Administração de Materiais e Logística
Por: mgs1 • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.173 Palavras (13 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Administração
Disciplina Administração de Materiais e Logística
Polo Ribeirão Preto
Sumario
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 4
1- Administração dos recursos materiais e Patrimoniais ---------------------------------------- 6
2- Estoques -------------------------------------------------------------------------------------------- 7
2.1- Controles de compras e estoque --------------------------------------------------------------- 8
3- Relatório das Empresas: -------------------------------------------------------------------------- 8
4- Gestão da cadeia de suprimentos --------------------------------------------------------------- 11
5- Diagnósticos --------------------------------------------------------------------------------------- 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------------- 14
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS -------------------------------------------------------------- 15
Introdução
Atualmente, discute-se muito a questão dos custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos e da gestão de estoques. Os gestores de operações das áreas de logística e suprimentos, através de conhecimento estruturado, fazem competências e da qualificação essenciais para reduzir desperdícios, de forma a garantir um investimento racionalizado de capital de giro.
Atualmente, a gestão de compras é tida em conta como um fator estratégico nos negócios das empresas, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade que compactua com todos os departamentos, tem como objetivo de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos.
Relativamente aos produtos ou serviços finais são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos. Tais gastos refletem entre 50 a 80% do total das receitas brutas. Como tal, evidenciam-se grandes impactos nos lucros quando são gerados pequenos ganhos devidos a uma melhoria na produtividade. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais importante à atualização da informação e o dinamismo por parte das pessoas que trabalham nesta área.
Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços. Comprar é uma responsabilidade de todos. Como saber a medida certa. Quanto comprar?
Na era da informação, o que gera maior disponibilidade de dados, entra em cena mais uma ferramenta da gestão de negócios: o geomarketing ou marketing geográfico, que permite a seleção e a análise de dados como suporte para planos estratégicos e de ação em diversas frentes escolha e seleção de fornecedores.
Tendo em consideração os dois critérios utilizados pelos departamentos de compras para a escolha de fornecedores, existe também a necessidade de se atentar à suas estruturas e aos seus aspectos técnicos de forma a que permitam o suporte necessário para a realização dos produtos propostos.
Outros aspectos a ter em conta na escolha, são os serviços pós-venda, relegando importâncias para o seu sistema de suporte, e a localização para evitar falta de matéria-prima ou produtos. Após a escolha, procede-se à seleção de fornecedores com base no enquadramento do produto.
A negociação em compras é um fator importante no que diz respeito, por exemplo, à negociação de preços entre profissionais de vendas e o negociador da empresa. No desenvolvimento de um processo de negociação é fundamental ter um domínio relativamente grande quanto ao que se negocia.
- Administração dos recursos materiais e Patrimoniais
Administrar recursos não é uma tarefa simples, exige conhecimento para estabelecer o gerenciamento sobre o recurso que é escasso, e isso pode prejudicar nas atividades desempenhadas pelos vários setores da empresa, assim como, dificultar o trabalho dos gerentes, engenheiros, administradores, enfim, de todas as pessoas ligadas diretamente ou indiretamente às atividades produtivas (MARTINS, 2009).
Administrar materiais é uma atividade realizada antes do surgimento das empresas, pois desde os primórdios da civilização essa atividade é realizada, foi aperfeiçoada e inseriu os aspectos da logística interna, estendendo-se para o ambiente das organizações, onde o principal objetivo é atender as necessidades e expectativas dos recursos necessários para a atividade empresarial. Existem cinco tipos de recursos: matérias, patrimoniais, de capital ou financeiro, humanos e tecnológicos (MARTINS, 2009).
A Administração de recursos de materiais engloba o sequenciamento das operações que são desenvolvidas na empresa, com a finalidade de rastrear todo o processo e identificar as necessidades de comprar, estocar e controlar inputs, desde a compra do produto, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, distribuição ao consumidor final. A administração de Materiais tem uma preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho (MARTINS, 2009).
Já a de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração de recursos de materiais tem inicio n identificação dos fornecedores, passando pela compra e recebimento do b, para depois lidar com a sua conservação, manutenção ou quando for o caso alienação (MARTINS, 2009).
A administração de materiais por objetivo:
- Preço baixo
- alto giro de estoque
- baixo custo de aquisição e posses
- continuidade de suprimentos
- consistência de qualidade
- pouca despesa com pessoal
- relações favoráveis com fornecedores
- aperfeiçoamento do pessoal
- bons registros.
Segundo Martins (2009), administrar o patrimônio significa gerir direitos e obrigações, ou de modo, os ativos e passivos da empresa. Na era da informação é preciso administrar melhor a empresa, por meio dos recursos tecnológicos, que auxiliam no tratamento dos dados, agilidade o tomado de decisão, é um recurso do qual a empresa utiliza para produzir produtos e serviços. Como por exemplo, ciclo de PDCA (de Edward Deming): P= planeje, D= adquira ou desenvolver, C= controle e A= aja (ações).
...