Atps homen e maquina
Por: donzinho • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
Programação Concorrente – Exercícios
Nome : Ricardo da onceição Ferreira
RA : 3770737787
Semestre : 7
Lista 2
1.Quais as diferenças entre interrupções de hardware e de software?
R: O que eu entendi sobre as diferenças entre interrupção de hardwere e software e que
Interrupção de hardware externo a CPU é Origem de um periférico e Interrupção de hardware interno a CPU que se Origem de um circuito interno ao processador (exemplo: exceções divisão por zero)
Interrupção de software é Chamadas ao sistema operacional ou outros programas residentes
2.Explique todos os passos que ocorrem quando há uma interrupção de hardware.
R: Tipicamente, o hardware detecta que ocorreu uma interrupção, aguarda o final da execução da instrução corrente e aciona o tratador, antes salvando o contexto de execução o processo interrompido. Para que a execução do processo possa ser reiniciada mais tarde, é necessário salvar o program counter e outros registradores de status. Os registradores com dados do programa devem ser salvos pelo próprio tratador (ou seja, por software) caso ele os utilize.
3 - Cada processo possui o seu próprio bloco de controle de processo? Se sim, explique as informações contidas nele.
R: Sim, estado do processo indica se está novo, pronto, em execução, em espera ou terminado. Contador do programa indica endereçamento da próxima instrução a ser executada. Registradores da CPU variam em número e tipo dependendo da arquitetura do SO. Informações para alocação de CPU inclui prioridade do processo, apontadores para filas e outros parâmetros de seleção de processos. Informação relativa ao gerenciamento de memória podem incluir os valores contidos nos registradores que indicam a base e o limite do espaço de memória reservado ao processo.
4 - Explique os passos que ocorrem em uma troca de contexto.
R: A CPU altera a execução de um processo para outro, o sistema salva o estado do processo anterior, e carrega o estado do processo novo.
5.Explique o que é um processo limitado por E/S (I/O bound) de processo limitado por computação (UCP-bound). Qual dos dois deve receber prioridade de escalonamento ? Explique.
R: I/O bound é um termo utilizado para designar os sistemas que fazem uso intensivo de entrada/saída (I/O). Todos os sistemas operacionais executam processos de entrada e saída, como por exemplo algum usuário querendo copiar um arquivo para o Pen Drive. Esses processos são conhecidos como I/O bound porque fazem pouco uso da CPU. No entanto existem processos conhecidos como CPU bound, que fazem muito uso da CPU, como alguns tipos de jogos eletrônicos que utilizam recursos gráficos em 3D de alta complexidade.
6 - Quais são os possíveis estados de um processo? Explique as mudanças de estado.
R: Os processos possuem os seguintes possíveis estados: Novo: processo sendo criado. Em execução: instruções do processo estão sendo executadas. Em espera: processo aguardando pela ocorrência de algum evento. Pronto: processo está pronto para obter controle do processador. Terminado: processo terminou de ser executado.
7 - Qual a função do escalonador de processos?
R: Escalonador de processos tem a função de decidir o momento em que cada processo obterá a CPU.
...