Como o sistema de escala de tripulação da Comair entrou em colapso.
Por: Wyllyan • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 340 Palavras (2 Páginas) • 1.847 Visualizações
Sistemas de Informação II -
Estudo de caso: Como o sistema de escala de tripulação da Comair entrou em colapso.
- O problema enfrentado pela Comair, é que seu sistema de escala de tripulação entrou em colapso após vários dias de tempestades e o sistema não suportou a alta quantidade de registros na mudança de escala.
O que causou o problema, foi o software de gerenciamento de tripulação com duas décadas de uso, que entrou em colapso, ele não era um ERP, e estava se tornando obsoleto.
Esse problema impactou no atraso e suspensão das operações da Comair, onde 1100 vôos programados não ocorreram, arruinando os planos de férias de 30 mil passageiros alem de ter um prejuízo de 20 milhões de dólares.
- A administração poderia ter adquirido um novo sistema, sendo ele um ERP. A administração não tomou a melhor decisão por adiar a implantação do software novo, pois seu sistema era muito antigo e acabou entrando em pane gerando um grande prejuízo para a empresa e um transtorno para seus clientes, e deixando a empresa com uma imagem negativa. Se o custo era elevado para a troca do sistema a empresa poderia ter atualizado seu sistema, feito alguns ajustes.
- Aspectos humanos: Os funcionários estavam acostumados ao sistema legado, greve de pilotos com duração de 89 dias, um dos supervisores de tripulação assistiu a apresentação sobre o novo sistema, já conhecia o sistema de outra empresa e deu uma opinião desfavorável.
Aspectos organizacionais: A saída de Dublikar, o que deixou um vácuo na liderança do departamento de TI, falta de comunicação entre a TI e a administração, o aquisição de um novo sistema teria um custo consideravelmente alto.
Aspectos tecnológicos: O sistema era defasado, e não tinha um sistema reserva para eventuais problemas.
- A Comair deve atentar-se de escolher um software adequado para atender suas reais necessidades, treinar seus colaboradores para que eles saibam operar o sistema, ter uma boa liderança na área de TI e administrar bem a aquisição e implantação do novo sistema, levando em consideração o custo-benefício para a organização.
...