ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE AO ESTADO DEPRESSIVO NO IDOSO
Por: nicollas _rocha • 26/1/2019 • Relatório de pesquisa • 5.501 Palavras (23 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Niterói
2018
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
VERA LÚCIA RIBEIRO FALCÃO
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE AO ESTADO DEPRESSIVO NO IDOSO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.
BANCA EXAMINADORA
Prof.(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof.(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof.(a). Titulação Nome do Professor(a)
Cidade, diade mês de ano (Fonte Arial 12)
Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação.
Retire essa parte caso não for utilizar
Dedico este trabalho...
(OPCIONAL)(Fonte Arial 12)
AGRADECIMENTOS(OPCIONAL)
Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles quecontribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.(Fonte Arial 12)
Retire essa parte caso não for utilizar
FALCÃO, Vera Lúcia Ribeiro. Atuação do enfermeiro diante do estado depressivo no idoso. 2018. Número total de folhas: 28. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Centro Educacional Anhanguera Niterói, Niterói, 2018.
RESUMO
Trabalho de pesquisa realizado com finalidade de apresentar os fatores que levam o crescimento de depressão em idosos e a atuação do enfermeiro no tratamento e na propagação de um trabalho mais humanizado e consciente acerca da depressão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em artigos acadêmicos e revisões literárias. O objetivo deste trabalho consiste em compreender como o enfermeiro pode contribuir para minimizar o quadro depressivo do idoso. A ideia de identificar acerca dessa contribuição fora alcançada, uma vez que, propagou-se o entendimento sobre a importância do enfermeiro na exerção do trabalho para com a população idosa mostrando que este, quando realizado de forma humanitária, torna-se eficaz na minimização do estado depressivo na velhice.
Palavras-chave: Depressão; Enfermeiro; Família; Humanização; Idoso;
FALCÃO, Vera Lúcia Ribeiro. Atuação do enfermeiro diante do estado depressivo no idoso. 2018. Número total de folhas: 28. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Centro Educacional Anhanguera Niterói, Niterói, 2018.
ABSTRACT
Research work carried out with the purpose of presenting the factors that lead to the growth of depression in the elderly and the role of the nurse in the treatment and propagation of a more humanized and conscious work about depression. The methodology used was the bibliographical research, based on academic articles and literary reviews. The objective of this study is to understand how the nurse can contribute to minimize the depressive picture of the elderly. The idea of identifying about this contribution was reached, since the understanding about the importance of the nurse in the exercise of the work towards the elderly population was shown, showing that, when carried out in a humanitarian way, it becomes effective in the minimization of depressive state in old age.
Key-words: Depression; Family; Humanization; Nurse; Seniors;
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária
COFEN Conselho Federal de Enfermagem
EDG Escala de Depressão Geriátrica
ILPI Instituições de Longa Permanência para Idosos
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem
SUMÁRIO
1
. INTRODUÇÃO 13
2. A Depressão nos idosos 15
3. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE AO IDOSO DEPRESSIVO 19
4. A HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO DE IDOSOS DEPRESSIVOS 22
5. CONsiderações finais 25
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
Com o passar dos dias, meses e anos acumulamos conhecimentos, histórias e experiências, o tempo é inegociável, independe de circunstâncias, ele não para. Não se trata de uma escolha, apenas faz parte da biologia humana o indivíduo envelhecer. Quando chegado a esse momento existem diversos fatores que podem minimizar a saúde e bem estar físico e mental do indivíduo, a cerca desse cenário iremos compreender a atuação do enfermeiro diante ao estado depressivo do idoso.
Compreende-se que a população mundial está envelhecendo, o número de idosos vem crescendo cada vez mais e com isso essa população que necessita de cuidados e atenção à saúde cresce consideravelmente. A geriatria é a especialidade médica que estuda e trata doenças ligadas ao envelhecimento. A atuação do enfermeiro na geriatria é de suma importância e deve ser prestada da forma mais humanizada possível.
Observa-se que grande parte dos idosos no período de internação, depois de um determinado tempo dentro do ambiente hospitalar, tendem a desenvolver um quadro depressivo, são inúmeros os fatores adversos que podem levar o indivíduo idoso à esse quadro. Abandono por parte dos familiares, aceitação da doença e as novas condições para a reabilitação da saúde, a mudança de rotina e o crescimento do sentimento de dependência. A partir desse momento teve-se como objetivo compreender a seguinte questão: como o enfermeiro por meio do cuidado humanizado pode contribuir para minimizar o quadro depressivo no idoso?
...