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Por: Netinho Benevides • 3/9/2017 • Projeto de pesquisa • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
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Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Bacharelado em Humanidades – BHU
Expressões Artísticas e Estéticas Contemporâneas
Trabalho
Professora: Gisele Soares Gallicchio
Aluno: Adaumar Vieira Benevides Neto
Guaiuba-CE
2017
Levantamento dos principais traços dos movimentos sociais nos anos 60
A Tropicália: Cultura e Política nos anos 60
A Tropicália é entendida como uma oposição profunda as posições da esquerda. As duas dividiam a mesma ideia, de que a obra de arte deve ter por objeto principal a realidade brasileira e a luta por mudanças revolucionarias. Difere-se assim apenas o fato de a Tropicália ter uma versão própria disto, ela tinha uma visão mais complexa desta realidade brasileira, apontando uma combinação entre o arcaico e o moderno, diferente da esquerda que só via o arcaico.
Tropicália ou Movimento Tropicalista refere-se as manifestações artísticas nos diferentes âmbitos da produção cultural, como as artes plásticas, o cinema e o teatro. Caetano Veloso e Chico Buarque foram importantes representantes do tropicalismo na música popular brasileira.
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) defendia formas políticas pacíficas para alcançar a “Revolução Brasileira”, iniciou os anos 60 como a principal força de esquerda. Com o passar dos anos foi ultrapassada pela “esquerda-revolucionaria”, como a Ação Libertadora Nacional (ALN) que tinha a luta armada como o seu instrumento.
Para a esquerda, a arte deve ser reflexo da realidade em que vive o povo brasileiro, mas se ela for apenas expressão do individual do artista, se tornara uma obra alienada, impedindo que o povo tome consciência e participe da revolução.
Alguns afirmam que a Tropicália recusa totalmente o aspecto das relações entre cultura e política que predominavam nos anos 60, chegando a romper por completo com as ideias de esquerda.
Caetano Veloso certa vez foi impedido de cantar sua música “É Proibido Proibir” em uma eliminatória de um festival, promovido pela TV Globo, devido muitas vaias e gritos de militantes de esquerda que estavam na plateia, em resposta Caetano os comparou a fascistas do Comando de Caças aos Comunistas (CCC), este foi um dos mais famosos confrontos entre esquerdas x tropicalistas.
Os tropicalistas enxergam a realidade do povo brasileiro como uma sociedade mais composta do que a insistência da esquerda no atraso fazia supor. As canções tropicalistas mostravam o Brasil como uma sociedade notada de combinações entre o arcaico e o moderno, Caetano Veloso aponta isso através da sua música “Tropicália”.
O tropicalismo diferente da esquerda apresenta a realidade brasileira como uma mistura do nacional e do internacional, indicando que naqueles elementos que representam a “pureza nacional”, estão presentes os que constituem os segmentos internacionais, para os artistas tropicalistas se alguma produção cultural pretende representar a sociedade brasileira, não se pode deixar de incluir as características estrangeiras que a mesma possui.
Os tropicalistas ao sustentarem uma visão da realidade brasileira alternativa a da esquerda, construíram também uma versão alternativa da ideia de revolução, eles concordam que as produções artísticas devem estar vinculadas as transformações revolucionarias, discordando apenas no que seria estas transformações.
Na Revolução Tropicalista teria espaço inclusive para a luta armada, para eles esta seria uma das manifestações revolucionarias recorrentes e eram inseridas as canções.
A produção tropicalista foi fortemente inspirada no pensamento da esquerda, mas construiu sua própria versão, criticando a esquerda a partir dela mesma, e constituindo formas mais abrangentes de entender a sociedade brasileira. Tanto as produções culturais da esquerda quanto as tropicalistas defendiam a necessidade de modernização da sociedade brasileira, a diferença é que a esquerda pensava que só ela poderia fazer essa modernização, já o tropicalismo questionava os limites desta.
A esquerda possuía uma visão parcial da realidade brasileira e internacional, sendo incapaz de incorporar movimentos como as vanguardas artísticas. No caráter do enraizamento histórico do tropicalismo, destaca-se a sua capacidade de lançar pistas para a compreensão de outros momentos históricos.
"Protesto é arte?" Por que?
Protesto no seu caráter de manifestação que busca expressar apoio ou revolta de uma pessoa ou grupo para com determinado governo e sociedade, afim de que suas reclamações sejam ouvidas e que a mudança aclamada aconteça, encontra na arte o veículo de transmissão que possibilita que estes seus ideais possam chegar a todos.
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