ATPS - Economia
Por: G4bs • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Etapa 2
Quando se fala em negócio, em economia, em criação de produtos, em custos de produção, muito se pensa em fatores como: pra quem produzir? como produzir? quanto produzir? quanto custa? qual o preço final do produto? qual a demanda? Enfim. Mas, focando na parte de custos de produção, na qual se refere os passos da etapa 2 desta atividade, devemos observar alguns fatores que, por sua vez, são fatores críticos, e devem ter a total atenção e cuidados. Sabemos que a matéria-prima, é a essência do produto, seja ele qual for, sendo assim, sem matéria-prima, não há produto, e a questão é; Onde eu consigo essa minha matéria-prima? Quem pode me fornece-la com melhores preços, ou com maior agilidade? Eu a encontro dentro do país ou preciso importá-la? É mais vantajoso importar ou comprar a matéria-prima nacionalmente? Bem, o ideal seria possuir ao menos três fornecedores desta mesma matéria-prima e ao invés de, por exemplo, comprar 100% do necessário com um único fornecedor, comprar 50% com um fornecedor, 25% com um segundo e 25% com um terceiro, os números não precisam ser precisamente estes, a ideia aqui é evitar algum possível problema com alguma possível falta do produto, ou atrasos com prazo de entrega, etc. Feito isso, feito a melhor escolha do(s) fornecedor(es), estipulado o custo total da produção, já se poderá prever o preço de venda do produto, lembrando que alguns produtos já possuem seu valor já definido pelo governo, como o preço da gasolina, por exemplo.
Referindo-se ao item escolhido (construção civil), algumas informações básicas podem nos forcener a ideia de custo aproximado da obra, sendo elas, padrão de construção, área total, número de pavimentos, dentre outros itens, mas se usarmos como base de cálculo, por exemplo, obras de edificações, um indicador muito usado seria o custo por metro quadrado construído. Outro indicador de estimativa de custo seria o Custo Unitário PINI de Edificações (Cupe), lançado mensalmente. Na internet, mais precisamente em www.equipedeobra.com.br, podemos observar na íntegra como fazer o cálculo dos custos, considerando os valores do Cupe. Partindo deste pressuposto, a base para o cálculo do custo, é baseando-se nos valores informados pelo Cupe (Tabelas diferenciando o tipo de construção e o valor dos mesmos no mês informado), multiplicando a área total em metros quadrados da construção por 10, e após, multiplicar o valor obtido pelo valor do tipo de construção (valor que é dado pelo Cupe, nas tabelas citadas).
É importante fazer este tipo de cálculo, para poder se ter a base do que será gasto, e se disciplinar quanto à produção e gastos do empreendimento, além do cálculo citado, tem que levar em consideração, também, as pequenas coisas que, a partir dela, inicia-se a obra, tais como matéria-prima e mão de obra. Analisar os fornecedores e verificar se a mão de obra é qualificada, e analisar os preços, em conflito com a qualidade, com o fator tempo.
...