Análise do Meio Envolvente
Por: Walter Macumbe • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.143 Palavras (13 Páginas) • 9.258 Visualizações
Índice
CAPÍTULO I 3
1. Introdução 3
1.1. Justificativa 4
1.2. Objectivos 4
1.2.1. Objectivos gerais 4
1.2.2. Objectivos específicos 4
1.3. Metodologia 4
CAPÍTULO II: DESENVOLVIMENTO 5
2. Análise do meio envolvente 5
2.1. O Meio Envolvente Contextual 5
2.1.1. Macro Ambiente 6
2.1.2. Factor Económico 6
2.1.3. Factor Sócio-Cultural 6
2.1.4. Factor Político-Legal 7
2.1.5. Factor Tecnológico 7
2.1.2. Micro Ambiente 7
2.1.3. Oportunidades e Ameaças 10
2.2.Meio Envolvente Transaccional ou Interna 10
CAPÍTULO III 13
Conclusão 13
Referências bibliográficas 14
CAPÍTULO I
1. Introdução
No presente trabalho realizado no âmbito das Jornadas Científicas de caráter expositiva de pesquisa científica, cujo tema é ´´ Analise do meio envolvente empresarial ``. Iremos abordar modos pelos quais as organizações estão em permanente relação com o meio envolvente em que se inserem e a forma de gerir essa relação está na base do conceito de estratégia.
As organizações e o meio envolvente gerador de oportunidades e ameaças são dois pólos básicos dessa relação, que têm sido objecto de atenção, apresentando-se, por vezes, em forma de controvérsia sobre o grau e a intensidade com que o meio envolvente influencia ou determina as decisões estratégicas na organização e sobre a capacidade destas moldarem livremente o seu próprio caminho. Vê-se, muitas vezes, o meio envolvente como factor determinante das estratégias organizacionais, isto é, perante as características e sinais do meio envolvente, as organizações deverão ajustar os seus comportamentos de modo a garantir o seu sucesso e sobrevivência. Hoje em dia, perante um meio envolvente turbulento, incerto, complexo e competitivo, a formulação da estratégia deve basear-se cada vez mais numa crescente capacidade de dar respostas rápidas e flexíveis perante os desafios e mudanças que lhes são colocados e assim, conduzirem as suas empresas ao sucesso. As que se mostrarem incapazes de responder às exigências que externamente lhe são colocadas tornam-se não competitivas e tenderão a ser naturalmente excluídas.
Justificativa
Estamos numa fase de constantes transformações, em que o acesso à informação é essencial para que a adaptação das empresas ao meio envolvente seja bem-sucedida.
Para responder à crescente complexidade na avaliação do factores que podem afectar o desempenho das empresas tornou-se necessário desenvolver algo capaz de conjugar determinantes do meio envolvente empresarial
Objectivos
Segundo LIBANEO (1994. p.122), “o termo objectivo diz respeito a um fim que se pretende atingir, é uma descrição clara dos resultados que desejamos alcançar numa certa actividadeˮ. Afirma ainda que a definição clara dos objectivos é de estrema importância em varias áreas de actuação humana, e esse objectivo pode ser objectivo geral ou específico.
Objectivos gerais
Segundo LIBANEO (1994. p.122) objectivo geral “relaciona-se directamente ao problema. Ele esclarece e direcciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Suportando-se nesta ideia traçou-se seguinte objectivo geral:
- Analisar o impacto dos factores do meio envolvente para as empresas.
Objectivos específicos
- Identificar as características dos factores do meio envolvente empresarial;
- Demonstrar o relacionamento dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) com as oportunidades e ameaças (ambiente externo);
- Descrever a importância do ambiente interno na definição de estratégia.
Metodologia
De acordo com BELLO (2004:16) “ a metodologia é a explicação minuciosa detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa”. O trabalho teve como principal fonte de realização a pesquisa bibliográfica na qual usamos literaturas com informações da área em que se pretendia explanar, para os conceitos gerais usamos algumas informações retiradas na internet
CAPÍTULO II: DESENVOLVIMENTO
2. Análise do meio envolvente
Meio envolvente de uma empresa é o contexto em que ela existe e realiza a sua actividade e que, de algum modo, influencia a forma como se comporta e desenvolve.
A interação da empresa com o meio envolvente é permanente. A análise ao meio envolvente é fundamental para a definição da Estratégia empresarial. Podemos dividir esta análise em dois níveis:
- Meio Envolvente Contextual;
- Meio Envolvente Transacional.
2.1. O Meio Envolvente Contextual
A finalidade da análise do meio envolvente contextual é a de tentar perceber quais os factores do ambiente económico e social que em geral afectam a actividade da empresa, tanto no momento actual como no futuro.
De acordo com TEIXEIRA (2011), o meio envolvente contextual é comum a todas as organizações e pode ser dividido em dois grandes grupos: Um primeiro grupo o ambiente geral, (macro-ambiente) é composto por aquelas forças ou variáveis do ambiente que, exercem a sua função sobre a estratégia a seguir pelas empresas mais de uma forma difusa em relação a todas as empresas. São os factores: Económico; Sócio-cultural; Político-legal e Tecnológico. Existe depois outro grupo de factores que condicionam factores de cada empresa, em particular, designado habitualmente por ambiente competitivo (micro ambiente). Trata-se de um conjunto de factores relacionados com os clientes e fornecedores (que obviamente são destintos para cada empresa), quer os clientes e fornecedores actuais e as sua posições negociais, quer os clientes e fornecedores potenciais, a indústria, o tipo de concorrência existente, as facilidades ou dificuldades de entrada no negócio.
...