leticia Fiusa Alves RA: 6248220626
- Nome :Marisa Loiola Lima RA :1578981522
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
SUMARIO
Introdução............................................................1
Objetivo................................................................2
Metodologia..........................................................3
Fundamentos Teoricos ...........................................4
Analise sobre os rumos da Administração de RH nos dias de Hoje .
Trabalho de Graduação exigido pelo Centro de Universitário Sâo Paulo - Osasco no Curso de Administração em Gestão de Recursos Humanos, solicitado pela Prof.ª. André Luiz.
1. INTRODUÇÃO
As empresas são incapazes de funcionarem sozinhas, pois elas são construções sócias e necessitam de pessoas para poder concretizar seus objetivos, ou seja, precisa de planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão, principalmente sobre a gestão de pessoas. O perfil do profissional gestor de recursos humanos vem ganhando gradativamente maior destaque, pois o profissional da área, até pouco tempo atrás, limitava-se a emitir a folha de pagamento, admissões e contratações e a cumprir exigências legais. Atualmente, com as constantes mudanças no perfil do consumidor e na demanda de mercado, as organizações passaram a valorizar mais o capital humano. Os profissionais da área de recursos humanos precisam estar atentos a essas mudanças. Não basta apenas gostar de trabalhar com pessoas, é necessário ter perfil, habilidades, conhecimentos, boa comunicação e principalmente ter inteligência emocional.
É nesse sentido que
cada vez mais as organizações reconhecem os indivíduos como um potencial a ser mantido e desenvolvido. Por isso, preocupações com a qualidade de vida no trabalho, relações interpessoal, motivação, entre outras. Eles são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento das políticas da empresa, pelo planejamento e assessoria à administração geral, direcionando seus esforços para atingir os objetivos organizacionais, ou seja, o profissional de recursos humanos é o que coordena e desenvolvem estratégias de atuação e de trabalho para os funcionários de uma empresa, desde a sua contratação, permanência e desligamento. Também é de responsabilidade do profissional dessa área o bem-estar da equipe de funcionários da empresa, bem como o cumprimento dos direitos trabalhistas, os pagamentos de todas as contribuições e a contratação e demissão dos funcionários. Além de trabalhar dentro de uma empresa, na gestão de pessoal, esse profissional pode trabalhar em empresas especializadas em colocação e recolocação profissional, prestando consultoria a empresas na tentativa de contratar e treinar pessoas. Para tanto realiza entrevistas, provas de emprego, reuniões dinâmicas de grupo, etc. O responsável pelo departamento de recursos humanos também pode trabalhar com a orientação profissional, com a aplicação de testes vocacionais e de outras técnicas psicoterápicas.
2. OBJETIVO
Este projeto tem como objetivo principal, analisar o perfil da área de recursos humanos e as técnicas e ferramentas de recursos humanos utilizados nas
organizações.
Promover a formação integral de profissionais na área de Recursos Humanos aptos a compreender que as pessoas são hoje consideradas como parceiros das organizações e, portanto, necessitam desenvolver-se, visando a excelência da qualidade pessoal e profissional. Torna-se fundamental nesse cenário, que as organizações tenham como foco a gestão dos recursos humanos, uma vez que a vantagem competitiva destas é o capital humano.
3. METODOLOGIA
A metodologia desse projeto, é definido com uma pesquisa exploratória com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a temática do perfil do profissional de recursos humanos, foi realizada a partir da pesquisa bibliográfica que utiliza materiais já elaborados em livros, artigos, dissertações, teses, sites e outros. É uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por possuir caráter exploratório, e facilidade de descrever a complexidade do problema, analisar e destacar as características.
A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias, estas podem ser realizadas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
A gestão de recursos humanos surge nos finais do século XIX. O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e
planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.
Segundo Anthony et al (apud ALBUQUERQUE, 2002) enumera algumas características da administração estratégica de recursos humanos: Explicitamente reconhece os impactos do ambiente externo; Reconhece o impacto da competição e a dinâmica do mercado de trabalho; Apresenta foco no longo prazo; Enfatiza a escolha e a tomada de decisão; Considera todas as pessoas da empresa, e não somente o grupo de executivos ou o de empregados operacionais: Está integrada com a estratégia corporativa e com as demais estratégias funcionais.
...