TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa ABNT

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 8

FUMEC/FACE

Matheus Henrique Oliveira de Souza

Resumo Capítulo 1

Fundamentos do Marketing

Belo Horizonte

2016

        Nos dias de hoje o marketing se tornou uma ferramenta muito importante, formal ou informalmente as pessoas se envolvem em atividades que podem ser consideradas marketing e ele vêm se tornando uma peça fundamental para um bom negócio. O marketing é tanto uma arte quanto uma ciência, e ele resultam de um bom planejamento e uma boa execução.

        O marketing, extremamente importante hoje em dia, está diretamente relacionado ao sucesso financeiro das empresas, tanto que nos dias atuais as empresas já contratam seu próprio CMO (chief marketing officer) para igualar o marketing as funções importantes como a de CEO. As decisões que os gerentes de marketing têm que tomar são muito importantes como escolher a cor de uma embalagem de um produto, pois essa decisão pode interferir diretamente no lucro de vendas e consequentemente no futuro da empresa. E o bom marketing não pode ter uma visão em curto prazo das coisas; o bom marketing tem que ter uma “busca sem fim”.

       Ai vamos a pergunta: o que é marketing ? O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma forma mais simples, podemos dizer que ele “supre necessidades lucrativamente”, seria a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.

       Os objetivos do marketing são: conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar, necessitando assim, apenas que o produto ou serviço esteja disponível.

       A troca é um conceito importante no marketing, pois envolve a obtenção de um produto desejado oferecendo algo em troca. A efetivação ou não da troca depende das duas pessoas concordarem com os termos que deixaram ambas em uma situação melhor da que eles estavam. A troca é um processo de criação de valor, porque normalmente deixa as partes envolvidas em melhor situação. Quando as duas partes chegam a um acordo para realizar a trocar ocorre uma transação que é a troca de valores de duas ou mais partes não necessariamente envolvendo dinheiro. Já quando você da um produto, mas não recebe nada em troca ocorre uma transferência. Esses dois termos são fundamentos do marketing, que consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.

        Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Os profissionais de marketing tentam busca uma resposta de outra parte denominada cliente potencial. Eles tentam estimular a demanda pelos produtos de uma empresa.

        Mercado nos dias de hoje é um conjunto de compradores é vendedores que efetuam transações relativas a determinado produto ou classe de produto, e existem cinco mercados básicos e os fluxos que os conectam; mas no marketing esse termo é usado para abranger vários agrupamentos de clientes, que são classificados em mercado consumidor onde as empresas comercializam produtos e serviços de consumo em massa, mercado organizacional onde empresas que vencer serviços e bens para outras empresas, mercado global onde as empresas vendem seus produtos e serviços no mercado global e enfrentam decisões e desafios adicionais, mercado sem fins lucrativos onde as empresas vendem seus produtos a organizações sem fins lucrativos.

       Com a revolução digital, o consumidor e as empresas passaram a ter uma nova série de novas capacidades como: aumento substancial no poder de compra onde os consumidores com apenas um clique pode comparar o preço de um determinado produto em diversos sites evitando o desgaste de se deslocar as lojas físicas uma por uma, maiores variedade de bens e serviços disponíveis, pois hoje em dia você consegue comprar qualquer coisa pela internet, grande quantidade de informação sobre tudo, pois hoje você consegue ter acesso a qualquer informação sobre qualquer coisa na internet, maior facilidade de interação para fazer e receber pedidos e capacidade de comparar impressões quanto a produtos e serviços com outros clientes.

      O marketing enfrenta uma serie de desafios e novidades como: o mercado que sofreu uma grande mudança tecnológica, pois a revolução digital criou a Era da Informação, onde antigamente as pessoas estavam acostumadas ai irem a lojas físicas fazerem suas compras e hoje em dias não precisam levantar do sofá. A globalização que tornou mais fácil para as empresas negociarem com outros países, a desregulamentação aumentando a concorrência em alguns países, a privatização aumentando a eficiência das empresas estatais, o aumento do poder do cliente esperando sempre mais qualidade e mais serviços ao seu dispor, a customização onde as empresas são capazes de produzir bens diferenciados, a concorrência ampliada onde as empresas enfrentam concorrências de empresas estrangeiras, a convergência setorial onde as fronteiras entre setores se tornam cada vez mais indistintas, a transformação do varejo devido a concorrência das grandes redes de varejo e a desintermediação sobre o sucesso das empresas que intermediam a entrega de produtos e serviços como AOL, Amazon, Yahoo, etc.

      As atividades do marketing seguem a cinco orientações, a orientação de produção onde ela sustenta o consumidor dando preferencia a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo, a orientação de produto onde sustenta o consumidor e da preferencia a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores, a orientação de vendas onde parte do principio que os consumidores e as empresas normalmente não comprarem os produtos da organização em quantidade suficiente, portanto as organizações devem fazer um esforço agressivo de vendas e promoção, a orientação de marketing onde o marketing passa da filosofia de fazer e vender voltada para o produto para sentir e responder centrada no cliente, a venda esta voltada para as necessidades do comprador. O marketing holístico pode ser visto como uma abordagem do marketing que tenciona reconhecer e harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing. Temos também o marketing de relacionamento que tem como meta construir relacionamentos de longo prazo e satisfatórios com as partes chaves – clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing a fim de conquistar ou manter negócios com elas. Assim, mantendo esse relacionamento consegue construir uma rede de marketing que consiste na empresa e naqueles que a apoiam com quem ela construiu relacionamentos profissionais compensadores, resumidamente: construía uma rede de relacionamento efetiva com os principais públicos interessados e os lucros serão uma consequência. O marketing holístico incorpora o marketing interno, que é a tarefa de contratar, treinar e motivar funcionários capazes que queiram atender bem os clientes. Já o marketing socialmente responsável é a compreensão de preocupações mais abrangentes, assim como contextos éticos, ambientais, legais e sociais das atividades e programas de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com