CACAU A FORÇA DO CHOCOLATE
Por: nelsonantunes • 1/6/2017 • Monografia • 2.371 Palavras (10 Páginas) • 1.294 Visualizações
UNIVERIDADE PAULISTA
MAICON NELSON ANTUNES VIDAL C27938-2
RICARDO DA SILVA ARAUJO C3873D-6
VICTOR VAZ
ESTUDO DE CASO
CACAU SHOW
BRASÍLIA
2017
MAICON NELSON ANTUNES VIDAL C27938-2
RICARDO DA SILVA ARAUJO C3873D-6
VICTOR VAZ
ESTUDO DE CASO
CACAU SHOW
Trabalho para composição da nota NP2 do componente curricular Economia e Gestão da Informação apresentado ao Professor Robson do Nascimento, no âmbito do curso de Administração da Universidade Paulista – UNIP.
BRASÍLIA
2017
MAICON NELSON ANTUNES VIDAL C27938-2
RICARDO DA SILVA ARAUJO C3873D-6
VICTOR VAZ
ESTUDO DE CASO
CACAU SHOW
Trabalho para composição da nota NP2 do componente curricular Economia e Gestão da Informação apresentado ao Professor Robson do Nascimento, no âmbito do curso de Administração da Universidade Paulista – UNIP.
Aprovado em:
______________________________ ____/____/____
Professor Robson do Nascimento.
Universidade Paulista - UNIP
Epígrafe
"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo".
Confúcio
Sumário
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
Introdução
Descrição Básica
Natureza do negócio: produtos e serviços
Produtos - Chocolates: tabletes variados; bombons; trufas; bombom cereja ao licor; produtos com cobertura de chocolate (marshmallow, pão de mel, alfajor, marzipan, palitos, doce de banana etc.); drageados; língua de gato; linha infantil; linha diet; chocolates para presente; chocolates com licores; crispies; pastilhas; linha especial terapia; chocolate orgânico; chocolate com alto teor de cacau. Outros produtos: cookies; sobremesas; sorvetes; livro; pelúcias; torrone; Serviços - serviço de café expresso; fondue de chocolate; outros.
Porte das instalações.
Possui 5 fábricas com capacidade de produção anual de 12 mil toneladas de chocolate nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e Itapevi
- Principais mercados (local, regional, nacional ou internacional).
A Cacau Show, maior indústria do Brasil na produção de chocolates finos, é também uma das maiores franqueadoras do país, sendo a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo com mais de 807 lojas espalhadas por 25 estados brasileiros. Com um olho do mercado interno e outro no exterior, a Cacau show tem ampliado os negócios com outros países. Já exporta para os Estados Unidos e países do MERCOSUL. Hoje, a empresa atua em quatro canais: catálogos com a venda porta a porta, através de uma equipe de revendedoras; atacado, pela fabricação de chocolate para outras marcas/empresas; varejo, através rede de lojas e de distribuidores; vendendo diretamente ao consumidor final.
- Principais clientes e requisitos especiais.
O objetivo da empresa hoje é transcender o perfil de consumidores, buscando ampliar os pontos de contato entre diversas públicos. Atualmente pode ser considerado um grupo formado em sua maior parte pela classe B, parte pela classe C e menor parcela formada pela classe A. Porém o lançamento de novas linhas com produtos mais sofisticados pode vir a gerar apelos mais direcionados para a classe A-B.
- Quadro de pessoal (quantidade, nível etc.).
Em meados de setembro começa a contratação de funcionários temporários, para trabalharem na fabricação de chocolates para as épocas de natal até a páscoa. São 1.200 funcionários que trabalham em três turnos diários, são 18h de trabalho, um funcionário produz 60 quilos de bombons por hora. São 200 itens produzidos, são fabricados 70.000 quilos de chocolates por dia e 350.000 ovos de chocolates por dia, na época da páscoa são fabricados 1.700 toneladas, são aproximadamente 12.000 toneladas de chocolates por ano. Para a produção de trufas, a CACAU SHOW conta com a maior máquina de fabricação de trufas da América do Sul, com capacidade para produzir uma tonelada de trufas por hora e a massa é batida por apenas 20h
- Principais equipamentos, instalações e tecnologias utilizadas.
Maquinas e Equipamentos - Cacau em grão, Refrigerador, Limpeza, Empacotador, Triturador, Armazém, Torrador, Moinho, Moinho, Prensa, Cacau Líquido, Pulverização de Cacau, Amassador, Cacau em Pó, Refinador, Manteiga de Cacau, Conchas, Moldador Bombons, Temperador, Empacotador, Moldador.
- Principais processos.
Os fornecedores da Cacau Show concentram-se no Estado do Pará, da Bahia, assim como no interior do Estado de São Paulo. Inicia-se o processo de fabricação quando é fornecida a pasta de cacau, em seguida a mistura, que se denomina de pasta de chocolate, passa para uma refinadora que através da pressão de cilindros de aço, dão um último retoque às partículas de cacau e açúcar. A manteiga de cacau, considerada o subproduto mais nobre da prensagem, tem uma tonalidade amarelo/clara, e possui um odor comparável ao chocolate. Em seguida, numa outra máquina, denominada concha, a mistura fica a remexer lentamente durante horas, ou mesmo dias, a fim de obter o aroma e sabor desejados. A massa obtida passa para o moldador, onde os tabletes, bombons e ovos tomam a sua forma definitiva. Uma banda transportadora faz passar os moldes por um túnel de refrigeração em que a temperatura do chocolate alcança o grau de solidificação necessário. Por fim, numa outra máquina envolvem-se os tabletes com papel de alumínio e uma etiqueta onde estão descritas as características específicas do chocolate.
...