Comportamento Organizacional
Por: asilva2015 • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.409 Palavras (18 Páginas) • 168 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
1.1– Definição de Comportamento Organizacional 5
1.2 - Comparação de dois autores sobre o conceito de Comportamento Organizacional 5
- – Sistemas Abertos e Sistemas Fechados 7
CAPÍTULO 2 8
2.1 – Pesquisa efetuada com 20 pessoas sobre Inovação 8
2.2 – Conceito de Inovação 9
CAPÍTULO 3 11
3.1. Relação da figura com o trabalho em equipe 11
3.2. O fracasso no âmbito da liderança 12
CAPÍTULO 4 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre Comportamento Organizacional, com uma visão sistêmica, enfatizando o estudo do funcionamento das organizações e como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas pode trazer impactos positivos ou negativos.
Apontaremos o conceito de inovação e os efeitos que as mudanças tecnológicas tem causado nas organizações.
Um dos objetivos do estudo do Comportamento Organizacional é entender qual a importância da liderança e da formação de uma equipe e o que motiva os indivíduos, os grupos, sustentando uma produção constante e de qualidade, promovendo a melhoria da eficácia organizacional.
Podemos observar como a percepção e a comunicação são conceitos extremamente importantes no contexto organizacional, tendo como base os relacionamentos interpessoais, que é objeto de estudo do Comportamento Organizacional.
Ao final do trabalho conseguiremos distinguir a diferença entre os conceitos de Eficiência e Eficácia, que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos. É baseando nessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser mudado.
Palavras-Chaves: Comportamento Organizacional, Liderança, Eficiência, Eficácia,.
CAPÍTULO 1
- – Definição de Comportamento Organizacional:
O estudo do Comportamento Organizacional gera ferramentas para alavancar produtividade, gerar lucratividade, e ajuda a diminuir gastos com o absenteísmo e burocracia desnecessária. O comportamento organizacional avalia o conjunto de características de interação de pessoas, grupos e estrutura física dentro de uma organização, sendo uma mistura de estudos sociais, tais como psicologia, sociologia, administração e outras, voltados principalmente para os quatro tópicos organizacionais mais estudados: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
O comportamento organizacional busca não só desenvolver a melhoria contínua do indivíduo dentro das organizações, mas também ajuda a equilibrar e motivar a vida pessoal e social, percepção e direcionamento nos líderes, busca de melhoria nas organizações corrigindo posturas inadequadas e o raciocínio positivo em questões comportamentais.
- - Comparação de dois autores sobre o conceito de Comportamento Organizacional:
- Definição de Comportamento Organizacional (CO), segundo o autor Idalberto Chiavenato:
Segundo Chiavenato, o Comportamento Organizacional (CO) é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar tais conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.
É um campo de estudo voltado para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. O CO enfoca comportamentos observáveis (conversar, trabalhar), lida com ações internas (pensar, perceber e decidir), estuda o comportamento das pessoas como indivíduos ou membros de unidades sociais maiores (grupos e organizações) e analisa o comportamento dessas unidades maiores.
O autor frisa dois campos de estudos do CO:
- Comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação.
- Comportamento grupal: normas, papéis, construção de equipes, conflitos.
- Definição de Comportamento Organizacional (CO), segundo o autor Stephen P. Robbins:
Segundo Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações.
Para ele o Comportamento Organizacional preocupa-se com a questão da satisfação no trabalho, que traz influências para a produtividade, absenteísmo, rotatividade, fatores que podem afetar os resultados de maneira negativa dentro de uma organização.
Também se preocupa com a cidadania organizacional, que indica um comportamento voltado para ajudar os colegas os colegas nas equipes, oferecer-se voluntariamente para tarefas extraordinárias, evitar os conflitos.
É uma ciência que ajuda a explicar, prever e controlar o comportamento humano nas organizações.
...