Artigo a Inteligência e Contrainteligência Alinhados a Gestão de Projetos Como um Diferencial Competitivo
Por: Ana Paula Jesus • 15/4/2020 • Artigo • 3.788 Palavras (16 Páginas) • 141 Visualizações
Nome da Revista
Vol. xx, Nº. xx, Ano 2013
Ana Paula de Jesus
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
anapauladjesus@yahoo.com.br
GERENCIAMENTO DO TEMPO: A INTELIGÊNCIA E CONTRAINTELIGÊNCIA ALINHADOS A GESTÃO DE PROJETOS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
RESUMO
Os projetos passaram a ser de grande importância para as empresas e seus colaboradores e o Gerenciamento de Projetos tem aprofundado seus estudos no desenvolvimento de técnicas e ferramentas que possam cobrir todas as fases de planejamento, controle e execução de um projeto. Em um mundo cada vez mais globalizado, competitivo e dinâmico, a gestão do tempo tem se tornado um bem de consumo escasso. As empresas urgem por profissionais eficazes e eficientes, capazes de gerenciar a quantidade de informações disponíveis e vertendo todas essas informações em conhecimento capaz de gerar melhorias de processo, otimização de rotinas, soluções de problemas, aumento de produtividades e outras ações que permitam a maximização dos lucros. Frente a isso surge a necessidade de tornar a inteligência e contrainteligência um comportamento para esse profissional, no intuito de mantê-lo apostos para desempenhar com excelência sua atividade.
Palavras-Chave: Gerenciamento de projetos; gestão do tempo; inteligência; contrainteligência, competitivo.
ABSTRACT
The designs have become very important for companies and their employees and Project Management has deepened his studies on the development of techniques and tools that can cover all phases of planning, control and execution of a project. In a world increasingly globalized, competitive and dynamic, time management has become a scarce commodity. Companies are urged to effective professional and efficient , able to manage the amount of information available and pouring all this information into knowledge to generate process improvements , optimization routines , problem solving , increased productivity and other actions that allow the maximization of profits . Faced with this comes the need to make intelligence and counterintelligence for this professional behavior in order to keep it affixed to perform with excellence activity.
Keywords: Project management, time management, intelligence, counterintelligence, competitive.
1.INTRODUÇÃO
Considerando a dificuldade de algumas organizações em compreender o mercado e prever suas mudanças, a administração do tempo torna-se um recurso valioso, e as informações precisam estar sempre atualizadas e disponíveis, para que possam ser analisadas e convertidas em inteligência e ação em tempo hábil.
É papel do Sistema de Inteligência Competitiva coletar sistematicamente os dados do mercado, analisá-los e interpretá-los conforme métodos adequados e, por fim, disponibilizá-los, através de uma linguagem clara, à organização, sob a forma de produtos de inteligência, que, quando utilizados de modo correto e pelas pessoas corretas, facilita e fortalece a tomada de decisão, promovendo um diferencial competitivo.
O conhecimento hoje é uma vantagem competitiva e o ativo mais importante que se pode ter, é um diferencial em qualquer expertise, esse domínio do conhecimento, além de destacar para maior inserção no mercado, transforma seu detentor em alvo potencial de interesse externo, que podem realizar ações das mais diversas para sua aquisição, tornando-se necessário adotar ações e medidas de proteção do conhecimento sensível adquirido ao longo do desempenho da profissão, com formação de uma cultura de proteção desse ativo intangível. Daí parte a necessidade de conhecer a contrainteligência, que visa proteger e salvaguardar o conhecimento adquirido. Assim, ao lado da produção de conhecimento, há que também proteger as informações e conhecimentos, em uma atividade de Contrainteligência.
Tem por objetivo este artigo mostrar a importância do gerenciamento do tempo e a inteligência e contrainteligência alinhados a gestão de projetos como um diferencial competitivo.
2. GERENCIAMENTO DO TEMPO
Em um mundo cada vez mais competitivo, o tempo tem se tornado um bem de consumo escasso. Neste cenário, não há mais espaço para tentativa e erro, nem muito menos para falta de tempo. As necessidades empresariais precisam ser atendidas dentro de cronogramas apertados, bem como as rotinas e urgências precisam ser realizadas no menor tempo hábil.
É comum observar que a maior parte dos profissionais reclama da falta de tempo. No entanto, uma análise mais profunda demonstrará que na maior parte dos casos a escassez não é de tempo, mas de gerenciamento do tempo. Por falta de preparo e organização muitos profissionais ficam exaustos com suas atribuições, não sendo capazes de atender as expectativas de suas posições, realizando horas extras excessivas, levando trabalho para casa e sendo consequentemente tomados por altos níveis de estresse, gerado pelas cobranças do não cumprimento de suas atribuições. Estes profissionais precisam aprender a gerenciar o tempo.
A gestão eficaz do tempo e da rotina vem se tornando um pré-requisito no mundo corporativo. Profissionais de hoje são avaliados não só pelos seus conhecimentos técnicos, mas também pela sua capacidade de priorizar e lidar com urgências. Saber administrar a rotina de forma a minimizar as urgências é fundamental. Pois a maioria das urgências é oriunda de situações procrastinadas por falta de tempo ou falta de planejamento.
A gerência de tempo de projeto é uma das áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois é uma das mais visíveis em sua gestão. Os principais processos desta gestão são: As definições, sequenciamento, estimativa de recurso e estimativa de duração das atividades e o desenvolvimento e controle do cronograma destas atividades. A precisão das estimativas é fator chave para que o projeto atinja sempre sua melhor relação custo duração e em caso de eventuais falhas das estimativas, as ações corretivas devem ser no sentido de trazer a execução do projeto de volta ao patamar planejado no intuito de manter esta relação.
Deste fato se denota a importância de se identificar as causas e consequências de eventuais falhas nas estimativas, tanto de tempo como de recursos, para que possa entender e aprender futuramente a fim de conseguir diferenciais competitivos advindos da experiência organizacional com projetos realizados, dentre elas a redução de custos com falhas de planejamento.
Além da variável humana, o gestor de projetos tem que lidar com o gerenciamento do tempo considerando os recursos financeiros e materiais inclusive.
...