SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Artigos Científicos: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoelasouza • 26/4/2013 • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 1.202 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Aracaju
Novembro, 2009
Adriana da Costa Alemão Abreu
Eronildes Paz Santana
Genisson dos Santos Rocha
Greice Kelly dos Santos Oliveira
Isabela Souza de Góes
Jussara Querino dos Santos Silva
Patrícia Silva Santos Vieira
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Pesquisa apresentada ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, sob a orientação do prof. M. Sc. Paulo César Barbosa, como dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Práticas Investigativas.
Aracaju
Novembro, 2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 POLÍTICA DE GESTÃO 5
2.1 PERSPECTIVAS DA QUALIDADE 7
2.2 PERSPECTIVAS AMBIENTAIS 8
2.3 PERSPECTIVAS DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR 9
2.4 PERSPECTIVAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 10
3 ÉTICA NA GESTÃO 11
CONCLUSÃO........................................................................................................................... 13
4 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa é resultado da busca e integração por novos saberes, onde em uma abordagem ao sistema de gestão integrada procura-se entender a aplicação e a importância de conceitos universalmente conhecidos nos ambientes acadêmicos e empresarial, quais sejam: Políticas de Gestão, Ferramenta utilizada na Gestão, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional, as normas voluntárias que são de Responsabilidade Social, os Aspectos Econômicos e a Ética no Sistema de gestão. Os sistemas de gestão integrados possibilita a união de esforços em benefício da própria organização, com objetivos e funções a serem atingidos e efetuados, produzindo um ou mais resultados para desenvolver e implementar suas políticas gerenciando seus aspectos e impactos.
O sistema de gestão integrado está organizado nas categorias de política de gestão; planejamento; implementação e operação; avaliação de desempenho; melhoria; análise crítica; e também estão presente nas normas de sistemas de gestão podendo ser adotadas como eixo central para a integração das normas. Esse trabalho tem como foco principal analisar de que forma o Sistema de Gestão Integrada pode contribuir para a produtividade organizacional.
2 POLÍTICA DE GESTÃO
A globalização trouxe para as organizações novas perspectivas de ganhos, conquistas de novos mercados, novos clientes em potencial, entre outros benefícios. Entretanto esses aspectos positivos vieram acompanhados de novas condutas e ações que promovem a sobrevivência no mercado competitivo. A crescente exigência por parte dos clientes e da sociedade como um todo e as legislações mais coercitivas contribuíram para uma conscientização e sensibilização dos gestores das organizações sobre questões organizacionais tanto a nível operacional como estratégico. Outro fator que também contribuiu, foi a possibilidade de reverter um quadro negativo frente ao meio ambiente, afinal é um investimento que é posteriormente recuperado.
As políticas de gestão consistem em administrar o desenvolvimento de estratégias e instrumentos organizacionais, que envolvem aspectos estruturais, culturais, políticos, tecnológicos, gerenciais e ambientais.
Tendo em vista os obstáculos a uma maior eficiência das organizações, as políticas de gestão propõem os seguintes objetivos:
implementar estratégias;
proporcionar valores aos clientes e bater a concorrência, garantindo o nível de desempenho da empresa no mercado;
em conjunto com o controlo de gestão, determina o grau de sucesso da organização.
Levou-se em consideração a integração dos sistemas de gestão relacionados por meio de um planejamento inicial dos requisitos das três normas distintas, fundamentadas na verificação de convergências das respectivas exigências como a etapa P (Plan) do modelo PDCA, segundo Deming (1990). As demais etapas que complementam o Ciclo de Deming, quais sejam: etapa “D” (Do), etapa “C” (Check) e, finalmente, a etapa “A” (Act), correspondem, respectivamente, de forma sintética, à execução das ações planejadas no sistema integrado, à verificação dos resultados que devem ser monitorados, de acordo com as metas estabelecidas e à tomada de ações corretivas para os eventuais desvios.
O Ciclo PDCA é uma ferramenta bastante utilizada pelas organizações quando se deseja implantar uma política de gestão. Através desta ferramenta torna-se possível adotar medidas e corrigi-las posteriormente, quando necessário.(KAPLAN, NORTON, 1997,p.47.)
(fonte Google imagens)
O PDCA é uma ferramenta de extremo valor para a gestão de qualidade. Planejando, Desenvolvendo, Controlando e Agindo os gestores poderão identificar desvios e melhorar seus processos.
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. O capital humano é o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas, e para atingir tais objetivos as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. É as pessoas que fazem as coisas acontecer, que conduzem
...