As Estruturas Organizacionais
Por: q53848 • 27/9/2017 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
São Paulo
2017
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Tipos de estruturas
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação da disciplina EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO, no curso de administração, na Universidade Paulista - UNIP
São Paulo
2017
SUMÁRIO
- Introdução ..................................................................................4
- Desenvovimento.........................................................................5
- 2.1...............................................................................................5
2.2...............................................................................................7
2.3...............................................................................................8
- Conclusão...................................................................................9
- Referencias.................................................................................10
Estruturas Organizacionais
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1 Estrutura Organizacional Linear
É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato de pirâmide, pois tem linhas únicas e diretas de responsabilidade entre o superior e os subordinados. Mostra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada subordinado deve receber ordens e orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do mais alto escalão para o mais baixo.
Características
São elas:
- Autoridade linear ou única;
- Linhas formais de comunicação;
- Centralização das decisões;
- Aspecto piramidal
Temos como vantagens:
Estrutura simples e de fácil compreensão. As decisões tomadas na presidência da empresa são bem mais preparados do que os níveis mais baixos da organização. As decisões são mais consistentes nos objetivos globais da organização
Desvantagens:
As decisões tomadas no alto escalão da empresa estão muito distantes da realidade local. Os tomadores de decisão estão muito distantes e com pouco contato com as pessoas envolvidas. As comunicações por serem lineares, se tornam demoradas.
2.2 Estrutura Organizacional Funcional
A estrutura funcional separa, distingue e especializa. O modelo aplica o princípio da especialização quando é necessário decompor funções para torná-las mais fáceis.
Em uma estrutura funcional, os funcionários reportam-se aos seus superiores ao mesmo tempo, porém, cada superior responde apenas por sua competência, sem interferir nas especialidades dos demais. Não se trata de hierarquia, mas de um sistema onde a especialidade em cada área dá o direito de promover decisões.
Algumas características são:
- Autoridade funcional ou dividida;
- Linhas diretas de comunicação;
- Descentralização das decisões;
- Ênfase na especialização
A vantagem desse tipo de estrutura, é que o chefe fica sempre em contato com todas as operações. Também temos como vantagem, os especialistas da estrutura que estão em nível médio ou superior de gerência, tornando clara a definição de responsabilidades e simplificando os mecanismos de controle.
A desvantagem da estrutura funcional se dá pela sobrecarga de assuntos rotineiros que os gerentes de nível superior têm de lidar diariamente. Os gerentes de nível superior tendem a negligenciar os aspectos estratégicos, não lidam muito bem com a adversidade e tem dificuldade em se adaptar a esse tipo de sistema.
Na estrutura funcional o sistema da informação é construído com uma base funcional, servindo com prioridade a seu ambiente dando apoio principalmente ao fluxo vertical na troca de informações.
2.3 Estrutura Organizacional Linha-Staff
A Linha-Staff tem como base uma forma de organização bem antiga, com relatos de que já existia desde 1500 a.C. com aplicação no exército do faraó Tutmés. Este possuía uma assessoria parecida com um serviço de inteligência, bem semelhante a administração.
Os superiores tinham autoridade total sob seus subordinados que não era dividida com ninguém, para fins de separar distinguir e especializar cada setor. Assim fazendo aumentar as vantagens e diminuir as desvantagens do mesmo.
...