Capitulo 1 forum 1
Por: 196352 • 1/11/2015 • Trabalho acadêmico • 514 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Fórum nº 1 do capítulo 1
A revolução industrial revolucionou a forma de produção de mercadorias, através do uso de máquinas e com a transformação dos sistemas de trabalho, cujas consequências chegaram até aos nossos dias. Foi uma época de grandes transformações, quer nas relações de trabalho e de produção, quer alterações individuais, sociais, económicas, politicas e ambientais profundas; transformação do trabalho artesanal em trabalho mecânico; criação de grandes empresas que utilizavam grandes massas de trabalhadores assalariados; produção em massa de mercadorias; êxodo da população rural pobre e analfabeta para as cidades em buscam de melhores condições de vida; crescimento desordenado das cidades; exploração do trabalho infantil; trabalhadores com longas jornadas de trabalho, entre outras que alteraram até aos nossos dias toda a estrutura social, política, económica e laboral. No entanto todas estas alterações careciam de uma organização que de uma forma racional pensasse sobre os métodos e os processos de produção, tornando-os mais eficientes, racionais, uniformes e lucrativos.
Desta forma nasce a teoria da Administração Cientifica, fundada por H. Taylor que baseando-se nos princípios positivistas, identificou os problemas mais graves que afetavam a indústria e criando um método para o solucionar. Taylor no seu trabalho enfatizou o papel das tarefas e da organização tendo em conta a máxima eficiência técnica e económica, a especialização do trabalho, o treino e preparação dos trabalhadores de acordo com as suas aptidões, o uso de métodos uniformizados para reduzir custos e aumentar a produção, a distribuição de tarefas e responsabilidades, utilizando métodos já testados de forma a eliminar o improviso. O método utilizado mostrou-se eficaz nas linhas de produção, no entanto criou relações de conflito entre os trabalhadores e os dirigentes, pois este era um método que transformava os trabalhadores em máquinas não olhando às suas necessidades.
O colapso da economia americana nos finais da década de vinte do século XX criou a necessidade de uma maior eficiência das organizações e dos métodos utilizados pelas administrações, surgindo a Teoria das Relações Humanas. Esta teoria surge como um movimento de oposição às teorias anteriores que deram maior enfase ou às tarefas ou ao papel dos administradores, esquecendo a importância do trabalhador e do seu grupo social de pertença. Este movimento nasce da necessidade de se humanizar e democratizar a administração, colocando as pessoas no centro das organizações, tendo em conta os indivíduos que vivem em sociedade e que as suas vivências coletivas e/ou individuais influenciam o seu papel e a sua produtividade na organização.
Desta forma esta teoria criou uma rutura com as anteriores, pois teve em conta os fatores humanos que na Teoria da Administração Cientifica e Clássica, foram de certa forma desprezados, tendo contribuído com novos conceitos como a liderança, comunicação e motivação, como forma de contribuir para a redução dos conflitos interpessoais e como forma da organização atingir os seus objetivos.
As diferentes escolas e teorias que surgiram, procuraram e procuram responder aos desafios que em cada época vão surgindo, introduzindo novos conceitos e metodologias de modo a tornar as organizações mais produtivas, mais eficientes, continuando o trabalhador de uma forma mais ou menos explícita, renegado para segundo plano.
...