TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster da Madeira

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense

O Cluster da Madeira

Acadêmico (a): Gabriela Straubel Martello

6º Administração “A”

Professor (a): Luiz Carlos Leão

27/11/2014

A Indústria Madeireira na Região Sul

De alguns anos pra cá um significativo crescimento de florestas de pínus, e desenvolveram-se diversas indústrias ligadas ao seu processamento: indústrias de celulose e papel, de processamento mecânico da madeira (madeireiras), fábricas de móveis e indústrias de máquinas (metal-mecânica). Esses setores relacionam-se entre si através da cooperação e de terceirizações de suas atividades, gerando um significativo número de pequenas e médias empresas, como, por exemplo, nas áreas de transporte, manutenção industrial, máquinas e ferramentas, além da de prestações de serviços em geral. Nesse aspecto, há uma sinergia entre as empresas que atuam tendo a madeira como foco principal, constituindo-se o que se pode chamar de cluster da madeira.

O cluster da madeira dessa região desempenha um papel importante e dinâmico no conjunto das atividades florestais do Estado de Santa Catarina. Caracteriza-se por significativas áreas reflorestadas, principalmente com a espécie pínus, por uma grande produção de matéria-prima florestal, por um grande número de empreendimentos industriais no setor, com significativa geração de emprego e renda, o que confirma a sua importância econômica regional e estadual, evidenciada pela exportação de produtos de base florestal e pelo fato de, nessa região, estarem instaladas as principais indústrias de papel e celulose e de transformação primária do Estado.

A região de Lages apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento das florestas de pínus, sendo possível efetuar o primeiro desbaste da madeira com sete ou oito anos de plantio, para a produção de papel e celulose, e, com 20 anos de idade, é possível seu uso na indústria madeireira e moveleira. Esses dados demonstram um alto potencial competitivo, quando comparados com otempo de, no mínimo, 50 anos de idade para obtenção dessa mesma matéria-prima em países como Canadá e Finlândia, dentre outros. Sendo a atividade desse setor extremamente importante para o desenvolvimento da região de Lages, as variações no seu desempenho afetam diretamente a economia regional. Assim, passa a ser interessante observar como está a adequação do setor frente aos padrões de competitividade da indústria.

Algumas vantagens comparativas são percebidas em função da existência do cluster: rendimento da produção florestal, economias de proximidade e geração de conhecimentos. As vantagens oriundas da redução de custos individuais em decorrência de ações de cooperação entre as empresas, que eram esperadas em função da existência do cluster, não foram observadas por ainda existir resistência à cooperação entre concorrentes. Por outro lado, o baixo custo de produção acaba sendo o principal elemento de competitividade das empresas junto ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com