COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: caroleOry • 13/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1.1 Abordagem Classica
2.1.1.1 Teoria das Relações Humanas
2.1.1.1.1 Teoria Comportamental.................................................................................5
3.1 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................6
4.1 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................7
5.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................8
CONCLUSÃO..............................................................................................................9
REFERENCIAS..........................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar os estudos sobre a Administração, bem como suas Abordagens e Teorias, analisando o foco de cada um, as diferenças entre elas e como cada aplicava seus pensamentos. Veremos os elementos da Comunicação que conduzem a transmissão de uma mensagem clara eficaz, de forma que não aja nenhuma distorção, e como é importante eliminarmos todos os ruídos que as prejudicam. Também abordaremos a relação cultural e social na gestão empresarial, seu surgimento na produção capitalista, e por fim, como têm sido analisados o comportamentos dos cooperadores diante das motivações, e o resultado no desempenho diante as mesmas e o ciclo motivacional.
- TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
- ABORDAGEM CLASSICA
Podemos dizer que a Abordagem Clássica se divide em Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor e a Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. Onde seu ponto comum era aumentar a produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Mesmo ambos tendo pontos de vista diferentes, suas ideias dão base a esta abordagem, pois elas se complementam.
A Teoria Cientifica, Taylor tem a maior preocupação nas tarefas de produção, ele observou o todo, sem desprezar as partes. Seu trabalho ficou conhecido como “Estudos dos Tempos e Movimentos!”, no qual ele analisava o tempo de produção e a melhor utilização das matérias primas. Já a Teoria Clássica caracteriza-se pela preocupação de Fayol na Estrutura das organizações. Ele implantou o modelo PDCO (planejamento, organização, direção e controle). Algumas das propostas de Fayol era Divisão do trabalho, uma remuneração satisfatória aos funcionários, estabelecer regras de conduta, autoridades centralizadas, e espirito de equipe são alguns de seus princípios básicos.
2.1.1 TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS
Elton Geroge Mayo criador da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS veio com a proposta de confrontar a Teoria Clássica. Em sua perspectiva Mayo aborda que o homem não era uma mera peça, mas uma parte muito importante em todo processo produtivo. Sua ênfase estava nas pessoas, em suas necessidades. Segundo ele a produtividade estava diretamente ligada ao ambiente físico e o incentivo psicológico. Em sua Experiência de Hawthorne ele nos mostra que quanto melhor as condições de trabalho, maior era a produtividade, e que a interação grupal influenciava seus resultados.
- TEORIA COMPORTAMENTAL
Com sua base na Teoria das relações humanas, a Teoria Comportamental ou Behaviorista tem sua grande ênfase nas pessoas e com estudos em seus comportamentos. Tem como seus defensores Douglas McGregor com a teoria X e a Teoria Y, Abraham Maslow com a Hierarquia das necessidades e Frederick Herzberg com a Teoria dos dois fatores motivacionais.
A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador e suas necessidades básicas. Para bem melhor entendimento podemos destacar a Hierarquia das necessidades, nela Maslow apresenta as necessidades em níveis de importância na forma de pirâmide.
[pic 14]
Na base da pirâmide Maslow mostra as necessidades mais básicas e no topo as mais elevadas
- COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Um dos principais problemas em uma organização e a má Comunicação, em saber se expressar e repassar corretamente suas ideias. Em uma pesquisa feita pela consultora organizacional Meiry Kamila identificou que apenas 7% do que dizemos são palavras, e 38% da comunicação é o tom de voz, e 55% e a expressão corporal. Com isso entendemos que a comunicação pode ser Verbal e comunicação não verbal.
A Boa comunicação é um aspecto importante na Administração, devemos levar em conta à situação, o contexto, a cultura, para não corremos o risco de sermos mal interpretado. Para haver uma Comunicação eficaz, o receptor teve compreender a mensagem enviada pelo receptor, sem qualquer interferência ou ruído.
Existem Elementos da Comunicação que devem ser observados: O Emissor é aquele que envia uma mensagem. O Receptor é a pessoa ou o grupo que recebe a mensagem. Código é o conteúdo formulado através de símbolos (palavras, desenhos, gestos, etc..). Mensagem é a informação que pretendemos transmitir a alguém. Canal é o veiculo usado para transmitir a mensagem seja por meio verbal ou não. Referente contexto relacionado ao emissor e receptor.
Para uma mensagem ser recebida e preciso eliminar todo e qualquer ruído que prejudica a compreensão da mensagem. Os ruídos podem ser barulho do local, utilização de signos desconhecidos, desatenção do receptor, problema no meio de comunicação, de mídia. Outros fatores para uma boa mensagem e saber para quem estamos dizendo, como estamos dizendo, em cada situação pede uma linguagem diferente. Dentro de uma organização, por exemplo, não podemos usar uma linguagem cheia de gírias, chavões, ambígua, de forma despreocupada. Também devemos observar o contexto, pois sabemos que algo dito fora de contexto pode trazer um grande constrangimento. Devemos levar em consideração a cultura do local para que não ocorra nenhuma confusão.
...