Administração de materiais e logística
Por: damasceno1982 • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.658 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA[pic 1]
POLO SENHOR DO BONFIM-BA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA[pic 2]
POLO SENHOR DO BONFIM-BA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
[pic 3]
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................................04
Administração de materiais.......................................................................................................05
Estocagem e conserva de materiais...........................................................................................06
Pesquisa em empresas( fluxo de pedidos, estocagem e classificação de materiais).................07
Gerenciamento da cadeia de suprimentos.................................................................................08
Conclusão..................................................................................................................................09
Referências bibliográficas.........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
A administração de mátrias não estar relacionada unicamente aos controles de estoque, mas toda atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. Ela abrange diversos campos de relações interdependentes nos segmentos de produção. No mudo globalizado e competitivo as organizações são constantemente pressionados a evoluírem em seus processos, principalmente no que se refere a custo de produção, sendo conduzida a baixarem os seus custos de produção para isso a utilização cada vez mais precisa e apurada de seus recursos se tornou prioridade dentro dos processos administrativos, buscando assim a eficiência a eficácia e a efetividade.
ETAPA 01
Sejam esses recursos humanos, financeiros ou materiais precisam ser geridos em prol da construção de empresas eficientes e economicamente sustentáveis. Para isso as empresas buscam e devem estar atentas sempre as oportunidades de melhorias e avanços e seus processos. Por tanto a administração de materiais abrange desde o planejamento para fabricação de um determinado produto ou execução de um serviço, envolvendo a aquisição de matérias prima, o transporte, armazenagem, conserva e utilização dos mesmos e logicamente a mão de obra utilizada para esse processo. Sempre com foco em preços baixos, altos giros de estoques, relações favoráveis com o fornecedor, baixos custos de aquisição e posses, aperfeiçoamento do pessoal e consistência da qualidade, a administração de materiais deve buscar sempre o aperfeiçoamento na qualidade a melhoria continua dos seus métodos e a informatização de suas ferramentas e seus processos.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A administração de materiais é um conjunto de atividades fundamentais para garantir o funcionamento eficiente e eficaz das organizações, ou seja, atender o cliente de acordo a sua necessidades ou desejo no momento preciso. O administrador deve estar literalmente sempre a frente da operação, deve prever organizar, coordenar e controlar. Por tanto cada etapa do processo de produção deve ser tratada especificamente buscando entender e conciliar a disponibilidade de matérias e mão de obrara com distribuição de produtos acabados.
Por tanto desde a etapa de planejamento e fundamental que se tenha claro o que se vai produzir, e que será seu público alvo. Assim se inicia a aquisição de aterias prima, que é, sem dúvida, uma das etapas responsável pelo preço final do produto, por isso fazer cotações e compras antecipadas, pesquisas de disponibilidade de produto podem garantir eficiência na compra e maior segurança para a viabilidade do processo.
Ao transporte desses materiais devem ser o mais eficiente possível para que não agregue custos elevados ao produto final, por isso deve ser sempre levado em consideração desde a negociação, buscando minimizar o esse custo, medidas como aproveitamento de fretes de retorno, compras antecipadas para que se tenha diversas opções de transportes são medidas positivas no processo logístico.
ETAPA 02
ESTOCAGEM GUARDA E CONSERVA DESSES MATERIAIS
A estocagem guarda e conserva desses materiais, também é um fator critico porem por feitas em locais menos adequados, porém com o passar do tempo se percebeu que esse estava sendo um fator antieconômico e que a preocupação, no entanto não era apenas de guardar Os materiais com maior cuidado possível, mas guardar o Maximo possível de materiais em um menor lugar seria medidas racionais para viabilização no processo, pois nesse momento estão sujeitos a extravios por danos físicos, por tempo de validade e até mesmo por desvios muitas vezes propositalmente, portanto os únicos custos nessa etapa devem ser o espaço físico e mão de obra para conferencia periódica. Tudo isso deve acontecer com utilização de técnicas para garantir eficiência, de forma consciente e eficaz assim dando segmento as demais etapas que a antecede, garantindo assim rentabilidade com o produto final e a satisfação do cliente.
O processo e o momento da compra é sem dúvidas outro fator fundamental para garantir a rentabilidade e sustentação do negócio, por isso, é necessário que se tenha conhecimento de que são seus fornecedores e a confiança que pode ser depositada neles. Conhecer o fluxo de saída e consumo desses materiais. Entender se existe variações no consumo em determinados períodos do ano, bem como se aumenta ou reduz a disponibilidade e o preço de matérias primas.
ETAPA 03
PESQUISA EM EMPRESAS( FLUXO DE PEDIDOS, ESTOCAGEM E CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS)
Empresa 1: Ponto Novo Fruticultura Ltda, atua no ramos de produção, distribuição e comércio de frutas.
- Os pedidos são recebidos através de emails, e assim se dar início ao processo de produção de acordo com a necessidade de cada cliente. Se determina a área a ser colhida, direcionar os recursos necessários, ferramentas, materiais e mão de obra, suficiente para a demanda.
- A compra de insumos e materiais são realizadas através do setor de almoxarifado e suprimentos, que acontece por telefone, email e/ou presencial de acordo a necessidade a disponibilidade do material.
- Os materiais são classificados em ferramentas, epi’s, insumos e fertilizantes, são armazenados em depósitos apropriados protegidos de sol e umidade. E distribuídos de acordo a necessidade da produção ou a recomendação técnica no caso dos fertilizantes.
vale salientar que essa cadeia se dar após a empresa estabelecida, porém anteriormente foi se necessário uma projeção, um estudo e planejamento de mercado.
Empresa 2: Metalúrgica São Paulo, atua no ramo de metalurgia, soldas e construção d equipamento de ferro, aço e inox.
- Os pedidos são recebidos pessoalmente pelos cientes, na sua unidade de produção.
- A compra dos materiais é realizada através do setor administrativo através de telefones, emails ou na sua própria sede com a visita do fornecedor.
- Os materiais são classificados em ferramentas, epi’s, ferros, ferramentas são armazenados em depósitos apropriados protegidos de sol e umidade. E são transformados em outros materiais de acordo os pedidos do cliente.
Empresa 3: Supermercado Econômico, atua no ramos de comercio de gêneros alimentícios bebidas, produtos de higiene .
- Os pedidos são feitos no momento da comprar pelos clientes e consumidores.
- A compra dos materiais é realizada através do setor administrativo através de telefones, emails ou na sua própria sede com a visita do fornecedor.
- Os materiais são classificados em ferramentas, genros alimentício, bebidas e produtos de higiene, são armazenados em ambientes apropriados protegidos de sol e umidade e refrigerados quando necessários.
No s três exemplo de empresas pode constatar a diversidades nos métodos e no fluxo de aquisição de materiais bem como na forma de compra e armazenagem dos mesmos. Porém um fator é comum para todos os casos, todos estão estruturados e focados em atender o cliente final e todos os esforços e energia gasta visa garantir a satisfação do cliente ou consumidor final.
...