TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autodesenvolvimento de Desenvolvimento Economico Aula 3

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é abordar o fenômeno da globalização, nos campos econômico, cultural e político, inicia – se em meados do século XIX, destacando o capitalismo contemporâneo e o outsourcing onde grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo, ao qual se destaca várias empresas se aproveitou para dar um upgrade em relação ao mercado.

As relações internacionais vêm passando por um momento histórico de evidentes transformações em suas dinâmicas, neste inicio de século. Tratasse de um movimento de reengenharia nas forças políticas atuantes no interior da ordem mundial, que tem sido cada vez mais visível. É ainda mais perceptível ao compararmos com o período da Guerra Fria, em que havia um sistema consideravelmente rígido de movimentos políticos nos blocos econômicos. Atualmente, com a diminuição dessa rigidez, identifica-se o aparecimento de novas forças social e Estado com peso maior no interior da ordenação de poder estabelecida nos pós II Guerra Mundial. Estes agentes são impulsionados por uma crescente na autonomia de suas economias, em direção a transformações na ordem mundial tal como a encontra. Tratamos aqui, especificamente, dos chamados “países emergentes”, que ainda estão em uma fase de desenvolvimento econômico e das transformações que suscitam na ordem mundial do século XXI.

  1. A DESCRIÇÃO E DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

O processo de globalização é a forma de como os mercados de diferentes países, encontraram de certa forma de se interagem e assim aproximar pessoas e variedades de mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios, até então restritos ao mercado interno, para mercados distantes e emergentes.

O complexo fenômeno da globalização teve início na “era dos descobrimentos” e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi um resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos, exemplo da revolução tecnológica e da necessidade de uma nova expansão no fluxo do comercio mundial. Devido às inovações nas áreas das telecomunicações e da Informática, exemplo claro, a internet, foi uma das maiores ferramentas que ajudou a consolidar a construção de um mundo globalizado.

Globalização econômica

Com o surgimento dos blocos econômicos, países que se juntam para aumentar suas relações comerciais, por exemplo, MERCOSUL ou UNIÃO EUROPEIA, foi um resultado desse processo econômico. O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento econômico de cada  nação.

O período em que a globalização econômica mais se intensificou foi em meados do século XX, com a III Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica").

 A globalização e o meio ambiente

Com o surgimento da globalização, os impactos foram extremamente agressivos e negativos para o meio ambiente. Os interesses das corporativas capitalistas são baseados nas explorações de matérias-primas da natureza de maneira insustentável, assim não seguindo nenhum tipo de lei ambiental, e nem pensando no socioambiental, poluindo e contaminando os ambientes naturais. 

Um dos princípios da globalização contemporânea é o consumo. Para que sejam produzidos produtos que correspondam à quantidade de consumidores existentes atualmente, a quantidade de matéria-prima extraída grande escalas, e não recriando nenhum projeto de sustentabilidade, para promover uma absorção no impacto causada pela mesma.  As consequências são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e demais eventos que prejudicam a vida do ser humano, como exemplo, a falta de água potável. 

As vantagens e desvantagens da globalização

A globalização apresenta pontos positivos e negativos. Podemos dizer que a  globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. Onde que o consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade, mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade, onde podemos citar outro ponto positivo é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potência as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.

Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais será enviado para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, e ganharem um em um emprego em alguma empresa multinacional, menos de um dólar por dia. Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego.

A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria-prima e se aproveitando da mão de obra barata.

Outsourcing

Tanto a terceirização quando o outsourcing é praticado com o objetivo de reduzir custos e de melhorar a produtividade da empresa através da delegação de atividades e processos a empresas especializadas. Basicamente, a diferença entre terceirização e outsourcing está nos serviços que são delegados a terceiros. Enquanto a terceirização diz respeito a atividades mais gerais, como limpeza, segurança e restaurante da empresa, entre outras, outsourcing tem como foco de atuação as áreas mais estratégicas, como administrativa, financeira, contábil, tributária, recursos humanos, TI, sistemas de informação e compras, entre diversas outras. Dessa forma, o outsourcing permite que os recursos da organização, tanto tecnológicos quanto intelectuais, possam se voltar exclusivamente para o core business da empresa, aumentando produtividade e, principalmente, sua competitividade no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com