Administração Integrada
Por: deboradilly • 14/11/2015 • Seminário • 2.122 Palavras (9 Páginas) • 418 Visualizações
Página 1 de 9
Administração Integrada
Critério de Processos
Introdução
Toda organização opera como um Sistema, ou seja conjuntos de processos inter-relacionados que são exercidos por pessoas e sua força de trabalho, afim de atingir determinados fins.
A figura mostra o inter-relacionamento de diversos processos da organização formando um sistema e mostra o posicionamento das partes interessadas:
Fornecedores;
clientes internos e externos;
Colaboradores;
acionistas e sociedade.
O critério Processos, no compromisso com a excelência utiliza os processos principais para gerenciar, controlar , analisar a melhoria desses processos e para assegurar o atendimento nas necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas. Todo processo deve agregar valor na percepção dos clientes, significa que a saída do processo tem mais valor que as suas entradas consideradas individualmente ou no conjunto, essa percepção é o que garante a sobrevivência no negocio. A gestão dos processos busca a excelência baseada em fundamentos, e esses fundamentos indica que a organização deve ser compreendida e gerenciada através de processos, processos esses que visam a melhoria do desempenho, agregação de valor as partes interessadas, e etc.
Tudo isso é realizado através de indicadores adequados que considera as informações disponíveis e os riscos identificados.
Para o gerenciamento dos principais negócios , dos processos de apoio , do relacionamento com fornecedores e dos aspectos financeiros devem apresentar características com alto nível de maturidade alcançado tais como: a adequação, a pro atividade, a disseminação, a continuidade, o refinamento e a integração com as estratégias e objetivos entre as áreas e as outras partes interessadas. Processos compõem de atividades inter-relacionadas, conceituando processos como um conjunto de MEIOS, que operados de forma organizada, atingem determinados FINS, ou efeitos planejados.
A estrutura 2 mostra a estrutura básica de um processo:
As pessoas operam os processos, e também participam no planejamento de atividades, na prevenção, e solução de problemas, na eliminação de desperdícios, e no aumento da produtividade.
Projeto dos processos principais e de apoio ao negócio
O projeto dos principais processos dos negócios e dos processos de apoio tem a finalidade de dotar processos para que gere produtos que atendam as necessidades dos clientes.
Os indicadores de desempenho são definidos para controlar o atendimento aos requisitos críticos de processo e produto. Os processos principais do negocio são os processos relacionados a produção dos produtos, dos bens ou serviços. Os processos de apoio são aqueles que dão suporte aos processos principais do negocio.
Considerados nos critérios Compromisso com a Excelência, tratam de métodos que utiliza para projetar controlar e aprimorar seus processos e produtos. Produtos são resultados de atividades ou processos. Produtos podem ser tangíveis - passiveis de serem manipulados, tocados, ou intangíveis - que não podem ser tocados ou manipulados. Denomina-se produtos internacionais , aqueles que são objetivos da organização, com os quais ela cumpre sua missão. Os não internacionais são aqueles decorrentes das atividades da organização e que não são parte de sua missão.
Conceito para produtos intencionais e não intencionais
Dentre os principais processos do negócio:
Processos de comercialização de produtos;
Processos de projeto dos produtos;
Processos de produção dos produtos;
Processos de expedição de entrega de produtos;
Processos de pós venda;
Outros Processos peculiares a cada organização.
Dentre os processos de apoio :
Processos de administração financeira e tributaria;
Processos de recrutamento, seleção e administração pessoal;
Processos de manutenção dos equipamentos e instalações;
Processos de aquisição de matéria primas , peças para manutenção e serviços de terceiros;
Processos de tratamentos das informações;
Os chamados "Serviços Gerais", relacionados a segurança patrimonial, limpeza, etc.;
Os processos de apoio podem se fazer necessários, em função da natureza do negocio da organização, seus produtos ou serviços e demandas de suas partes interessadas;
Não existem critérios rígidos para classificação de processos, em principais do negocio e de apoio. Cada organização classifica de uma forma;
"Os processos de apoio aparecem como atividades de grande importância, tendo em vista seu intimo relacionamento com a produção". - Waldir Lima, Caterpillar Brasil.
Requisitos aplicáveis aos processos principais e de apoio ao negócio
Requisitos é tradução das necessidades dos clientes e das demais partes interessadas, que podem ser expressas de maneira formal ou informal, onde a partir dessas necessidades são definidos os requisitos.
A organização deve estabelecer processos de projetos para os produtos e processos de negocio e de apoio, levando em consideração os requisitos do produto.
Para esse processo são sugeridas as seguintes etapas:
O planejamento do projeto: que inclui a definição dos responsáveis e níveis de autoridade;
A entrada do projeto: que tem como definição registros dos requisitos traduzidos das necessidades, dentre eles, o requisito de funcionamento e desempenho. Onde deve ser analisados criticamente, para assegurar que os requisitos sejam adequados;
A saída do projeto: que são produtos resultantes do processo de projeto e devem atender os seus aspectos, como definir os critérios para a aceitação do produto;
O monitoramento do projeto: é a verificação realizada ao longo das várias etapas, identificando problemas e propondo ações necessárias;
A verificação do projeto: é a avaliação final para assegurar que as saídas do projeto atendem os requisitos de entrada, com as necessidades dos clientes;
A validação do projeto: é uma atividade que garante que o resultado do projeto atenda os requisitos das necessidades dos usuários e demais partes interessadas;
A alteração do projeto: que ocorre durante a sua realização e mesmo após sua conclusão, que deve ser analisada, verificada e validada antes de sua implementação.
Controle dos processos principais e de apoio ao negócio
O controle dos processos tem por finalidade assegurar que os requisitos de processo e produto sejam atendidos e, consequentemente, sejam atendidas as necessidades e expectativas de clientes e de outras partes interessadas. O controle é realizado por meio dos indicadores de desempenho, cujos resultados são comparados com padrões (metas) previamente estabelecidos. O responsável pelos processos atua corretiva e preventivamente para sanar não-conformidades identificadas. Não-conformidade refere-se ao não atendimento a algum dos requisitos. O tratamento de uma não-conformidade leva à identificação e bloqueio das causas, de modo a assegurar que não haverá novas
As variáveis críticas do processo são os fatores que podem variar ou alterar durante a execução do processo, afetando os seus resultados. Por exemplo, num processo industrial, temperaturas, pressões, torques, velocidades podem se alterar durante o processo. Num processo de prestação de serviço, materiais ou serviços fornecidos por terceiros podem não ser entregues nos prazos combinados ou a liberação de uma determinada área pelo cliente pode atrasar. Aquelas variáveis do processo que afetam diretamente a qualidade do produto ou serviço final entregue ao cliente são consideradas variáveis críticas do processo e devem ser controladas por meio de indicadores de desempenho.
Em resumo, para cada processo principal do negócio ou para cada processo de apoio é necessário:
Especificar os requisitos do produto. Estes requisitos foram identificados a partir das necessidades dos clientes, e devidamente tratados na metodologia de projeto apresentada acima;
Estabelecer um indicador de desempenho para cada requisito do produto gerado no processo;
Identificar as variáveis críticas do processo;
Estabelecer um indicador para cada variável crítica do processo.
Para cada indicador de desempenho estabelecido, a organização deve observar os seguintes aspectos:
Forma de apresentação do indicador. A forma gráfica é recomendada, com no mínimo três resultados em três períodos consecutivos. Os períodos vão depender da frequência de análise do indicador: semanal, mensal, trimestral, etc.;
Função na organização responsável pela atualização do indicador;
Fonte de dados para o indicador;
Função na organização responsável pela análise do indicador ou pela reunião de análise, para avaliação do processo controlado pelo indicador;
Frequência de análise do indicador.
Tratamento de não-conformidades
O termo não-conformidade está relacionado a processos que geraram resultado insatisfatório, ou seja, estão fora dos padrões esperados ou não atendem a determinado requisito.
O tratamento adequado de uma não-conformidade deve ser realizado através da identificação e bloqueio/eliminação de suas causas. Para que o tratamento das não-conformidades seja feito de forma eficiente, deve-se avaliar duas etapas, onde a primeira visa eliminar o efeito indesejado e a segunda visa eliminar sua causa.
As figuras abaixo ilustra o ciclo de identificação e tratamento de não – conformidades:
Os sistemas de gestão contam com várias ferramentas que podem ser usadas para a gestão de não conformidades e melhorias de processos, pois através de sua gestão eficaz podemos criar estratégias que evitem sua reincidência, gerando vantagem competitiva para a organização e apontando caminhos para a melhoria contínua.
Uma das ferramentas mais utilizadas é o fluxograma de processos, pois através dele é possível descrever o processo existente e até mesmo projetar alterações ou um novo processo.
O fluxograma de processo é uma representação gráfica das etapas de um processo, permitindo um entendimento detalhado de como o processo realmente funciona.
O Diagrama de Causa e Efeito ou da Espinha de peixe, também é bastante utilizado o para tratamento de não-conformidades, pois mostra detalhadamente a relação entre os efeitos de um processo associado a sua qualidade e aos fatores que o geram. É uma ferramenta muito importante pois através dela é possível analisar criteriosamente as causas e efeitos das não-conformidades.
Tratar as não conformidades é fundamental, pois a empresa precisa estabelecer metas para garantir sua sobrevivência através de um plano estratégico que garanta a correção de suas causas e efeitos. As ferramentas da qualidade atuarão nas suas causas fundamentais, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e conduzindo sua análise.
Atuando fortemente e atentamente nas causas das não conformidades ela tendem a ocorrer cada vezes menos, e a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.
Análise e melhoria
Tem como objetivo estudar sua eficácia e identificar melhorias nos processos de negócio e de apoio da organização.
Visa a incorporação de novas características que promovam valores aos clientes e partes interessadas.
Buscam apoio em indicadores de desempenho já definidos e aplicados aos processos, mostrando o dia-a-dia da organização, onde permitem identificar oportunidades e com isso, estar em uma constante melhoria dos processos.
Para avaliar os resultados dos indicadores, deverá ser feito uma reunião formalizada na gestão e disseminação da melhoria continua da organização. Para que seja efetivo os resultados, a organização deverá comparar seus resultados com outras organizações que tenha o os processos similares. Essa pratica é conhecida como “Benchmarking”, que assegura a incorporação de melhores práticas.
Exemplo de práticas de gestão e padrões de trabalhos de aprendizado dos processos
Seleção de fornecedores
Fornecedor é qualquer pessoa Física ou Jurídica que forneça bens ou serviços à organização.
O fornecimento pode ocorrer de diversas maneiras, na compra de matéria prima e insumos ou serviço pós venda.
Gestão do Relacionamento.
Escolha adequada de fornecedores que suprem a organização com materiais e serviços críticos.
Materiais e Serviços críticos: são itens de fornecimento que podem influenciar a qualidade dos produtos e afetar a segurança de pessoas
A Seleção de um Fornecedor é feita por um processo de escolha com critérios definidos , que determina quais os requisitos deve ter ou cumprir para ser escolhido como possível fornecedor.
Avaliação de desempenho de fornecedores
Medir nível de desempenho dos fornecedores, nível de controle e padrões de fornecimento.
Para evitar erros, todo fornecimento, compra ou aquisição de material ou serviço deve ser confirmado com um pedido de compra que contenha as seguintes informações:
Nome e endereço do fornecedor;
Descrição detalhada e objetiva do material;
Preço negociado e contratado;
Prazo e local de entrega.
Avaliação é feita através de alguns indicadores, para que verifique se as necessidades da organização estão sendo atendidas:
Preço;
Entrega;
Qualidade;
Assistência.
Elaboração e gerenciamento do orçamento
Viabilizar o planejamento, controle e análise integrada das receitas, despesas e investimentos, proporcionando resultados financeiros a organização.
Orçamento é um calculo prévio da receita e das despesas de um período.
Para se ter a gestão-financeira , deve-se acompanhar o fluxo financeiro ao período considerado, onde temos o fluxo de caixa com as entradas e saídas e também os investimentos.
Algumas praticas para exercer a gestão adequada:
Elaborar os orçamentos em datas definidas;
Após o orçamento, elaborar o fluxo financeiro da organização;
Gerenciar e acompanhar o cumprimento do orçamento e do fluxo financeiro, através de reunião de análise de desempenho.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com