Analise do filme “Vida de Inseto” sobre o olhar da organização empresarial
Por: Flavia Tatyanna • 22/8/2019 • Resenha • 498 Palavras (2 Páginas) • 1.285 Visualizações
[pic 1]
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL
Analise do filme “Vida de Inseto” sobre o olhar da organização empresarial.
Flavia Tatyanna Soares de Oliveira
Matricula: 13119090 – Assembleia – Noite
Rio, 15 de março de 2016.
VIDA DE INSETO
Sinopse
O filme se passa em torno de um colônia de formigas que coleta comida durante a primavera e o verão para estocar para o inverno, tendo ainda que dar uma parte para os gafanhotos. Flik, uma formiga atrapalhada, derruba todo o suprimento que eles haviam juntado. Quando os gafanhotos vêm buscar a comida, ficam enfurecidos e ameaçam matar as formigas se elas não juntarem mais mantimentos. Flik sai em uma aventura à procura de heróis que ajudem sua colônia e encontra um grupo de insetos circenses que, graças a um mal entendido, aceita dar uma força para as formigas. E a aventura fica cada vez mais divertida.
FICHA TÉCNICA
Gênero: Animação
Direção: Andrew Stanton, John Lasseter
Roteiro: Andrew Stanton, Bob Shaw, Donald McEnery
Elenco: David Foley, Hayden Panettiere, Julia Louis-Dreyfuss, Kevin Spacey, Phyllis Diller
Produção: Darla K. Anderson, Kevin Reher
Fotografia: Sharon Calahan
Trilha Sonora: Randy Newman
Duração: 96 min.
Ano: 1999
Vida de Inseto
O filme conta a história de um formigueiro, oprimido por gafanhotos. Não é exclusivamente uma animação infantil, mas principalmente, uma representação ao desempenho corporativo de muitos grupos e organizações de trabalho. Esse é o cenário perfeito para crítica ao trabalho mecânico e autoritário e também simultaneamente, nos revela como a organização e o trabalho em equipe é primordial para a sobrevivência em grupo.
As formigas têm um comportamento padronizado, trabalham com muita eficiência e fazem sempre o que lhe é determinado pelos seus superiores. Uma das primeiras cenas do filme é a interrupção da linha de produção por uma folha caída no meio do caminho, é evidente que a repetição daquela tarefa e a percepção rígida dos papeis desempenhados não o deixa desenvolver uma resolução de imprevistos nas suas tarefas. A serenidade para contornar a folha e continuar a tarefa partiu de um supervisor, demonstrando que o grupo envolvido possui uma total falha de autogestão.
Ainda sobre a falha na fila, a princesa Atta futura sucessora da rainha demonstrou preocupação com o gargalo produtivo, constando o estilo da Administração Clássica, onde o foco é a produção.
Assumindo todo o contexto do filme como uma grande corporação empresarial, Hopper o chefe dos gafanhotos, teria o papel de principal sócio da empresa, contendo tamanho poder, não da importância a motivação das formigas operárias. Ele só vai à empresa uma vez ao ano aspirando manter controle e assegurar que a oferenda anual esteja pronta dentro do prazo, evidenciando uma centralização do poder.
...