ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Por: Francilenesousa • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 223 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATPS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
OSASCO
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATPS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Trabalho apresentado à disciplina de Processos Administrativos,
pelos alunos do período noturno, sala 403,para obtenção
de credito de aprovação no curso de graduação em
Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Osasco.
Alunos: RA
Marcela Canin Kennedy da Silva 8207980049
Francilene Sousa da Silva 8098928501
Indaya Imininel
OSASCO
2015
SUMARIO
- Capa ...................................................................... I
- Contracapa ............................................................ II
- Sumario ................................................................. III
- Introdução ............................................................. IV
- Desenvolvimento ...................................................V
- Conclusão .............................................................. IX
Introdução
Nessa etapa identificamos o melhor tipo de liderança que a Cafeteria poderia exercer para se manter à frente de seu próprio negócio, definido também quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhadas com os funcionários ; as melhores estratégias de comunicação interna e externa que a empresa poderia adotar para se destacar no mercado, e os melhores padrões de mensuração de resultados das estratégias a serem adotado a fim de assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes estabelecidas sejam compridos.
Direção da Ação Empresarial
A direção constitui a terceira função administrativa, sendo o próximo passo após o planejamento e a organização. Assim que definido o planejamento é estabelecido a organização, e cabe a direção acionar e dinamizar a empresa para fazê-la funcionar. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve orientação, assistência à execução, comunicação e liderança.
A direção da ação empresarial colocada nos três tipos de níveis da empresa.
Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado da empresa e se situa na camada organizacional da empresa que se defronta com o ambiente externo. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre as empresas e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos da empresa. A função administrativa de direção no nível institucional é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
Nível Intermediário: É empregado o termo gerência encarregado de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Voltada para pessoas, se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Todo comportamento humano pode ser explicado por meio do ciclo motivacional sendo eles: equilíbrio interno , estimulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração.
O terceiro aspecto da gerência é a comunicação, o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Esse processo é constituído de sete etapas: ideação, codificação, transmissão, canal, recepção, decodificação e ação, sendo influenciada por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. Pode ser influenciado também por barreiras técnicas, semânticas e humanas. As comunicações em um todo são importantes para o comportamento humano nas empresas.
Nível Operacional: Denominada pela supervisão é usado para designar a atividade de direção imediata das atividades dos subordinados, algo como assistência à execução. A supervisão pode ocorrer todos os níveis da empresa, desde que haja um acompanhamento mais próximo e imediato do superior sobre o trabalho do subordinado. Recebe o nome de supervisão de primeiro nível para reforçar o fato de se tratar do escalão administrativo mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa. Trata da direção do trabalho de todo pessoal não-administrativo, do pessoal incumbido da execução pura e simples das tarefas e operações localizado no nível operacional, suas atribuições envolvem apenas execução de tarefas e operações.
Passo 1 :
Há diversos tipos de lideres ou formas de liderar uma organização . Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão , é escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para realização do trabalho . As características de um líder é definida em relação as características da personalidade que diferenciam lideres de não - lideres .
O estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da sua equipe , o estilo pode ser autocrático , democrático ou liberal , esses três estilos definem as formas de liderar um grupo .
Os estilos de liderança têm sua função no clima organizacional de qualquer empresa. Dessa maneira, buscou-se analisar os estilos de liderança predominantes sob o ponto de vista dos gestores e dos funcionários e fazer o levantamento do clima organizacional para ver se existe relação entre o clima organizacional e o estilo de liderança predominante. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa com funcionários e gestores das agências e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas.
Na Cafeteria , deveram adotar uma forma de liderança para melhor liderar a equipe que trabalha na mesma . Dessa forma o desenvolvimento da cafeteria será positivo , com lucros e sem prejuízos .
...