Apresentação Da Empresa
Por: 19112024 • 19/11/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 9 Visualizações
Manaus, Amazonas Maio/2013.
RELATÓRIO
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
DROGARIA SHEKINÁ
1.1 DADOS DA EMPRESA
RAZÃO SOCIAL: P R de Oliveira Comercial
CNPJ: 01.475.161.0001 - 30
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Uma empresa especializada em produtos e serviços para a saúde. A Drogaria Shekiná atua no segmento de convênios a mais de 09 anos, com lojas estabelecidas em pontos estratégicos para melhor atendimento das necessidades com medicamento e conveniência em geral.
2.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
Medicamentos éticos, genéricos, similares, bazar, conveniência e perfumaria em geral. Atendimento diário; entrega em domicilio, aplicação de injeções e outros.
3. DATA DA VISITA E NOME DO RESPONSAVÉL
25 de Maio de 2013.
Responsável técnica: Cláudia Regina Machado da Silva.
4. OBJETIVOS DA VISITA
A visita teve como objetivo, entender as áreas de uma empresa, à relação empresa e colaborador, e a importância da gestão de recursos humanos dentro de uma organização de sucesso.
5. DESCRIÇÃO FÍSICA DO LOCAL VISITADO
A primeira área visita foi na matriz da Drogaria Shekiná. Situada na Rua Coronel Ferreira de Araújo, n° 452, - Petrópolis. Recepcionadas pela gerente comercial Cláudia Regina, no ambiente principal de recepção e integração, locais onde acontece o contato entre o cliente / e os colaboradores. Local limpo e arejado, com informações de acordo com as portarias de fáceis visualizações da ANVISA e do Alvará de estabelecimento e avisos de esclarecimento de uso de medicamentos e receitas.
6. OBSERVAÇÕES DE CADA SETOR VISITADO
* Setor Principal
Salão: temos o setor de conveniências, os caixas eletrônicos disponibilizados ao público, o balcão de medicamentos e o caixa. Há também uma sala especifica para aplicações de injeções.
* Salas Internas
Estoque: Onde ficam alguns medicamentos armazenados em local limpo e com ventilação.
Refeitório: Sala onde os colaboradores realizam suas refeições. Local simples, sem nenhum tipo de informação, ou quadro de avisos, ou até mesmo sem mensagens motivacionais.
Administração: Base central das drogarias Shekiná, financeiro, contas a pagar e a receber, e organização dos associados da drogaria (convênios).
*Serviços de Contabilidade e Recursos Humanos são terceirizados.
* Externo
Amplo Estacionamento
7. AVALIAÇÃO/ANÁLISE DA VISITA TECNICA
A visita-técnica foi importante para interligar os conhecimentos teóricos obtidos na área de Recursos Humanos.
Podemos avaliar como sendo uma drogaria bem organizada, com excelente atendimento, e de fidelização de clientes, priorizando sempre a sua satisfação e bem estar de sua clientela.
Com padrões de um bom atendimento através dos profissionais que estão em contato com os clientes. A farmácia é organizada conforme a separação dos medicamentos e outros produtos de acordo com o laboratório, a ordem alfabética do medicamento e o grupo ou seção em que ele se enquadra, obedecendo à forma de apresentação e o uso do medicamento facilitando o acesso ao farmacêutico. Ocorrendo as orientações de como o cliente deve utilizar o medicamento, informando qual a dose a ser administrada, em que horário etc;
Um dos problemas encontrados é a tendência de que a organização se limita à estratégia de vendas, de marketing, considerando-se atentos ao mercado e descuidando da parte propulsora do sucesso, que são as pessoas na organização, ou seja, os clientes internos.
Não havendo ligação direta da organização e seus colaboradores, não ocorrendo à valorização de seu funcionário, com, por exemplo: ações motivacionais, palestras, premiações, e outros.
A política de gestão de pessoas na empresa pode ser avaliada como peça chave para o sucesso das relações com os indivíduos. Ela compõe, portanto, um elemento formal importante, uma vez que pode afetar as expectativas e percepções dos indivíduos sobre as suas relações com a organização, influenciando sua motivação e atitudes com relação aos projetos de inovação.
A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO
Para ter sucesso, as empresas precisam aproximar seus funcionários. Valorizar os recursos humanos de uma organização é agregar o seu valor, proporcionando à pessoa oportunidades de conquista de novos conhecimentos e de desenvolvimento de habilidades e de competências necessárias ao desempenho de atividades nos diferentes níveis da organização, bem como a manutenção de sua própria empregabilidade. Enfim, valorização de recursos humanos é entender o homem na concepção de ver seus anseios atendidos, de ter o seu trabalho reconhecido, de fazê-lo.
Entende-se de que o seu crescimento só ocorrerá se houver o desenvolvimento de seu principal recurso - o homem é necessário que a instituição comece a conhecer e descobrir potencialidades, despertar a criatividade, permitir a inovação e, ao mesmo tempo, atrair cérebros e fixar o contingente intelectual formado, visando, ao mesmo tempo, o atendimento das necessidades pessoais e institucionais. É preciso construir uma cultura organizacional mais sólida, com ênfase na lealdade, no empenho e no comprometimento, em relação aos objetivos organizacionais.
COMPORTAMENTO PRODUTIVO: DESEMPENHO NO TRABALHO
Para que uma organização alcance seus objetivos, os funcionários devem desempenhar suas tarefas com alto nível de eficiência. De ponto de vista social, é do interesse de todos que as organizações tenham funcionários que desempenhem suas funções, pois esse bom desempenho aperfeiçoa a produtividade organizacional, que melhora diretamente a economia.
As pessoas podem desempenhar bem seu trabalho apenas se tiverem a motivação e as habilidades necessárias para tal. As praticas organizacionais e as condições de trabalho podem aprimorar essas habilidades ou servir como limitações que interferem no desempenho no trabalho.
...