ATPS Processos Administrativos
Por: MARIA_NERES • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ETAPAS 1 E 2
PROFESSOR:
SANTO ANDRÉ
ABRIL 2015
SUMÁRIO
1-ETAPA 1- PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL......................................3
2-ETAPA 2- ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL........................................5
3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Passo 1
1 Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
- DISCIPLINA: seguir regras, normas, respeitando e mantendo sempre a ordem, lembrando sempre de questões políticas, éticas e morais de sua organização e de seu ambiente externo, lembrar sempre e ter foco em seus objetivos.
- FLEXIBILIDADE: sair de padrões organizacionais e facilmente introduzir novas técnicas, saber escolher qual a direção tomar.
- ESTRATEGISTA: para se organizar, planejar, ter visão, desfrutar de recursos que lhe são cabíveis.
- COMPORTAMENTAL: entender o próximo como a si mesmo, se colocar no lugar daquela pessoa.
2 O conceito de Empresa, de Gestor e Empresário?
- EMPRESA: organização voltada a questões socioeconômicas visando lucratividade a seu(s) empresário(s), também afeta fortemente o seu ambiente externo, seja positivamente ou negativamente. Agregam-se esforços humanos ou não com a finalidade de se produzir artefatos, produtos, serviços para consumidores esperando a satisfação dos mesmos.
- GESTOR: possui aptidão de gerir uma organização colocando em pratica todo o seu conhecimento explícito e tácito, podendo ser desde um líder até um CEO.
- EMPRESÁRIO: tem a iniciativa de criar o empreendimento/entidade e o colocá-loem atividade.
3 Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
Pela interatividade que possuem com o ambiente externo, as empresas seguem adaptando-se sempre com os fenômenos ocorridos mediante a alterações naturais ou não. As empresas mudam suas estruturas, seus serviços e produtos conforme a necessidade exigir para seguirem presentes. Alguns exemplos de variações no ambiente externo são: falta de recursos, extinção do produto ou serviço, tecnologia/inovações...
4 O que é missão, visão e valores organizacionais?
- MISSÃO: onde a organização almeja chegar, o que ela oferecerá ao seu público, a sociedade, os benefícios de seus serviços prestados, o retorno da satisfação de seus clientes e colaboradores. A missão nada mais é que as peculiaridades de uma organização é de onde se toma o direcionamento dos objetivos sejam eles sociais, financeiros, humanos.
- VISÃO: é ser crítico, peculiar em relação ao futuro, a rota a percorrer, é o planejamento a curto, médio e longo prazo.
- VALORES: a conduta, os princípios, a perspectiva para o futuro, a disciplina da organização como um todo.
RESENHA
Observamos até então as peculiaridades de uma entidade/organização e seus fundamentos básicos, os atributos e tópicos necessários para um gestor de destaque, o conceito de empresa, gestor e empresário e uma breve de suas atividades, a interatividade de uma organização com seu ambiente externo (sistema aberto) e algumas das variáveis que sofrem para sobreviver. Nos tópicos missão, visão e valores concluímos que esses atributos são a identidade de cada entidade/organização, onde se espera chegar, a trilha a percorrer, as questões sociais, as questões de conduta e ética, seus deveres.
ETAPA 2 – ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Passo 1
Um bom empreendedor é aquele que está à frente do seu tempo, que busca informação e inovação constantemente.
O empreendedor deve estar atento aos acontecimentos cotidianos e às influências e tendências do momento, pois em um mundo cada vez mais globalizado as mudanças ocorrem cada vez com mais frequência.
É importante para a sobrevivência das organizações estarem sempre em busca de informações acerca de seus produtos oferecidos, concorrência, público alvo, atualidades do mercado, bem como toda e qualquer informação que influencie direta ou indiretamente em seu negócio.
Essas atualizações e inovações só poderão ser traçadas e alcançadas com base nas informações levantadas e com base nas experiências adquiridas ao longo do tempo, pois ninguém conhece seu público melhor do que você mesmo.
É nesta hora que entra a intuição, o sexto sentido do empresário, aquele instinto inovador que pode ser a grande “sacada” para uma mudança radical em seu negócio. Essa avaliação só será concluída se observados os pequenos detalhes.
É importante saber o que o seu público alvo aprecia e o que não os agrada, estudar o seu cliente com o propósito de oferecer aquilo que é esperado e ao mesmo tempo saber como surpreendê-los.
Enfim, além de estar cercado de informações e atento às mudanças o empreendedor deve estar munido de uma boa dose de criatividade.
Passo 2
Público alvo
Por estar localizada no centro da cidade, que é um local bem movimentado, teremos todos os tipos de clientes, tanto feminino quanto masculino e de todas as faixas etárias.
Porém, a grande maioria que passa pelo centro costuma estar apressada para o trabalho, escola, faculdade, etc. E esse será nosso público alvo, os trabalhadores e estudantes que passam pela região à caminho de seus compromissos e ao mesmo tempo buscam uma opção rápida e saborosa para fazerem suas refeições.
...