Bacias Hidrograficas
Por: nilmarasales • 21/7/2016 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Loca
O estudo abordado foi realizado nas proximidades do município de Dom Aquino, (15°48′35″S e 54°55′08″W), localizado na parte sudeste do Estado de Mato Grosso, possuindo uma área de 2 205,079 km², elevado a 342 metros acima do nível do mar, distante 172 km da capital mato-grossense. Pertencente à região de governo de Mato Grosso, o município agrega uma população, em 2010, de 8.171 habitantes (IBGE).
Mas o estudo tem como enfoque a bacia do rio Parnabaía (15°51'0"S e -54°57'0"W), localizada na parte central do município de Dom Aquino, próximo ao Cinturão Verde, no Plnalto Alcantilados, inserido no sudeste do Estado de Mato Grosso. E possui como fluxo hídrico principal, o rio Parnabía ou Riberão Parnabaía. Tal bacia tem elevação estimada em 335 metros acima do nível do mar.
Clima
No que se refere aos aspectos fisiográficos inicialmente, pode-se considerar para esta área e circunvizinhanças um clima que não é uniforme, segundo a classificação climática para as grandes linhas do clima de Durand-Dastès (1968), modificada por Estienne e Godard (1970) e apresentada por Tardy (1986). E de acordo com Köppen e Geiger, um clima com essas características é classificado como tropical quente e sub-úmido intercalado por estações contrastadas, onde uma é seca e outra chuvosa.
Nestas duas estações são observados seis meses de chuva (dezembro a março), e seis meses quentes (abril a setembro) tendo variações extremas quentes úmidos e frios secos. A faixa de temperatura permanece entre 24° a 38 °C, sendo a média anual de 23,4 °C. Considerando também que a pluviometria média da região é de 1700 mm, com uma máxima mensal de 15 mm a 300 mm, aproximadamente, e uma mínima mensal de 20 mm a 50 mm, durante a estação seca, onde as temperaturas oscilam entre 30° a 38° C, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro, tendo como pluviosidade média anual de 1663 mm.
Geologia Local
A área de estudos se descortina através da unidade geomorfológica Planalto dos Alcantilados (Almeida, 1948, 1954), que englobla parte da região sudeste do Estado de Mato Grosso, composta por um relevo plano e parcialmente ondulado, correspondente aos vales do alto do rio Parnaíba (Ribeirão Parnaíba), oscilando entre 200 e 400 metros.
A caracterização do solo é definida por alguns de seus tipos, como: Latossolos, Cambissolos, Neossolos Litólicos e Quartzarênicos, Argissolos, Nitossolos e Organossolos. Tais solos são caracterizados por sua composição, que são classificados argilosos, cascalhosos, sílticos e arenosos. São produzidos por meio da deformação dos agrupamentos, basaltos, arenitos, margas e calcários. A faixa do pH de tais composições está entre 3,7 a 5,2. As antigas terras roxas correspondem à nitossolos, neossolos, quartarênicos e latossolos, originadas por meio da transformação das rochas basálticas. A transformação das rochas basálticas é parte da composição da Formação Paredão Grande.
Cobertura Vegetal
A cobertura vegetal da região é composta pelo Cerrado, conhecido também como Savana, ou Campo Cerrado, a Savana Arbórea, Áreas Desmatadas e Áreas Reflorestadas. E em função dessa cobertura, o solo se tornou propício ao cultivo e pastagens.
Hidrologia
Do ponto de vista hidrológico, a bacia hidrográfica do alto curso do rio Ribeirão Parnaíba apresenta características que a classifica como águas minerais, que poderão ser exploradas futuramente, o que já é uma constante no município de Dom Aquino pela alta qualidade das águas que possuem.
...