As Economias Monetárias
Por: Jacqueline Lovato • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
A politica monetária expansionista é um conjunto e práticas que têm como objetivo aumentar a liquidez de moeda na economia e reduzir os juros. Portanto, ela tem como meta estimular o consumo e a retomada da economia. A política monetária expansiva se dá através do uso dos instrumentos de política monetária.
A politica monetária expansiva visa aumentar a liquidez e a oferta de moeda na economia , aumentando assim por sua vez o consumo . Esse procedimento pode ser feito através da compra de títulos públicos dos bancos (Open Market), pela redução da taxa de depósitos compulsórios ou, ainda, ser mais flexível no redesconto, abaixando as taxas de juros e aumento os prazos de pagamento, por exemplo. Os resultados dessas medidas, normalmente, são uma maior disponibilidade de recursos na economia, aumentando o consumo, a renda, a produtividade industrial e, por consequência, o PIB daquele ano.
A política monetária pode ser usada também para conter um cenário de deflação. Através da redução da taxa de juros, se reduz o estímulo à poupança e aumenta ao consumo, acelerando assim a inflação.
É feita para superar crises econômicas e de desemprego porém se for mau utilizada ou prolongada por muito tempo pode provocar um avanço desmedido da inflação
A politica monetária contracionista visa controlar a disponibilidade de moeda (liquidez) na economia. Em situações por exemplo em que um pais esteja com o crescimento abundante porém com a inflação fugindo de seu controle devido ao alto nível de recursos na economia Em casos como esse, a tendência é que se diminua o consumo, haja vista que se fica mais “caro” consumir devido ao consequente aumento das taxas de juros.
Então, para reduzir a quantidade de moeda disponível , o governo pode vender títulos públicos, aumentar o depósito compulsório ou, ainda, ser mais restritivo redesconto, cobrando taxas maiores ou reduzir os prazos, gerando, com isso, uma menor disponibilidade de dinheiro. Reduzindo dessa forma as compras e, por consequência, a produção industrial e, por fim o PIB daquele ano, ao de uma inflação sob controle. Há primeira vista, para quem não é da área pode não fazer sentindo uma elevação da taxa de juros e diminuição do PIB e por consequência uma elevação enorme no desemprego . No entanto, esta é uma medida justificada para manter a inflação sob controle.
Política Monetária: importante parâmetro que influencia nossa economia
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/politicas-economicas-politica-monetaria-as-causas-consequencias-inflacao.htm
...