Administracao
Por: sam2121 • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
SUMARIO
Introdução________________________________________02
Arapuã___________________________________________03
Reestruturação da Empresa__________________________04
Política Salarial Proposta____________________________04
Campanha institucional______________________________05
Conclusão________________________________________06
Referencia________________________________________07
INTRODUÇÃO
O presente estudo objetiva analisar, estudar e diagnosticar os problemas que afetam os negócios da empresa, empreendimento comercial de vendas de eletrodoméstico.
A empresa houve grandes investimentos na modernização; porém sem bons resultados, levando à demissão de vários funcionários, permanecendo os mais antigos.
Com base nas informações obtidas, cumpre o compêndio a ideia de propor soluções que superem os problemas diagnosticados em suas diversas áreas, buscando levar o empreendimento a uma atividade com gestão profissional, mais próxima de mercado e comprometida com suas obrigações perante clientes, fornecedores e colaboradores.
O ato de planejar consiste em uma tarefa essencial para que uma empresa consiga superar seus percalços, chegar ao sucesso e se torne bem sucedida.
Várias pesquisas realizadas pelo SEBRAE anualmente revelam que a falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa para o insucesso, seguida de deficiência de gestão (gerenciamento de fluxo de caixa, vendas/comercialização, desenvolvimento de produtos etc.), políticas de apoio insuficientes, conjuntura econômica e fatores pessoais (problemas de saúde, criminalidade e sucessão). Finaliza acrescentando que não existem fórmulas mágicas para se precaver dessas armadilhas e aumentar a eficiência do negócio, sendo conselho dos empreendedores a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para que se adquira a experiência necessária, e a disciplina do planejamento periódico das ações que devam ser implementadas na empresa.
a arapuã apresenta um cenário multidisciplinar de discussão. Parte o estudo da análise de sua gestão financeira, passando pelos indicadores de produtividade, observando a eficiência e eficácia dos funcionários bem como a motivação do capital humano.
Arapuã
Já foi a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil, concorrente de Casas Bahia e Ponto Frio, mas quebrou em 1998. Na época, tinha 265 lojas e mais de 2 mil funcionários. Em 2003, a Justiça decretou a falência da Arapuã pela primeira vez e, depois de recursos e mais recursos, em março de 2009 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) finalmente se decidiu pela falência. (Jornal estadão, caderno arte&negocio)
Com a estratégia, os vendedores frequentemente fechavam grandes pedidos. Boa parte das vezes, no entanto, a rentabilidade da empresa era sacrificada. "Por causa do volume das compras, os varejistas nos pressionavam para aumentar os descontos. Para fechar negócio, cedíamos." (Depoimento de um gerente logo após a falência.)
Com isso, as margens de lucro da empresa foram ficando cada vez mais apertadas.
A arte de empreender é um caminho com dois sentidos válidos: o do progresso e o da falência. Escolher qual rumo tomar depende exclusivamente do planejamento e do conhecimento do empreendedor.
Valer-se de instintos e experiências familiares tem se mostrado cada vez mais ineficaz no processo de tomada de decisão. Mais que isso, tem se mostrado cada vez mais falho na sobrevivência das empresas.
Estudar os fatores envolventes da realidade externa e interna da empresa é uma proposta indispensável quando se pensa em mudar. Ideal seria acompanhar o desenvolvimento do negócio e, ao menor sinal de desvio, corrigir o percurso, assim como a ação do Capitão de um navio que corrige sua rota antes do encontro com os rochedos da costa inavegável.
Trouxemos a pauta o caso das lojas ARAPUA. Sua correção de trajetória carece de ação pontual e rápida, neste momento. O empreendimento perde dinheiro e, principalmente, desmotiva seus funcionários, os quais precisam de uma direção a seguir.
Nunca se pensou em esgotar o assunto. Até porque isso iria contra os próprios princípios de qualidade total e excelência em serviços. Ao se adotar o que aqui foi proposto, novas linhas de inovação irão se abrir e novas decisões, baseadas em recentes planejamentos, serão tomadas.
Sobreviver às adversidades, aproveitar os bons ventos e, principalmente, crescer, como empreendedor, como empresário ou como pessoa, isso reflete a necessidade de um planejamento constante que fará toda a diferença do negócio.
Reestruturação da Empresa:
Diretoria, criando a figura de um Diretor Geral para toda a empresa, o qual será contratado e nomeado pelo proprietário; a medida possibilitará a realocação de recursos, uma vez que é o maior salário da empresa;
Gerência, criando a figura de gerência agregada para áreas. Por exemplo: O Gerente Administrativo passa a ser também o Gerente Comercial.
Agregação dos setores Administrativos e Comercial da empresa; com a fusão da Gerência de ambos os setores, integra-se também os funcionários de tais áreas, os quais passam a exercer suas funções em conjunto; não se propõe a extinção de cargos aqui;
...