CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
Por: zecarocks • 26/11/2018 • Projeto de pesquisa • 375 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
Lucas Matheus Albuquerque Monteiro
Acústica Arquitetônica
Belém
2018
1ª- Comente o que você entende sobre as figuras abaixo:
[pic 2][pic 3]
a) b)
[pic 4]
c)
As Imagens mostram três tipos de barreiras acústicas.
Na Imagem “A” podemos ver o uso de uma edificação como barreira, Já nas imagens “B” e “C” essas barreiras acústicas são feitas pelo uso de vegetação.
As barreiras acústicas são elementos físicos instalados nas proximidades das fontes de ruído (rodovia, ferrovia, indústria e equipamentos) ou dos receptores (edificações, postos de trabalho) com o objetivo de proteger aos usuários, moradores ou população em geral do ruído gerado por elas. Uma barreira acústica atenua a propagação do som através dela por suas propriedades de isolamento acústico mais não pode evitar que som se propague por cima dela o por seus laterais pelo fenômeno da difração.
2ª- Quais seriam as medidas primordiais para se ter um projeto arquitetônico com um bom desempenho acústico?
Seria necessário um estudo acústico do entorno do local escolhido para a implantação do projeto utilizando os elementos da topografia local, a distância das edificações da fonte de ruídos, partimos para o cálculo da barreira, definindo sua altura, o material, a massa necessária para funcionar como isolante acústico, e ainda avaliando se é necessário que ela tenha propriedades absorventes.
Não somente variáveis acústicas são consideradas no projeto. Por ser uma solução complexa, com interferências relevantes na paisagem, as características da barreira devem ser definidas também levando-se em conta fatores urbanísticos, ambientais e até sociais
3ª- Diga sobre a importância dos túneis nas grandes Metrópoles?
Além de melhorar a fluidez do trafego local eles servem também como um tipo de barreira acústica diminuindo o ruído urbano.
...