As Hipóteses Morgan
Por: brunoguerras • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Hipótese 13: disparidades no ambiente encorajam a organização a descentralizar seletivamente em constelações diferenciadas de trabalho.
Concordo. As disparidades no ambiente encorajam a organização a diferenciar sua estrutura, para tratar com diferentes aspectos do ambiente. Se a disparidade é mais universal afeta o topo da estrutura, caso seja mais local, afeta a base da estrutura. Um exemplo disso é a competição entre Mobil Oil e Exxon, que competem no cruzamento de duas ruas, porém nenhuma delas é ameaçada por essa competição. Elas trabalham juntas em assuntos importantes que afetam as duas empresas como politicas externas, restrição ao esgotamento do petróleo, politicas de impostados federais, etc... Já nos níveis mais baixos da organização o gerente regional ajusta os preços e apostam em diferenciais de atendimento para chamar mais clientes. Nesse exemplo podemos observar que as disparidades no ambiente encorajam a organização a diferenciar sua estrutura, e utilizar a descentralização seletiva, tanto na vertical quanto na horizontal.
Hipótese 14: quanto maior o controle externo sobre a organização, mais sua estrutura é centralizada e formalizada. Concordo. Tanto as organizações públicas quanto as privadas tem mostrado que tendem a concentrar os poderes para as tomadas de decisões no topo de suas hierarquias, isso se dá principalmente ao fato que mantem seus mais poderosos tomadores de decisões responsáveis por suas ações, e impõem padronizações concretizadas por normas e regulamentos. Além disso, o ambiente externo força a organização a ser cuidadosa a respeito de suas ações, a organização precisa justificar seus comportamentos para os de fora, assim tendendo a formalizá-los. O controle externo pode, também, atuar para burocratizar a estrutura e impor exigências mais amplas que as necessárias para a racionalidade. Um exemplo disso é quando duas organizações de mesma idade e porte que utilizam o mesmo sistema técnico, e a estrutura daquela com maior controle externo, será mais centralizada e formalizada.
Hipótese 15: a necessidade de poder de seus membros tende a gerar estruturas que são excessivamente centralizadas. Concordo. Todos os membros da organização buscam poder, os gerentes da cúpula estratégica promovem a centralização, os gerentes da linha intermediária promovem a descentralização vertical e a centralização horizontal, a assessoria de apoio e os operadores buscam a descentralização vertical e horizontal, tudo descendo em direção ao núcleo operacional. No entanto para operar eficazmente, as organizações precisam de uma estrutura hierárquica e de algum grau de controle formal, assim a estrutura pode se tornar excessivamente centralizada, ou seja, poder concentrado em seu topo.
Hipótese 16: a moda favorece a estrutura do momento, algumas vezes mesmo quando inapropriada. Concordo. Existe “a estrutura do dia”, ou seja, aquela estrutura favorecida pelo ramo industrial criado e um dado periódico, além disso, as estruturas transcendem períodos – mantém estruturas originadas em épocas anteriores.
...