TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster - Aglomerado Bom Retiro

Por:   •  8/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARÉ FACULDADE

PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar II

Cluster

 Carolina Lima 131361

Gismara de Oliveira 1313310

Flavio Amadeu 1312118

Renato Pimentel 1314866 

Vanusa Amorim

TURMA A – ADMINISTRAÇÃO – 2° SEMESTRE

SÃO PAULO - 2013

Sumário

1.        Introdução        

2.        Fundamentação teórica        

2.1 O que é Cluster        

2.2 Fundamentos dos modelos de Cluster        

3.        Metodologia        

4.        Análise dos resultados        

5.        Considerações finais        

6.        Referencias        

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar um aglomerado de empresas do Bom Retiro. Esse estudo foi elaborado por um método qualitativo com aplicação de questionário. Considerando as métricas aplicadas por Zaccarelli e Porter, podemos afirmar que o Bom Retiro possui as características imprescindíveis para ser um Cluster. Devido aos resultados alcançados, os aglomerados do Bom Retiro podem ser considerados um Cluster altamente competitivo.

        

  1. Introdução

Dentre as diversas e tradicionais possibilidades de localização, há uma que pouco recebe atenção de estudiosos e pesquisadores. E apenas recentemente passou a ser objeto de estudo com maior grau de complexidade. Trata-se da alternativa de Cluster Comerciais.

Define-se um Cluster como um local ou região onde existe concentração de determinada atividade comercial ou produtiva. Segundo Marshal (1992), os Clusters já existem há algum tempo, mais recentemente foram descobertos como modelo organizacional, com capacidade competitiva, conceito atribuído por Michael Porter em 1990.

Em seu livro The competitive of nations (1990), Porter conclui que a concentração geográficas dos negócios permitem haver vantagens competitivas (Zaccarelli ET AL, 2008).

Há algum tempo percebeu-se que determinadas regiões apresentam concentrações peculiar de empresas, explorando específico ramo ou segmento de negócios. Para denominar essa concentração peculiar de empresas, Michael Porter (1990), propôs no livro acima citado, o termo “Cluster”.

É possível identificar a presença de clusters comerciais em macrorregiões (cidades) e Microrregiões (bairros).

Entre exemplo de aglomerados de empresas que atuam na mesma atividade comercial, considerado como cluster cita-se no presente artigo o bairro do Bom Retiro (cidade de São Paulo, indústria e comércio Têxtil).

  1. Fundamentação teórica

2.1 O que é Cluster

Diante do aumento significativo nos últimos anos torna-se um tema de relevância pela abrangência de negócios que se promoveram por este modelo. Pode-se considerar como Cluster a aglomeração de micro e pequenas empresas concentradas e organizadas de forma agrupada, que possuem características de vendas semelhantes, pois os produtos são do mesmo ramo das demais empresas envolvidas.

Porter (1998) em sua teoria cita o Cluster como concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas em um determinado campo. Constitui-se numa cadeia de valores, onde as empresas nela contidas fornecem matérias especializadas como insumos especializados, componentes, maquinas, serviços bem como os fornecedores de infraestrutura especializada.

O desenvolvimento desses modelos de aglomeração é um amplo movimento econômico, pois a proximidade geográfica de diversas empresas obtém maior potencial de vendas. Neste sentido, o objeto de estudo consiste buscar a posição competitiva em que essas pequenas empresas se desenvolveram como clusters e as vantagens encontradas provenientes deste processo, conforme Zaccarelli (2000) ressalta a seguir.

Temos que identificar e entender essas vantagens competitivas, assim como seu desenvolvimento. O cluster só ganha a competição porque, no seu conjunto, passa a possuir vantagens competitivas sobre as empresas situadas fora do aglomerado. Toda e qualquer outra característica de um cluster que não tenha relação com as vantagens competitivas, não é relevante aos estudos de suas características e desenvolvimento.

A abordagem aplica-se para constituir quais as vantagens dessas empresas situadas na estrutura de Cluster,

2.2 Fundamentos dos modelos de Cluster

As perspectivas e aspectos exploratórios dos modelos de Clusters foram estudados e analisados por alguns autores como Marshall (XIX), Porter (1990) e Schimitz (1992).

Segundo a análise de Zaccarelli (2008), os modelos de aglomerados foram desenvolvendo mudanças tecnológicas e surgimento de cooperação entre as empresas, conforme diagrama a baixo.

A seguir a comparação de citações sobre as teorias de Cluster no decorrer dos anos.

[pic 1]

Fonte: Siqueira et al. (2011) Apud Apresentação Professor Helder Aguiar (2013).

Percebe-se que no decorrer dos anos o Cluster evoluiu de forma significativa comparando ao ano de sua criação, os autores citam fatores de evolução importantes até a chegada do Cluster como o vemos atualmente. Á exemplo de Marshall (XIX) o cluster era limitado em concentração geográfica, concorrência e capacidade de inovação, já Porter (1990) em sua pesquisa cita evoluções como a de associações de empresas, instituições governamentais, treinamentos e associações de normatizações. Schimtz (1992) vem citando a facilidade de entrada de novas firmas, fornecedores e prestadores de serviço trabalhando de forma integrada e acesso a informatização. Zaccarelli (2008) observa várias mudanças no setor, esses avanços são de suma importância bem como cooperação entre as empresas do cluster de negócios, uniformidade do nível tecnológico, introdução de novas tecnologias e estratégia de resultado voltada pra o cluster.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (505.4 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com