Comportamento Humano
Por: GCristinaf • 5/10/2016 • Seminário • 906 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
O período de prosperidade é caracterizado pelo aparecimento de ondas de inovações. A ascensão atinge um máximo e depois declina, o boom termina e a depressão começa após a passagem de tempo que se deve transcorrer antes que os produtos dos novos empreendimentos possam aparecer no mercado. Um novo boom sucede a depressão quando o processo de reabsorção das inovações estiver terminado.
Na fase ascende do ciclo de inovações, financiadas pelo credito, estimulam a demanda de bens de produção e a economia cresce acima da tendência histórica. Direitos de patentes dificultam o aparecimento de imitadores copiando produtos e processos.
Eles permitem aos inovadores manter por determinado tempo preços elevados, fabricar produtos e adotar processos com exclusividade, estimulam gastos com pesquisas e desenvolvimento e a adoção de inovações cujo o sucesso nem sempre é evidente. Credito abundante e barato também estimula a fase ascendente do ciclo. Quando a inovações atingem um nível muito baixo, a economia entra na fase recessiva.
O desenvolvimento schumpeteriano desenrola-se progressivamente, porque as inovações não se distribuem uniformemente, ela se manifestam mais em alguns períodos. O aparecimento do inovadores abem caminho para novos empreendimentos e facilita o surgimento de novos empresários.
Três circunstancias aumentam o efeito do aparecimento conjunto de novos empreendimentos:
- As novas combinações adicionam-se as antigas;
- A demanda empresarial projeta em todo sistema econômico os negócios ampliam-se com preços crescentes;
- Erros de previsão podem levar a superestimação dos investimentos, aumentando os efeitos referidos.
A demanda dos novos empresários eleva os preços dos bens de produção, causando prejuízo as empresas que usam de processos antigos. A concorrência provoca queda dos preços de bens de consumo final, eleva o custo dos bens de capital e das matérias primas, podendo dar fim ao bom e precipitar a crise.
Conclui-se que a origem da recessão encontra-se na própria fase de ascendente, a instabilidade do sistema capitalista sinaliza o desequilíbrio do crescimento e a possibilidade da chegada do estado estacionário.
Politicas governamentais adotadas para prolongar a fase de prosperidade e as imperfeiçoes do mercado ampliam o processo inflacionário, e que tende acompanhar o desenvolvimento. Segundo Schumpeter, o ponto de inflação após o pico, como também após o vale, mostra a tendência natural do sistema econômico em procurar a taxa natural de crescimento econômico. A taxa de crescimento dos bens antes lançados no mercado como novidade atinge o máximo e depois declina. A economia em um período de recessão e a retomada do crescimento somente ocorrera com novas ondas de inovações e novos grupos de empresários.
Independentemente do pânico e da retração do credito a queda dos lucros retrai os investimentos, a desaceleração da demanda de meios de produção reduz o emprego e a renda, assim como como a demanda de bens de consumo. A recessão segundo Schumpeter é precedida pela prosperidade.
Dois fatores podem manter ou acelerar a recessão:
- As crises especulativas nas bolsas de valores e de mercado;
- A rigidez dos salários, que não caem como deveriam durante a recessão.
A desproporção entre oferta e demanda é uma consequência da recessão. As crises derivam dos desequilíbrios provocados pela adoção de inovações e da reação do sistema que busca equilíbrio estacionário de longo prazo. As condições econômicas desfavoráveis, os riscos e a incerteza inibem a função empresarial, reduzindo o ritmo das inovações e a demanda de credito.com relação a distribuição de renda, na fase ascendente, os lucros da firmas inovadoras aumentam mais do que o lucro das firmas não inovadoras. A concentração de renda, em favor de empresas potencialmente inovadoras, podem estimular a retomada do desenvolvimento econômico. É durante a fase recessiva que ocorrem os necessários ajustes da economia, enxugando custos, tendo a melhora, a eficácia, e a competitividade, possibilitando a retomada do crescimento.
...