Analise de Mercado
Por: lucimeredasilva • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DO SUPERMERCADOS RICKLI LTDA
[pic 3]
Wenceslau Braz-PR
2014
ANÁLISE DO SUPERMERCADOS RICKLI LTDA
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário. – 1º e 2º Semestre.
Orientadores: Prof. Dra. Regina Malassise; Marcelo Caldeira Viegas; Wilson Sanches e Adriane Ap. Loper.
Wenceslau Braz-PR
2014[pic 4]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11
ANEXOS....................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este portfólio tem por finalidade aprofundar os conhecimentos nas matérias Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminários voltadas para o setor supermercadista, onde serão analisadas e discutidas desde a preferência do cliente, preços e organização até formas de pagamento e relação com a concorrência, com o intuito de entender melhor determinados métodos de administração, suas falhas e acertos, prejuízos e benefícios.
DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
SUPERMERCADOS RICKLI LTDA
Dentre os segmentos que compõem o setor varejista, o supermercadista tem maior destaque na economia nacional. No início dos anos 80 esse segmento comercializava 75% dos produtos no varejo e no final dos anos 90 aumentou sua participação para 86,1% do volume total de vendas do consumo diário, ressaltando a relevância desse segmento.
O Supermercado em estudo está dividido em diversos setores, sendo eles, setor de hortifrúti, açougue, padaria e mercearia em geral.
Todos os dias inúmeros clientes visitam o supermercado (seja para compras ou pesquisa de preço e qualidade), sendo os mesmos das mais variadas classes, mais comumente classes A, B e C da população, geralmente com filhos (família).
Podemos perceber que a freqüência com que esses clientes vão ao supermercado é bem parecida, variando entre duas a três vezes na semana, gastando em média 40 a 50 minutos, para as compras mensais, 10 a 15 minutos, para compras de até dez itens, desembolsando de R$ 100,00 a R$ 150,00, que são pagos em cartões de crédito, dinheiro, promissórias (para os clientes conhecidos e mais antigos), ou cheques.
O que fica claro nessas visitas, é a preferência que eles acabam adquirindo por determinadas marcas, como por exemplo, achocolatado Nescau, maionese Hellmans, sabão em pó Omo Multiação, entre outras, que acabam fazendo parte do dia a dia dos clientes. Quando não se encontra a marca predileta, geralmente o cliente vai procurar na concorrência e acaba deixando de lado o vínculo com o “Supermercado de Confiança”, todavia há sempre aquele consumidor que prefere o melhor preço, ao invés da marca e acaba optando por produtos em promoção ou uma marca não tão conhecida, mas que tenha menor preço. É nesse ponto, que a inflação acaba influindo (e muito), no dia a dia desse segmento varejista, pois o menor preço, sempre é mais atraente aos olhos do consumidor, uma vez que preços elevados podem levá-los para concorrência ou a um volume diminuto de compras.
No que diz respeito à precificação, o Supermercado Rickli leva em consideração todas as despesas fixas e variáveis, principalmente o custo e trabalho envolvido na mercadoria, procurando sempre comprar pelo menor valor, para oferecer ao cliente o melhor preço.
Para conseguir revender a mercadoria por um bom preço, é necessário pesquisa. Quando a mercadoria é de boa qualidade e tem um razoável valor de custo, obtém a preferência de compra, sendo comumente negociadas através de boletos bancários. Faz a venda, aquele que tem maior desconto no pagamento a vista ou maior prazo para pagamento parcelado.
Gerando a imagem de Supermercado onde tudo é “barato,” fica mais fácil chamar a clientela e se manter ativo diante da concorrência, que está sempre competitiva com promoções diferenciadas e prazos cada vez mais confortáveis para a realização de pagamentos.
SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS
Os tipos de variáveis que serão estudadas nessa pesquisa são: frequência, qualidade e preço.
O método que será utilizado para coleta de informações para as análises, é o método de abordagem. A técnica de amostragem que será usada é a técnica representativa, por não fazer uso da forma aleatória de seleção.
Os tipos mais comuns de amostragem probabilística que se refere, a procedimento, utilizam forma de seleção aleatória. O método de análise estatística mais adequada para essa pesquisa é o método quantitativo.
No período de um mês, foram entrevistados cem clientes do supermercado em estudo. As variáveis dessa pesquisa se referem à frequência, quantidade e preço.
- Freqüência: De todas as pessoas entrevistadas, constatou-se que 27% frequentam o estabelecimento todos os dias, 28% semanalmente e 45% mensalmente.
- Preço: Nesta mesma pesquisa com relação a preços, podemos constatar que 50% pesquisam preço antes de comprar, 30% compram no primeiro lugar em que vão, na intenção de poupar tempo e 20% associam qualidade a preço. Exemplo: sabão em pó Omo, maionese Helmans, margarina Qually.
- Quantidade: Dos mesmos entrevistados, em relação à quantidade comprada, 45% compram em grande quantidade, 28% em menor quantidade (semanalmente) e 27% menos de dez itens, uma vez que vão todos os dias ao supermercado.
DADAS ÀS INFORMAÇÕES, TEMOS:
...