Analise do Mercado de Gestão
Por: neuhausmatheus • 18/8/2021 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Tarefa 4 – Análise do Mercado de Cervejas
Gestão Empresarial
Prof. Janaína Maria Bueno
Matheus da Costa Neuhaus – 11421EEL022
- de agosto de 2021
Formado prioritariamente por 3 grandes empresas - algo muito parecido com um oligopólio – assim se constitui o atual mercado de cervejas no Brasil: Petrópolis, Ambev e Heineken. A concorrência entre as empresas está tão alta que ultrapassa até mesmo a atual demanda do setor, que cresce a medida que questões macroeconômicas como a renda média do brasileiro e até mesmo o PIB do Brasil aumentam.
O marketshare do negócio de cervejas está cada vez mais acirrado e ainda mais dinâmico com o Grupo Petrópolis e Heineken registrando possíveis crescimentos na faixa de 30% até em 2022. Isto força a redução da incrível parcela de 60% do mercado, dominado pela Ambev, e que enfrenta uma grande pressão de seus concorrentes.
Atendendo as mudanças nas preferências relativas às características de seus produtos, a Ambev, foi forçada a inovar neste mercado. Novos produtos foram lançados para rebater a ameaça causada pelos concorrentes, e a resposta foi o lançamento da Brahma Duplo Malte. A grande influência do ambiente externo, que é incontrolável, demanda ações cada vez mais estratégicas da empresa. Este conjunto de forças competitivas possuem enorme impacto na rentabilidade da empresa.
Por outro lado, uma estratégia adotada por muitos, é causar a agitação no mercado, o que pode ser explicado pelo volume de investimento que ultrapassa até mesmo a atual demanda do setor. A sede por participação e pelo domínio, geram este ambiente extremamente agressivo e hostil que permeia o dia a dia destas gigantes.
...