Anuário da Produção Científica dos Cursos de Pós-Graduação/COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES NO SÉCULO XXI
Por: RonaldoAlves1982 • 2/5/2019 • Monografia • 4.488 Palavras (18 Páginas) • 222 Visualizações
Anuário da Produção [pic 1][pic 2]
Científica dos Cursos
de Pós-Graduação
Vol.1, Nº 1, Ano 2014
Ronaldo Monteiro de Oliveira Alves
Faculdade Anhanguera de Guarulhos
roni.alvesmonteiro@bol.com.br
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Melo
Faculdade Anhanguera de Guarulhos
ana.omelo@anhanguera.com
[pic 3]
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES NO SÉCULO XXI
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo proporcionar na esfera do mercado de trabalho, uma interpretação clara e constante no que tange as competências, habilidades e atitudes. As organizações com o passar dos anos tem exigido muito mais de seus colaboradores para poderem estar inseridos no ambiente interno. O avanço constante da tecnologia acabaram encurralando o profissional que se iniciou sua carreira no século 21 e com isso iniciou se uma corrida contra o tempo, pois os profissionais sabem que para conquistarem uma vaga neste mercado tão competitivo eles devem se aproximarem do perfil esperado pelas organizações, muitos estudos foram realizados por vários estudiosos para definirem as competências e no âmbito organizacional podemos enxergar que organizações vão muito além, exigindo do profissional competências, habilidades e atitudes com muito mais afinco, muitos sequer ainda não conseguiram conquistar o seu espaço, por muitos motivos, mas cabe lembrar que a zona de conforto é o principal obstáculo que impede que as pessoas busquem o conhecimento, este travamento deve ser tratado e superado para que o futuros profissionais deste século possam almejar grandes carreiras e não só isso, mas também cumprirem o seu papel com sociedade como um todo.
Palavras-Chave: Competências; habilidades; profissionais; organizações; humanas
ABSTRACT
This article aims to provide the sphere of the labor market, a clear and consistent interpretation of the competencies, skills and attitudes. Organizations over the years has required much more of its employees in order to be inserted in the internal environment. The constant advancement of technology eventually cornering the professional who began his career in the 21st century and with it began a race against time, because professionals know that to win a spot in this very competitive market they should approach the expected profile by organizations many studies have been conducted by various scholars to define the competencies and organizational context we can see that organizations go far beyond requiring professional skills, abilities and attitudes much harder, even many have yet to conquer your space, for many reasons but we should remember that the comfort zone is the main obstacle that prevents people seek knowledge, this lock must be treated and overcome for the future professionals of this century may crave great careers and not only that, but also fulfill their role in society as a whole.
Keywords: Skills; skills; Professional; organizations; human
- INTRODUÇÃO
Nos últimos anos e com o passar de décadas e o despertar da multinacionalização iniciou-se um período de constante crescimento das industrias, mercantil e principalmente tecnológico.
De acordo com CECCON (2011) "um diferencial complexo desta eclosão é encontrar mão-de-obra qualificada dos diversos setores, para compor a diligência de trabalho prevalecente". Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2011) revela que 69% das 1.616 empresas consultadas enfrentam dificuldades com a falta de trabalhadores qualificados. Com a análise, a ausência dessa mão de obra afeta diversos segmentos e classes profissionais das organizações e principalmente o setor produtivo. A insuficiência de mão de obra qualificada atinge fortemente a concorrência da indústria nacional, prejudicando a produção e o padrão dos produtos. Muitos elementos deixam claro o obstáculo das organizações em encontrar profissionais aptos para atender sua demanda de mercado, causando uma inexistência da mão de obra. O profissional em trânsito de ascensão profissional, ao acolher uma promoção na organização ou até mesmo uma nova chance no mercado de trabalho, defronta-se com uma realidade inusitada das suas funções anteriores. As atividades exigem constantes tomadas de decisões, e tais decisões impactam diretamente no resultado de seu trabalho e de sua equipe, para isso as Competências, Habilidades e Atitudes têm como alvo diretamente os resultados esperados pela empresa.
A análise exposta, a conduzir do tema colocado, tem como alicerce construir
os seguintes objetivos:
O Objetivo Geral deste trabalho procura explorar as competências, habilidades e atitudes (CHA) indispensáveis àqueles que enfrentam ou irão desafiar o mercado de trabalho no Brasil e para atender as exigências das organizações do século XXI.
- Apresentar um referencial teórico sobre o tema;
- Expor um diagnóstico sobre as competências, habilidades e atitudes (CHA) vitais para os novos desafiantes do mercado de trabalho;
- Apontar mecanismos que assistam na tomada de decisão
- Caracterizar o perfil de novos colaboradores.
Com a finalidade de prover os objetivos referidos neste estudo, e com base na fundamentação teórica, apresenta-se à metodologia aplicada na elaboração do presente artigo. Vergara (2003), "descreve que a pesquisa bibliográfica é aquela formada em sua generalidade de bibliográfias e artigos citados e já elaborados por outros autores".
O Tema Competências, habilidades e atitudes surgem no momento em que todos sofremos com a falta de mão de obra qualificada, do capital humano e intelectual, este trabalho ilustra as dificuldades do profissional para se colocar no mercado de trabalho e das empresas para conseguir o colaborador desejado e invade a zona de conforto de ambos e expõe o quanto ambos devem estar preparados para enfrentar os conflitos profissionais.
- DESENVOLVIMENTO
- Competências
A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO, 2004, p.6)
...