TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Juros e Inflação

Por:   •  18/6/2015  •  Artigo  •  3.806 Palavras (16 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

 DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

PROFESSOR: JOEDE DA SILVA PIMENTEL

JOSÉ JEFERSON DE SANTANA SOARES

ARTIGO SOBRE TAXA DE JUROS E INFLAÇÃO

OS MONTROS CRIADOS PARA SE APROPIAR DE SUA RIQUEZA

Maio/2015

Taxa de Juros e Inflação os Monstros Criados Para se Apropriar da sua Riqueza

José Jeferson de Santana Soares (jefersonsantana.producoes@gmail.com)

RESUMO

 Este artigo teve como base a necessidade de avaliação crítica sobre tudo que se refere ao temas taxas de juros e inflação e toda a máscara que é usada sobre o os mesmos de assunto chato, complexo que esconde uma das maiores forças de dominação e escravidão mundial. Assim nele buscamos fazer uma pequena retorica sobre como era o mercado nas sociedades passadas e como se deu o surgimento do dinheiro ressaltando sua ascensão até os dias de hoje sobre as nações capitalistas.

Como fonte de análise decidiu-se aplicar um questionário onde foi possível analisar, as opiniões de uma amostra da população sobre os temas e se elas estão a entender ou estão sendo levadas pela mídia que mascaram a verdade.

O estudo de característica qualitativa e exploratória, contou com a entrevista de 20 pessoas civis (sem distinção de sexo, cor, raça) do centro comercial do município de Aracaju - SE. As informações foram coletadas em forma de questionário no dia 24 de abril de 2015.

Com a análise dos recursos teóricos e dos dados através de tabelas e gráficos concluímos com uma reflexão crítica explanando os verdadeiros fatos sobre o tema foco do artigo, na tentativa de alertar a população sobre o sistema que está nos dominado cada vez mais, nos tornando nada mais que escravos.

Palavra-chave: Taxas de juros. Inflação. Analise.  

ABSTRACT

This article was based on the need for critical assessment of everything related to interest rates and inflation issues and any shade that is used on the same boring subject, complex which hides one of the greatest forces of domination and slavery worldwide. So we seek to do a little rhetoric about how the market was in the past societies and how was the emergence of money emphasizing its ascent to the present day on the capitalist nations.

As analysis source was decided to apply a questionnaire where it was possible to analyze the views of a sample of the population on the issues and if they are to understand or are being taken by the media to mask the truth.

The study of qualitative character and exploratory, had the interview of 20 civilians (regardless of sex, color, race) the commercial center of the city of Aracaju - SE. Information was collected from a questionnaire on 24 April 2015.

With the analysis of theoretical resources and data through charts and graphs we conclude with a critical reflection explaining the true facts on the subject focus of the article, in an attempt to alert the public about the system that is dominated in increasingly becoming nothing more than slaves.

Key-words: Interest rates. Inflation. Review

2 - Introdução:

 

Este trabalho foi feito no intuito de alertar um pouco a população sobre os verdadeiros fatos sobre taxa de juros e inflação, desta maneira fazendo-os ter uma reflexão mais crítica sobre seu dinheiro. Baseado em definições teóricas e em dados coletados de uma amostra da população, buscamos entender se tudo que se é passado por órgãos do poder econômico mesmo sendo irreal e absorvido pela população e assim desta forma fazer nossa abordagem crítica sobre o assunto.

No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se breve explanação sobre a história da moeda no mundo e a Ascenção do dinheiro sobre a nossa sociedade capitalista. Em seguida fizemos algumas definições típicas rotineiramente passadas por economistas e governo sobre taxas de juros e a inflação, afim de analisar o que a população acha sobre o determinado assunto, aplicamos questionário a uma amostra da população para fazer uma análise do perfil do indivíduo e como ele se deporta ao tema proposto, por fim uma análise crítica do tema juntamente com as considerações finais.

Assim, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, de mais seis tópicos onde serão explanadas. “Evolução histórica da moeda e ascensão do dinheiro na sociedade capitalista, definições sobre taxas de juros e inflação, analise de questionário, considerações finais, referencias e anexos.


            3 - Evolução Histórica da Moeda

A moeda surgiu a muito tempo atrás desde as primeiras sociedades como forma de interação para suprir necessidades que ali existiam, desta forma como naquele tempo não havia o dinheiro propriamente falando e sim as verdadeiras riquezas, que eram constituídas pelo seu trabalho de produção de algum bem ou serviço, eles começaram a utilizar a trocar destes, uns com os outros afim de suprir suas carências sobre determinado item, assim surge-se o primeiro mercado.

Só que o escambo como era chamado era falho devido a sua fragilidade econômica pois quem produzia um produto estimada mente com mais trabalho trocaria por outro que possivelmente possamos dizer inferior, então ele pode ser considerado como injusto, e não eficiente para transações comercias.

Ai que surge as riquezas minerais como ouro, prata, cobre (...), que por sua beleza e estimada raridade se tornou a forma mais eficiente naquela época para realizar transações, surgindo assim a moeda, deste modo podemos afirmar que “O escambo força a autossuficiência pela dificuldade da troca direta, isto sem pensarmos no tempo que perderia nas transações. A moeda supera estas dificuldades e permite que cada um se especialize na produção em que for mais capaz” (SILVA apud MONTORO FILHO, 1992:278).

Só que assim como as mercadorias de troca a moeda foi perdendo sua capacidade de manter afinco suas transações por alguns motivos como seu peso, dificuldade de transporte, etc. Podemos citar um exemplo de transações entre países então na compra de alguma mercadoria determinado país mandaria seu navio com a quantidade de ouro para a compra dos produtos então tornaria mais fácil o roubo deste tesouro.

Assim surge o papel moeda criado pelos Estados Unidos, mas fácil de transportar, durável, reconhecido mundialmente..., na teoria representaria a quantidade de bens e riquezas que cada país ou pessoa tinha, só que na pratica foi e continua sendo muito diferente, pois por ser justamente de papel proporciona o seu aumento sem controle dos órgãos que assim o controlam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (350.8 Kb)   docx (223.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com