As Questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista
Por: Laryssa Negri • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE INTERATIVA
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
LARYSSA CUSINI NEGRI – RA: 1632460
“A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”
POLO ARACRUZ
2017
Esse trabalho tem por objetivo a leitura do artigo científico: “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista” de Francisco Luiz Corsi (2002), o texto da presidente Dilma Rousseff, na coluna “Conversa com a presidenta”, afirmando: “Crescimento em 2013 será mais robusto.” (Agência Estado, 2013), e por fim, analisar as duas charges disponíveis no AVA.
Após a leitura do texto de Fernando Luiz Corsi, o texto da presidente
Dilma Rousseff e as duas charges, responda:
A) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?
Artigo científico de Francisco Luiz Corsi: trata-se da globalização da economia e dos meios de produção, com conceitos de liberdade absoluta do capitalismo. O alto preço que países periféricos pagam para se desenvolverem industrialmente.
Notícia do jornal: refere-se as políticas econômicas adotadas pela presidente Dilma Rousseff para a redução da taxa de juros, e reposicionamento do câmbio, facilitando investimentos nas indústrias, e gerando empregos.
Charge 01: aborda o assunto da exclusão social e econômica, devido à falta de acesso as tecnologias digitais, gerando a desigualdade entre ricos e pobres.
Charge 02: é uma releitura criativa a inclusão digital, projeto promovido pelo governo, onde mostra a exclusão digital que por não conseguirem acesso as novas tecnologias acabam ficando desempregados e com a renda cada vez mais baixa.
B) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.
Sim, há relação de causa e efeito. Com a globalização da economia oferecendo maiores condições de expansão social, bem como também maior acesso as informações e comercialização em boa parte da população mundial, sendo assim a outra parte da sociedade é excluída por não ter acesso a esses meios tecnológicos, financeiros e de consumos. A matéria do jornal trata do
desenvolvimento e crescimento econômico, e as charges mostram claramente que o crescimento econômico nem sempre gera desenvolvimento.
C) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.
As quatro esferas da globalização são: produtiva, comercial, financeira e tecnológica.
Produtiva: refere-se os incentivos das operações industriais de bens duráveis, no cenário mundial, e os países periféricos acabam tendo sua mão de obra barata, e seus recursos naturais altamente explorados.
Comercial: direcionada para o comércio internacional, onde parte da sociedade que tem condições de adquirir esses serviços e bens duráveis, com alta margem de lucro. Já no cenário mundial a competitividade industrial dos países periféricos é dificultada pela alta fragilidade econômica e pela dependência em relação aos países centrais.
Financeira: a desigualdade em relação a distribuição do mercado financeiro, colocando em risco a dignidade humana da sociedade e a credibilidade do governo em exercício. Essas são algumas das consequências da globalização, como podemos ver nas charges.
Tecnológicas: podemos observar que a globalização juntamente com o avanço tecnológico, proporcionaram muitas facilidades, sendo: uso de celulares para diversas tarefas, acesso à internet, uso de computadores, entre outras inúmeras modernidades, que cada vez mais nos deixam dependentes, e para aqueles que não possuem acesso as essa tecnologias acabam sendo excluídos da sociedade, aumentando o índice de desemprego e outros agravantes.
D) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?
...