ATPS Processos Administrativos
Por: davisonfe.df • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.984 Palavras (24 Páginas) • 234 Visualizações
Anhanguera Educacional de São Paulo
Campus Vila Mariana
Administração de Empresas – 3° Semestre
Processos Administrativos
Andréia Gomes de Sá | RA: 8641276322 |
Dávison Fellipe Adolfo da Silva | RA: 8412152231 |
Sheila Luciana de Barros | RA: 8403974766 |
Viviane Pimentel Franco | RA: 8062791307 |
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Professor Sinval
São Paulo
2015
Administração de Empresas
Andréa Gomes de Sá – RA: 8641276322
Dávison Fellipe Adolfo da Silva – RA: 8412152231
Sheila Luciana de Barros – RA: 8403974766
Viviane Pimentel Franco – RA: 8062791307
ATPS – Processos Administrativos
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Professor Sinval
3º Semestre – Turma Noite
São Paulo
2015
Introdução
Este artigo acadêmico tem como objetivo, o desenvolvimento dos alunos da disciplina de Processos Administrativos, através da aplicação dos conceitos aprendidos em situações que simulam o ambiente dentro das empresas e a vida profissional do Administrador.
Questões
Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
- Adaptabilidade: é proceder de maneira em que seja qual for a situação o líder com todos os tipos de formatos empresariais, sendo que por mais que uma empresa seja diferente de outra ele sempre estará em busca dos resultados.
- Resiliência: O executivo resiliente é aquele que sabe que a pressão faz parte do jogo e tem plena convicção de que assumir o cargo na condição de jogar e faz isto com excelência, tratando isto como parte de sua busca tornando-se sem importância diante do desafio de comandar uma empresa.
- Interação: é a capacidade de um gestor de ligar com as pessoas que ele comanda e ser seguido como exemplo, o que produz respeito e admiração sempre reconhecendo habilidades de seus colaboradores e o utilizando ao máximo.
- Polivalência: Significa trabalhar em várias frentes é ter uma visão ampla do negócio e da empresa e saber negociar em todos os seus setores, isto traz uma visão global de onde ele quer chegar e como.
- Ponderação: é procurar sempre as melhores alternativas uma vez que o futuro de muitos e de setores pertencem a ele, avaliando sempre o que pode ser bom para os resultados da empresa.
O bom gestor, gerencia a equipe pela afetividade a compreensão e a sabedoria das palavras; nunca usa palavras de desmotivação e jamais impõe sua presença como força maior, e sempre se coloca como parte da equipe e não cabeça da mesma. (Thiago Herinch).
O conceito de Gestor, empresa e empresário?
- Empresa: é uma unidade econômico-social que disponibiliza e participa do mercado econômico com bens e serviços fazendo uso de fatores produtivos como trabalho, terra e capital.
- Empresário: Pessoa que exerce atividade profissional organizada e direcionada a produção ou circulação de bens e serviços
- Gestão: No geral é ter controle sobre os processos da empresa, através do gerenciamento e da administração de uma determinada unidade, “um empresário de sucesso não é aquele que transforma sua família em uma empresa; é aquele que transforma sua empresa em uma família.” (Rafael Zago).
Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
- São sistemas abertos, pois todo o processo desses sistema sofrem várias influências tais como sociais, tecnologia, ética, de ordem legais e até legislação vigente e tributação, etc.
- O que faz com que novos processos apareçam a medida que antigos se tornem afetados por algum problema externo.
- As empresas no geral possuem sistemas abertos, se moldando as dificuldades do mercado, remodelando seus sistemas a medida que forem afetados por problemas externos como a adhocrácia que também é sinônimo de organização flexível.
- Em geral podemos concluir que os sistemas abertos interagem com o ambiente sendo adhocráticos e em contrapartida os sistemas fechados são considerados burocráticos e não interagem com o ambiente. “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar. “(Sam Walton).
O que é missão, visão e valores organizacionais?
Missão:
São objetivos da empresa a curto prazo onde avalia-se a razão de ser da empresa e os tipos de atividades que deverá se concentrar no futuro sempre analisando o ambiente, ou aonde se quer chegar, passando valores e crenças aos termos do negócio e sua área de atuação.
Com alguns questionamentos podemos analisar e sobrepor vários aspectos que podem servir de ajuda para o melhor direcionamento da visão e missão da empresa. Com isto a empresa passa a ter mais objeção para suas áreas e aplicações de seus recursos, sendo obtido através de um consenso em que a opinião e esforços aos alvos estabelecidos no horizonte da missão sejam bem sucedida.
A missão de uma empresa exerce função orientadora e delimitadora na empresa, sendo este, por longo período, exercendo compromisso com seus valores, crenças, expectativas, conceitos e recursos.
Uma vez que determinados negócios surgem, eles passam a ser denominado conforme forem considerados viáveis ou não, e assim passam ou não a propósito para a empresa, “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant).
Visão:
É feita a partir de longo prazo, onde eu(empresa) quero chegar, ou o que quer ser. É feita com uma abordagem ampla que enxergará a empresa a partir de sua essência dada a suas articulações e aspirações.
...