Cibercultura e tecnologia
Por: Eliezer Neto • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Cibercultura, Tecnologias Educacionais e Educação.
A cibercultura e as tecnologias educacionais estão diretamente ligadas à educação, quando encaramos que aquelas contribuem de forma direta para a consumação desta.
Quando se faz um paralelo entre cibercultura e educação fica fácil entender os recursos e as oportunidades que se fizeram possíveis depois do surgimento de uma cultura voltada a informação online (internet), e o entendimento dinâmico que foi proporcionado, tornando o aprendizado muito mais atraente e deixando de lado aquele velho quadro negro e o giz, sendo então substituídos por equipamentos de áudio e vídeo bem mais interativos e que fixam melhor o conhecimento. Daí então, podemos pensar em tecnologias educacionais que inclusive somadas a cibercultura fomigeraram até o ensino EAD a que estamos submetidos e quem tem dado muito certo.
È bem verdade que o processo de introdução desse novo modo de fazer educação em seu aspecto de funcionamento é bastante complexo e requer bastante tecnologia de informação, além de ser um processo demorado como cita ( Pedro Paulo Poppovic,1996) :
Como pode ver, esse é um programa a ser desenvolvido por vários anos. De fato, é um programa contínuo, sem ponto final. A incorporação de tecnologias educacionais no cotidiano da escola não é, definitivamente, algo que ocorra do dia para a noite.
O que torna esse ensino atraente e possível se resume justamente quando citamos a palavra cibercultura que é justamente uma cultura voltada para a informática, ou seja, é a verdadeira e prazerosa vontade de estar diante da internet em favor do enriquecimento intelectual. È preciso acrescentar que o ensino realizado com o auxilio dessas novas tendências educacionais propiciam também uma maior variedade de fontes de pesquisa, fazendo com que o estudante tenha uma visão mais critica dos assuntos por ele estudado, já que possui varias dessas fontes e com isso pode fazer comparações e tirar melhores conclusões. Dessa forma, a educação só tende a ser cada vez mais interativa e rica, além de propiciar um estudo mais aprofundado dos mais variados assuntos, tendo em vista os recursos possíveis e imagináveis a favor da educação.
...