Atps Analise de Investimentos
Por: Denisan • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
Acadêmico: Denise: RA 8140757387
Gilberto: RA 9978022899
João: RA 9978022862
Júlio: RA 7757668399
Rafael: RA 9368319031
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Santo Ângelo-RS
2015.
UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
Acadêmicos: Denise: RA 8140757387
Gilberto: RA 9978022899
João: RA 9978022862
Júlio: RA 7757668399
Rafael: RA 9368319031
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
[pic 2]
Trabalho De Analise de Investimento do Curso de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, coordenado pelo professor Me. Jefferson Dias, orientado pelo tutor presencial Edson Marcos de Freitas.
Santo Ângelo-RS
2015.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.
No inicio da elaboração deste trabalho havia uma incerteza quanto à escolha da atividade e produtos a serem comercializados, porém, após esta definição começou a dar forma no novo negócio, o que ocorre na realidade quando desta iniciativa.
O projeto é bastante simples onde serão demonstrados os pontos fortes e fracos do empreendimento.
Durante a elaboração do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados. Optamos pela tributação através do Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos. Fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.
Dessa forma acreditamos que as analises feitas, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.
ETAPA 1
1.1 - Investimento:
Economicamente falando podemos dizer que investimento, é a privação de recursos no presente para um provável ganho no futuro, como exemplo podemos considerar a compra de uma casa, de um carro para se ter outros futuramente.
Mas não é por acaso que tantas circunstâncias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
1.2 - Tipos de investimentos:
- Investimentos públicos:
São recursos aplicados pelo governo ou entidades públicas com intuito de geração de bem estar social estes, porém, não tem o objetivo de obter retorno financeiro, mas apenas retornos sociais. Estes investimentos devem ter apenas interesses públicos. Como exemplos podem citar: saneamento básico, construções de moradias populares, melhoramentos viários lembrando sempre de que devem ser a fim de interesses públicos.
- Investimentos privados:
São recursos disponibilizados por empresas ou pessoa físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. O investimento em capital privado pode ser considerado um dos principais componentes na determinação do produto, emprego e renda da economia de um país, pois promove o aumento da capacidade produtiva e a expansão do nível de atividade. Como exemplo podemos citar o investimento em fábricas, lojas, empresas de prestação de serviços, lembrando sempre que este tipo de investimento tem como fundamento o retorno monetário.
c) Investimentos mistos:
São recursos disponibilizados em parte por pessoas físicas ou jurídicas e em parte por entidades públicas. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Como exemplo no Brasil tem a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital. É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:
1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco e de maior retorno para a organização.
2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
3) Ambiente Empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento. Por exemplo, fabricação e Comercialização de blocos de concreto.
Negócio escolhido:
Produto e atividade: Fabricação e venda de telhas de barro.
Nome de fantasia: TELHA PERFEITA.
Razão Social: Gilberto Caye e Cia Ltda.
Endereço: Rua Damásio Gomes de Castro, 325
Bairro Oliveira
Cidade: Santo Ângelo, RS
ETAPA 2
2.1 - Fluxo de caixa
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.
...