Administração linguagem e argumentação
Por: FABIULAVIEIRA • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.418 Palavras (14 Páginas) • 474 Visualizações
[pic 1]
https://www.google.com.br/
ATIVIDADE 1
[pic 2] Caro aluno(a),
Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total das atividades das aulas 1 e 2 é 1,25 cada.
Envie as respostas no prazo determinado, isto é ATÉ DIA 15 de abril, por meio do PORTFÓLIO 1 - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.
NOME:
RGM:
POLO:
ATIVIDADES DA AULA 2 – Para agilizar a correção, após responder às questões da aula 2, passe as respostas para o quadro abaixo.
SOBRE ATIVIDADES DOS PORTFÓLIOS 1 E 3
VOCÊ RECEBERÁ APENAS A NOTA. OS RESPECTIVOS GABARITOS SERÃO POSTADOS NO ARQUIVO, DIA 16 DE ABRIL. APÓS ESSA DATA NÃO RECEBEREMOS MAIS ESSAS ATIVIDADES.
RESPOSTAS
1 E | 2 B | 3 C | 4 B | 5 C | 6 A |
7 E | 8 D | 9 D | 10 C |
AULA 1
ATIVIDADES DA AULA 1 (1.25).
Responda, a seguir, quais são os elementos de comunicação presentes nas charges abaixo:
a. a
[pic 3]
EMISSOR: O AUTOR DA CHARGE
RECEPTOR: LEITOR DA CHARGE
CANAL: CHARGE
MENSAGEM: TEXTO ESCRITO + IMAGEM
REFERENTE: STF
CÓDIGO: VERBAL E NÃO VERBAL( LINGUA PORTUGUESA E IMAGEM)
FUNÇÂO PREDOMINANTE DA LINGUAGEM: REFERENCIAL
AULA 2 (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25
01. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê aumento da taxa de desemprego no Brasil para 12,4% em 2017, quase 1 ponto percentual maior do que no ano passado. Isso representará incremento de 1 milhão e 200 mil pessoas desempregadas no país, como efeito da pior recessão dos últimos tempos. A estimativa da OIT é de que o Brasil terá 13,6 milhões de desempregados até o fim deste ano. Mas as cicatrizes da crise econômica vão se arrastar, elevando para 13,8 milhões o número de pessoas sem trabalho no país até 2018. (Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/4834848/brasil-tera-12-milhao-de-desempregados-mais-em-2017-preve-oit>. Acesso em: 11 fev. 2017).
A taxa de desemprego, também conhecida como taxa de desocupação, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), refere-se à proporção entre a População Desempregada e a População Economicamente Ativa. Os dados abaixo são referentes a algumas capitais brasileiras.
[pic 4]
(Disponível em: < https://datafobia.wordpress.com/2016/05/26/desemprego-no-brasil-uma-analise-no-tempo-e-no-espaco/>. Acesso em: 11 fev. 2017).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir.
I. As capitais da região Norte do país, representadas por Recife e Salvador, com as respectivas taxas de 10,04% e 12,11%, constituem a maior concentração de desempregados.
II. São Paulo, considerada a maior capital empregatícia do Sudeste brasileiro, com 8,87% de desocupação, indica estar em direção à média nacional.
III. Rio de janeiro (6,58%) e Porto Alegre (6,18%) representam a menor taxa de desocupação do país.
IV. O gráfico indica que as regiões Sul e Sudeste do país possuem taxas análogas de desemprego.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I, II
b) II, IV
c) I, II, IV
d) II, III
e) I, II, III CORRETA
02. No dia 2 de janeiro, o Brasil despertou com um pesadelo, o assassinato e a decapitação de mais de 56 presos no presídio Anísio Jobim, em Manaus, ligados ao PCC, por parte de membros de um grupo rival, a Família do Norte. Quatro dias depois, a vingança foi executada em Roraima. Desta vez, foram 33 os decapitados e esquartejados. Neste sábado, um novo alerta. Os detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, se rebelaram e o motim levou à morte de pelo menos mais 27 pessoas — outros nove presos foram transferidos para um pronto-socorro por conta de ferimentos graves. (Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/.html. Acesso em: 15 fev. 2017).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fácil acesso aos armamentos pelas fronteiras, as guerras entre facções pelo controle das rotas do tráfico de drogas, a disputa por pontos de venda de maconha, crack e cocaína nos principais centros urbanos e a simples intenção de demonstrar poder e obter mais recursos financeiros em regiões nas quais a Polícia simplesmente não está presente são algumas das causas dessas disputas
PORQUE
II. Muitos especialistas também apontam a falta de iniciativa de um Estado que olhou para outro lado em vez de focar nos problemas penitenciários. De fato, a origem desses três grupos criminosos, tanto o PCC como o Comando Vermelho e a Família do Norte, tem de ser procurada nos presídios de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, respectivamente. (Disponível em:
...