Artigo Científico Cacau Show
Por: Carolina Rodrigues • 28/8/2016 • Artigo • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 1.535 Visualizações
A importância da gestão de estoque e do investimento em logística pelas empresas nos tempos atuais
Ana Carolina Rodrigues de Souza[1]
Eliemara Barbosa da Silva**
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo definir e explicar os principais conceitos relacionados a logística e gestão de estoque, bem como analisar essas ferramentas dentro
da empresa estudada.
A pesquisa é caracterizada como qualitativa descritiva e foi realizada através de coleta de dados obtidas em uma entrevista com duas funcionárias da organização.
Os resultados obtidos demonstram que esse método de gestão torna a empresa mais competitiva e consolidada no mercado, até mesmo em tempos de crise econômica e política, uma vez que a torna mais organizada e preparada para suprir as adversidades.
Palavras-Chave: Gestão de Estoque. Logística. Curva abc. Custo médio. Administração.
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo e em crise, criar mecanismos que otimizem a gestão da empresa virou questão de sobrevivência, uma vez que aprimorar qualidade, reduzir custos, desenvolver produtos inovadores e sem impactos ambientais são apenas alguns dos requisitos básicos que as empresas devem seguir para chegar a serem cogitadas na opinião dos clientes.
Essa otimização pode ser obtida atrás do investimento em logística, por se tratar de um setor extremamente importante, uma vez que contempla desde a compra de matéria-prima até a colocação do produto no mercado. E também pelos mecanismos de controle de estoque, para que se saiba com exatidão o que deve ser adquirido.
Através de uma entrevista realizada em uma empresa do ramo alimentício na cidade de Cataguases, em 12/05/2016, percebeu-se que há grande investimento nesses dois setores, aprimorando-se tanto o espaço de armazenagem, como a quantidade de estoque disponível, que tem sido grandemente reduzida.
Foi identificado também que são utilizados dois mecanismos de controle de estoque:
- Curva ABC;
- Avaliação de estoque por meio de Custo Médio.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Logística Empresarial
O termo logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecerem com armamento, munições e alimentos, enquanto se deslocavam de suas bases para as posições avançadas. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.
Após uma breve passagem sobre o surgimento da logística, se faz importante definir sua nomenclatura, que de acordo com Rodrigues (2005) é um conjunto de atividades que buscam agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, desde o início da produção, até o consumidor final, garantindo sua integridade, bem como o fornecimento suprimentos na quantidade certa e de forma adequada, a um custo e tempo reduzidos e de modo a atender as necessidades dos clientes.
Todavia, nos últimos anos, vem surgindo uma nova terminologia para a logística, a Logística Empresarial, que consiste em uma ferramenta de integração que gerencia toda cadeia de suprimentos, cujo principal objetivo é apoiar as empresas em suas decisões estratégicas, buscando atender de forma eficiente às necessidades do consumidor final.
Segundo o Ballou,
Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável (Ballou, 1993, p. 24).
É através do gerenciamento das ferramentas logísticas que empresas estão conquistando seus clientes, criando barreiras à entrada de novos competidores, e principalmente desenvolvendo serviços específicos a cada necessidade que as asseguram maior competitividade.
Nesse sentido, pode-se perceber a magnitude da logística dentro de uma organização, e como sua boa administração é vital para a sobrevivência da empresa.
De modo a aprofundarmos um pouco mais no tema, na próxima subseção será analisada uma das principais áreas da logística da empresarial, a logística primária.
2.2 Logística Primária
Sabemos que a Logística busca otimizar os fluxos de informações e materiais desde o ponto de origem (aquisição) até o ponto de destino final (consumidor), visando assim proporcionar níveis de serviço adequados as necessidades dos clientes e fornecedores a um custo competitivo, e uma das atividades fundamentais dessa área é a logística primária, que consiste no transporte, processamento de pedidos e manutenção de estoque.
Nota-se que é o ponto crítico da logística, pois se trata das funções básicas que mantem uma empresa em funcionamento, uma vez que se não houver o momento certo de comprar o estoque, um controle e manutenção do mesmo e uma maneira de receber matérias-primas e distribuir o produto final, não há produção resista, finanças que consiga se manter e nem mesmo marketing que consiga vender algo que não pode ser fabricado.
2.2.1 Transporte
É uma atividade muito importante, pois absorve de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados.
Ele está inserido no contexto de escolher a melhor opção entre os vários modelos disponíveis para movimentar serviços, produtos, materiais e matérias-primas; sendo os modais possíveis para utilização: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e o aeroviário, incluindo combinações entre esses modais.
...