Atps teoria da contabilidade
Por: natyso26 • 30/3/2015 • Resenha • 2.749 Palavras (11 Páginas) • 264 Visualizações
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. ETAPA 3: DEFINIÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO...............................................................................................4
2.1 ATIVO.....................................................................................................................4
2.2 PASSIVO................................................................................................................6
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO.........................................................................................7
3. ETAPA 4: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – LEI 11.638/07...............................................8
3.1 SOCIEDADES.......................................................................................................8
3.LEIS QUE ALTERAM E REVOGAM A LEI N 6.404/76.........................................10
4. CONCLUSÃO........................................................................................................12
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3
1. INTRODUÇÃO
O conteúdo deste trabalho visa de maneira simplificada, explicar os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido de uma entidade, nos fazendo compreender os possíveis lucros, despesas e patrimônios de uma empresa.
Assim como, a alteração e introdução de novos dispositivos na lei das sociedade por ações (6.404/76), modificando algumas regras contábeis por conta do nova realidade econômica do Brasil.
4
2. ETAPA 3: DEFINIÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO
2.1 ATIVO
O Ativo trata-se da essência contábil, podendo ser definido de várias formas, a mais comum é que o ativo é o conjunto de bens e direitos à disposição da administração. Possuindo potencial para a entidade, imediatamente, ou no futuro, a fim de gerar fluxos de caixa, quando usado na produção de bens (estoque) ou serviços vendidos pela entidade: trocado por outro ativo, usado para reduzir o passivo ou distribuído aos proprietários da entidade.
Os ativos podem ser considerados aquele que são controlados pela entidade, como resultado de eventos passados e do qual se espera resultados futuros. Exemplos: são classificados:
Bens (dinheiro, veículos, máquinas e equipamentos);
Direitos (duplicatas a receber, aluguéis a receber).
E dividem-se em:
Ativo Circulante (são grupos de contas, que podem ser convertidos em dinheiro ou serem consumidos no próximo período da empresa, como por exemplo dinheiro em caixa, mercadorias, depósitos bancários, matérias-primas e títulos;
Ativo Permanente (são investimentos obtidos com a intenção de preservação, para futuramente obter uma renda);
Ativo Fixo (são bens e direitos adquiridos pela empresa, sem a intenção de vendê-los)
Ativo Diferido – Extinto pela MP 449/2008 em seu art. 36, de 03.12.2008 (são aplicações de recursos que contribuirá para a formação de mais resultados, como os custos de estudos e projetos)
5
Com a nova lei 11.638/07 das sociedades anônimas, o Intangível (bens que não se podem tocar pegar), passaram a fazer parte do Ativo Permanente no Balanço Patrimonial. Sendo o Tangível, bens físicos, materiais, por exemplo, veículos, prédios e etc.
6
2.2 PASSIVO
Já os passivos são considerados as obrigações presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos. São classificados em:
Obrigações (fornecedores a pagar, salários a pagar e impostos a recolher).
E dividem-se em:
Passivo Circulante (Dívidas que a entidade deve eliminar no próximo ano como impostos a pagar, contas a pagar e etc.);
Passivo a Longo Prazo (Obrigações ou dividas que a empresa contraiu, e que deverão ser pagar no prazo máximo de um ano como por exemplo as hipotecas;
Resultados de Exercícios Futuros (Valor econômico que a entidade possa a vir receber adiantado, como uma cobrança antecipada do aluguel).
E outros passivos que não se encaixam nas descrições anteriores.
7
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O Patrimônio Líquido é a representação da parte dos proprietários da empresa (Capital Próprio), que nela foram investidos.
A partir de 01.01.2008, por conta da lei 11.638/07 foi dividido da seguinte maneira:
Capital
...