Balanço patrimonial e demostracao contábil
Por: Eddyson_so • 8/5/2015 • Dissertação • 339 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Com base na leitura dos capítulos 1 a 4 do livro texto da disciplina, entende-se que o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa referido a um determinado momento de sua vida econômica, permitindo a todos os interessados visualizarem a situação financeira e patrimonial em determinada data.
Apresente os grupos e subgrupos de contas do Balanço Patrimonial e explique a composição qualitativa de cada um deles e quais são as duas regras básicas que orientam a estruturação das contas no Balanço Patrimonial.
O balanço patrimonial de uma empresa refere-se ao patrimônio total que a empresa possui em determinado momento estabelecido, sendo que este é dividido em grupos que são os ativos e os passivos dentro da empresa, na qual cada um tem seus subgrupos para melhor entendimento, geralmente exibida no final do ano, onde encerra o exercício social da empresa ou de um período pré-fixado, principal demonstração contábil usada por bancos, empresas, governos, sindicatos, fornecedores, sócios, acionistas.
O balanço patrimonial é constituído de duas colunas, conforme convenção de lei número 6.404/76 que regulamenta a sociedade por Ações:
Os ativos são todos os bens e direitos de uma empresa, e o Passivo são todas obrigações que a empresa possui e o patrimônio liquido da mesma.
Esses estão divididos em duas regras básicas:
1-Prazo (vencimento): na contabilidade, entende-se que Curto Prazo é período de ate 1 ano e longo prazo é de mais de um ano.
Neste quesito, quando é apresentado as contas da empresa, todos recebimentos com ate 1 ano de prazo ficam no grupo de ATIVO CIRCULANTE e as contas para ser recebidas no ano seguinte, ou exercício seguinte ficam no grupo de ATIVO Não CIRCULANTE, já os débitos com ate 1 ano ficam no grupo de PASSIVO CIRCULANTE e os débitos com mais de um ano ficam no grupo PASSIVO Não CIRCULANTE.
2- Grau de liquidez: é o termo usado quando precisa honrar os compromissos a pagar, assim, os itens que são de venda mais rápida, de conversão rápida ao dinheiro ficam em primeiro plano.
...