ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Por: eandressa • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 965 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Carlos Edimilson Ramos RA: 5826161960
Daniele Caroline Correa RA: 5631104427
Eduarda Andressa Silva RA: 5633123331
Guilherme Rosa Ruiz Camargo RA: 5633123335
Verônica da Silva Souza RA: 1299171523
Vicente Azevedo RA: 3206505445
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 2º SÉRIE A
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
Profª. REGINA F.P MONTICELLI
SOROCABA
2012
Introdução
Neste trabalho será abordado a capacidade de desenvolver e elaborar projetos em organizações. Tais como, realizar pesquisas sobre planejamento estratégico de uma empresa para ampliar nossos conhecimentos.
Será apresentado também uma pesquisa sobre um ramo de negócio voltado para Indústria, com a empresa chamada Real Flex Borracha S/A e nele será abordado informações de compras, vendas, os consumidores, concorrências, clientes etc.
Atividade – Desafio
Através de pesquisas realizadas e de uma reunião em grupo, decidimos pesquisar sobre a empresa chamada Real Flex Borracha S/A, onde nossa integrante do grupo trabalha atualmente, Daniele Correa – Setor de Compras, nos interessamos e também seria mais fácil e rapido conseguir as informações necessárias.
Informações sobre a empresa Real Flex Borracha S/A
A empresa foi fundada há 32 anos, sendo uma empresa voltada para construção civil. A empresa começou com 3 funcionários e hoje gera mais de 20 empregos diretos com uma demanda de 190 clientes por mês, com um pouco mais de uma década triplicou o faturamento. Para a busca do sucesso foi preciso buscar o valor de um produto diferenciado no mercado.
Instalada em Sorocaba, a 80km de São Paulo, a planta industrial da Realflex, implantada em uma área de 10.000 m2 com 6.000 m2 de área construída, foi especialmente projetada para a produção de mangueiras, mangotes, compostos e masters.
O parque industrial conta com equipamentos para processamento de borracha, tais como, Banburys, Moinhos, Calandras, Extrusoras, com uma capacidade instalada de 14.000 toneladas/ano de produtos, compostos e masters.
Possui também uma unidade de produção de compostos não pretos, em prédio totalmente separado da planta principal, evitando assim, qualquer tipo de contaminação com negro de fumo.
As empresas da Realflex atuam junto à maioria dos diversos segmentos da indústria de borracha, tais como, solados para calçados, tênis, peças técnicas, pneus, protetores de câmaras de ar, produtos esportivos, materiais cirúrgicos, compostos para peças automotivas, fios e cabos, etiquetas para roupas, e junto as áreas ligadas a mineração, a indústria naval e aeronáutica, e em qualquer segmento onde seja necessário um composto técnico de borracha de alta performance e mangueiras industriais de alta qualidade.
Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quando e como compram)
R: Consumidores: Petroquímica, Construção Civil, Cervejaria, Frigoríficos, Transportes, Drenagens, etc.
• Compostos de borrachas - seguimentos atendidos: Indústrias farmacêuticas, peças técnicas e automotivas, fios e cabos, pneus especiais, solados para calçados, produtos esportivos.
• Mangueiras e mangotes – seguimentos atendidos: mineração, siderurgia, freios ferroviários, industrias alimentícias, industrias petrolífera.
Os consumidores compram freqüentemente, parcela ou a vista.
Histórico da evolução do mercado consumidor (motivos responsáveis pela evolução).
R: O consumidor passou a utilizar cada vez mais borracha em todos os materiais que esta sendo utilizado, Estima-se que existam, atualmente, entre 50 mil a 60 mil utilizações possíveis para as borrachas, tais como :
— amortecedores de choques e vibrações — como, por exemplo, pneus, solados de calçados, pés de aparelho, buchas antivibratórias;
— vedação — tais como de molduras (ou guarnições) de portas e janelas de veículos, geladeiras e peças técnicas de vedação, como anéis, gaxetas, juntas, retentores e diafragmas.
Empresas participantes.
R: Fornecedores: Fragon, Mapribor, Cya Rubber, Natt Rubber, Proquimil, Auriquímica, Brasilminas, AD & PG, Basile, etc.
Clientes: Petrobras, ZF Sachs, Hitorin, Fachini, O Borrachão, Borpac, Gerdau, Knorr-Bremze, Faively, TMH, Samarco, W.Rady, etc.
Quais os custos (sem mencionar valores)
R: Matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, água, custos administrativos, higiene e limpeza, convenio medico, impostos, manutenções.
Para a busca do sucesso foi preciso buscar o valor de um produto diferenciado no mercado.
...