ATPS - Processos Administrativos
Por: adriviesan • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.309 Palavras (10 Páginas) • 209 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Adriana Vieira Firmo – 3780747826
Ana Paula Machado Nascimento - 3739706344
Darci Barbosa – 4200073170
Edilaine Vitorino – 3729709728
Gleidson Batista – 3708606125
Jaqueline Pompulim Chagas - 4416767993
Silvério da Silva Nascimento - 3739706332
ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Etapa I
GUARULHOS
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Adriana Vieira Firmo – 3780747826
Ana Paula Machado Nascimento - 3739706344
Darci Barbosa – 4200073170
Edilaine Vitorino – 3729709728
Gleidson Batista – 3708606125
Jaqueline Pompulim Chagas - 4416767993
Silvério da Silva Nascimento - 3739706332
ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Etapa I
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada ao curso de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera Educacional, sob orientação do Professor Especialista Telmo Santos Marins.
GUARULHOS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
2. GESTÃO ESTRATÉGICA
2.1. ANÁLISE SWOT
3. CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos Processos Administrativos na gestão de uma organização, demonstrando as etapas a serem seguidas para se conquistar um planejamento eficaz, e que as decisões presentes sejam tomadas pensando no desenvolvimentoncia, no futuro da organização, ressaltando a necessidade de observar o ambiente interno e principalmente externo da organização, já que o mesmo influencia totalmente o direcionamento e o posicionamento que a empresa deve tomar, mudando por vezes o rumo de seu planejamento estratégico, lembrando sempre que um bom planejamento é o segredo para o sucesso de qualquer empreendimento.
Palavras-Chave: Planejamento – Organização; Direção; Controle.
INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos a geração da tecnologia, onde tudo se transforma com uma velocidade inacreditável. Alguns anos atrás, a mudança não era tão exigida como hoje. Para a transição de modelos de gestão, havia um processo mais longo, mas tranqüilo, isso porque a globalização não havia tomado conta do cenário empresarial.
Hoje, na era da informação, mudança é a palavra de ordem. Com a Revolução Digital, novas tecnologias, novos métodos surgem a cada instante, e é imprescindível que uma organização acompanhe essas mudanças de perto.
Daí surge a importância do Planejamento. É através dele que as organizações se antecipam às mudanças, deixando de ser surpreendidas com o novo. Isso não quer dizer que o planejamento não possa ser alterado com o decorrer do tempo, variando conforme circuntâncias internas e externas, mas ele deve ser feito pensando no futuro (longo prazo), porque no fundo, é com isso que o planejamento lida. A empresa que tem um planejamento bem elaborado consegue controlar o ambiente interno, que está sob seu controle e está mais bem preparada para variáveis externas como alterações econômicas, financeiras, mercadológicas ou ambientais. Lembrando que, por serem circunstâncias externas, a organização não tem domínio ou controle sobre elas, mas pode minimizar os riscos se estiver antecipando-se às mudanças, sempre que possível, através de seu planejamento.
Na verdade, toda empresa precisa se adequar às mudanças para sobreviver, e o crescimento é consequência de um bom planejamento.
Neste trabalho, pretende-se mostrar os aspectos do planejamento, para que se entenda com maior clareza a sua importância e necessidade dentro das organizaçãos modernas.
- A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
A palavra “estratégia” vem do grego “strategos” que significa “chefe do exército”. Durante séculos, os militares usaram esta palavra relacionada ao caminho que era dado à guerra visando a vitória militar. Com o tempo, esta palavra deixou de ser utilizada apenas pelos militares e passou a ter um senso comum. Deste sentido comum, a Administração emprestou, assim como tantos outros conceitos, esta palavra para utilizá-la como “o caminho que a organização irá seguir para atingir seus objetivos, indicando que uma vez escolhido, o retorno pode mostrar-se difícil”. Indo além, como a estratégia está ligada ao caminho, ou seja, ao futuro da organização, a palavra “estratégia” foi naturalmente agregada à palavra “planejamento”, que vem a ser, genericamente, um estudo que se fará do futuro. (Almeida, 1994: 14). “Estratégia é o padrão de respostas da organização ao seu ambiente através dos tempos” (Stoner,1992: p.143).
O ambiente que atua diretamente sobre a empresa é formado pelo ambiente interno, representado pelos stakeholders (grupos de interesses) internos (empregados, alta administração e os acionistas), quanto pelos stakeholders externos (clientes, concorrentes, governo, etc.). Complementarmente, o ambiente de ação indireta é composto pelas variáveis políticas, tecnológicas, sociais e econômicas. Deste modo, entender o ambiente é essencial para a empresa, pois “o planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas” (Ackoff,1974: p.28).
O Processo Administrativo baseia-se em quatro pilares ou fundamentos essenciais: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Delas, o Planejamento é a base para as demais funções, pois é o Planejamento que impede ou minimiza os erros, que são considerados intoleráveis na organização. O objetivo é ter sucesso, acerto em todas as decisões e para isso, deve-se ter um bom planejamento e adequá-lo às diversas situações e mudanças ocorridas no mercado.
Planejamento: Conforme palavras de Stoner, “Talvez seja melhor pensar no planejamento como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar. Ou talvez devêssemos pensar no planejamento como a raiz principal de uma magnífica árvore, da qual saem os ramos da organização” (Stoner, 1992: p.6).
...