Atividade 2 - Filosofia e Ética
Por: FonsecaAmanda • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
- Que pretendia Sócrates com o diálogo?
Resposta: Sócrates pretendia mostrar o caminho do autoconhecimento, demonstrando ao interlocutor que aquilo que ele pensava saber na verdade não sabia nada e que se desprendendo dessa ilusão o mesmo passaria seguir no conhecimento de si próprio, renascendo de si. Assim construindo idéias próprias e fundamentadas.
- Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
Resposta: Platão entende que o diálogo além do nível psicológico, despertando consciências (como Sócrates), haveria necessidade de resolver questões teóricas, tornando-se um embate em tese e hipóteses, assim, mostrando que se tem um problema se faz necessário levantar uma hipótese para resolvê-lo. Diferente de Sócrates que procurava despertar consciências, mostrando que o interlocutor nada sabe do que pensava saber.
- Que Platão entendia por “idéia”?
Resposta: Idéia para Platão seria a concepção de um mundo perfeito, onde aquilo que foi criado para ser, seria o que são independentes de cor, época ou formato. Sendo assim, aquilo sempre será aquilo segundo a idéia.
- Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?
Resposta: Segundo Platão para alcançar o conhecimento pleno era necessário 4 etapas, sendo elas a primeira, referindo-se ao conhecimento adquirido do cotidiano, na convivência do dia a dia. Já a segunda, referia-se ao conhecimento sensível de cada indivíduo (onde será explicitado por Platão no Mito da Caverna, os seus equívocos). A terceira era a relação dos conhecimentos adquiridos pelas experiências e entre fatos vivenciados, ou seja, a Razão. E por último, a quarta etapa seria o conhecimento adquirido através da divindade, onde o indivíduo encontrará a sabedoria plena, alcançando a essência do conhecimento que Deus disponibilizou.
...