Analise de mercado de uma clínica Odontológica
Por: Ana Laura Araújo • 20/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.830 Palavras (12 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1]
CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
ODONTOLOGIA
TRABALHO DE PLANEJAMENTO DE UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
DISCIPLINA:
ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
PROFESSORA:
STELA HOTT CORRÊA
ALUNAS:
ANA LAURA MARQUES DE ARAÚJO
DAIANDARA RAMOS REIS
LORENA TIRZA DE ASSIS MAGALHÃES
GOVERNADOR VALADARES
10 DE OUTUBRO DE 2016
Introdução
Com o aumento da concorrência do mercado odontológico, torna-se fundamental realizar o planejamento estratégico de um Consultório Odontológico, aumentando a possibilidade de se obter sucesso futuramente. Tal sucesso está relacionado a dois fatores primordiais: a competência técnica nos procedimentos desenvolvidos e a capacidade de aplicar uma gestão eficiente. Fazendo uma análise de mercado é possível levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores, entre outros, que ajudam a encontrar caminhos para começar bem um negócio e crescer no decorrer do tempo. Ajuda também a otimizar esforços, colocar energia nas ações que realmente podem fazer diferença. É importante que a análise de mercado seja refeita periodicamente, mesmo quando o negócio estiver indo bem. Assim, é possível visualizar novas oportunidades e encontrar sinais que ajudem alterar o caminho, se for preciso.
Objetivo
O objetivo do trabalho foi realizar uma análise de mercado e do ambiente competitivo da odontologia na cidade de Governador Valadares e, a partir dessas análises, estruturar uma estratégia genérica e competitiva para um novo consultório odontológico voltado para crianças de 0 a 12 anos de idade, no bairro Ilha dos Araújos em Governador Valadares - MG.
Entre os principais objetivos, está a identificação dos principais fatores críticos de sucesso em um consultório odontológico, buscando aumentar o resultado financeiro, estabelecer um diferencial entre os consultórios já existentes, observar o comportamento do consumidor para amenizar a competitividade, estratégias de comunicação e divulgação e etc.
Materiais e Métodos
O trabalho foi realizado por meio da análise do ambiente externo e interno no ambiente da odontologia, através de dados do censo do IBGE e observação da população de Governador Valadares, analisando características da cidade e do bairro onde a estratégia será estruturada.
Realizou-se uma entrevista com uma Cirurgiã Dentista da cidade com perguntas relacionadas à organização do serviço odontológico, investimentos e gastos com insumos, material de consumo, aluguel, salários benefícios e etc, que serviu como base para a análise do ambiente externo.
Análise do Ambiente externo
A área da unidade territorial de Governador Valadares em 2015 foi de 2.342,325 km² e a densidade demográfica no ano de 2010 foi 112,58 hab/km². A taxa de urbanização no ano 2010 foi de 96,1%, ou seja, 96,1% da população vivem em núcleos urbanos. A razão entre o número de residentes do sexo masculino e do sexo feminino é de 90,5%, demonstrando a predominância de mulheres na população em 2010. A população estimada para 2016 é de 279.665 habitantes.
No ano de 2010 o total de pessoas que frequentavam creches foi de 2.762 e de pessoas que frequentavam pré-escolar um total 6.577 e as que frequentavam regularmente o ensino fundamental foram 36.116 pessoas. Outro dado importante é que o total de pessoas que frequentam escola ou creche de 0 a 5 anos em 2010 em Governador Valadares foi de 8.777 crianças, e a população residente de 0 a 6 anos era de 25.936 pessoas. Conforme o censo de 2010 a população da Ilha dos Araújos é de 7.659 habitantes, sendo a população masculina é de 3.573 habitantes e a feminina 4.086 habitantes. A população de 0 a 14 anos é de 1.294 pessoas, ou seja, 16,9% da população.
Foi observado que a maioria da população de Governador Valadares é de classe média e classe média alta. Sendo assim, possuem alto poder de compra e padrões aquisitivos e culturais que possibilitam maior acesso à informação e a serviços de saúde, principalmente relacionados a prevenção e que por exemplo reconhecem a necessidade de visitas regulares ao dentista.
O bairro em questão é propício a alagamentos em determinadas épocas do ano, por conta de enchentes, porém como medida preventiva quanto a isso, os equipos e restante de materiais de alto valor econômico, seriam colocados num segundo piso do consultório a fim de evitar grandes perdas materiais.
A demanda e procura por serviços provavelmente não seria problema, já que o público de lá é, em grande parte, portador de alto padrão socioeconômico, de faixa etária variada, e com nível escolar médio a alto, indicando maior grau de instrução social.
A indústria odontológica no bairro escolhido é atrativa no sentido de que, naquela localidade não se encontram outros consultórios que ofertam esse mesmo tipo de serviço, além do fato de que a condição socioeconômica da região permite que os cidadãos tenham acesso ao serviço ofertado voltado para este segmento populacional. A facilidade de acesso ao consultório, somando-se a qualidade dos serviços ofertados, atrairia aquele tipo de consumidor. Apesar disso, há a possibilidade de chegada de novos odontólogos no mercado competidor, oferecendo certo nível de perigo. Porém, quando se possui uma especialização, o número de profissionais da mesma área acaba sendo reduzido, diminuindo assim a competição pelo mesmo público.
A competição nessa profissão sempre haverá, pois o cirurgião-dentista pode se instalar onde for conveniente a ele, avaliando diferentes fatores que lhe conferem vantagens. Desta forma é possível o estabelecimento de medidas competitivas que podem intimidar um novo entrante a não se instalar naquele local, como a criação de descontos e promoções, de forma a atrair novos pacientes e manter os antigos.
Dentre as ameaças que podem afetar o negócio estão à concorrência dos planos Odontológicos baseado no crescimento do número de planos de saúde no Brasil que possibilitam a captação do público alvo para clínicas ou dentistas conveniados; a concorrência devido ao aumento do número de dentistas; a redução dos valores cobrados devido à redução dos rendimentos dos dentistas promovendo competição desleal; concorrência do profissional de odontopediatria (com a tendência das crianças de classe média não terem cáries é possível que muitas pessoas passem longos anos sem procurar os dentistas por razões de cárie e/ou suas sequelas, direcionando este profissional a tentar manter este cliente mesmo após a adolescência).
...