TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO DE AGUDOS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

                                             DÉBORA ALCARDE XAVIER 415741

                                                 ELAINE POLIDORO DA SILVA 417973

                                                 FÁTIMA MITIKO HUKUGAIT 420788

                                                 JOSIANE POLIDORO CESCATE 417976

                                             SANDRA REGINA OLIVEIRA 415657

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

[pic 2]

Agudos – SP

2013

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional exerce uma função importante para o entendimento da empresa no qual há princípios e características que influenciam na vida do ser humano.

O estudo do comportamento humano foca principalmente as ações e atitudes dos indivíduos, grupos e estruturas das organizações, buscando o aumento da produtividade, diminuindo a rotatividade e o absenteísmo, além da promoção de um bom clima organizacional.

Neste contexto, a visão do administrador é fundamental para formação das estruturas organizacionais, englobando conceitos de psicologia, sociologia, entre outras disciplinas.

A melhoria da habilidade humana estimula, por conseguinte, a criatividade e gera a qualidade do produto, a serviço satisfazendo os clientes e aumentando o lucro da empresa, isso tudo é claro, com o apoio e o incentivo dos líderes, que exercem papel fundamental na organização.

Uma organização de sucesso precisa inovar sempre e estar aberta a mudanças. Para tanto, a empresa não pode temer a competição a cima da do mercado. Isto posto, os funcionários podem ser tanto a chave da mudança e inovação, quanto uma barreira contra elas. Entretanto, este desafio cabe a cada executivo, empreendendo e estimulando novas ideias.

CAPÍTULO 1 - O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E OS SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

O Comportamento Organizacional é o estudo de grupos, estrutura e indivíduos dentro das organizações, relacionando pessoas e empresas, com o intuito de aumentar a produtividade, gerando a satisfação pessoal e reduzir a rotatividade.

Cabe ressaltar que, conforme Robbins:

Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. (ROBBINS, 2002, p.6)

Identifica-se ainda, segundo Giglioti que:

O comportamento organizacional é um campo recente de estudos que se preocupa com os indivíduos, os grupos de pessoas e a estrutura da organização. Para trabalhar mais eficazmente, aplica-se o conhecimento obtido sobre essas três variáveis, pessoas, grupos e estruturas. Assim, a empresa atinge melhores índices e torna mais perene sua existência, alcançando empregabilidade e produtividade mais convincentes, em prol da sociedade que é a maior interessada. (GIGLIOTI, 2006, p.118)

Em síntese ambos abordam o Comportamento Organizacional como o estudo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, buscando desenvolver e aperfeiçoar as atividades empresariais e alcançar resultados positivos para a organização.

É importante ressaltar os conceitos de sistemas abertos e sistemas fechados dentro desse Comportamento Organizacional, podendo conceituar a empresa como um sistema aberto, uma vez que ela está em constante interação com o ambiente, influenciando e sendo influenciada por ele.

A empresa é um sistema aberto criado pelo homem, composta por fornecedores, clientes, concorrentes e outras partes interessadas que mantêm interação dinâmica com o meio ambiente.

    Sistemas abertos

    Sistemas fechados

Apresenta relação de intercâmbio com o meio ambiente

Não apresenta relação com o meio ambiente

Mudanças constantes

Dificilmente a mudanças

Aumento de salário e beneficíos

Sem recompensas

Exite comunicação

Sem comunicação

Por todo exposto, verificamos a importância do estudo do C.O para tornar as empresas mais produtivas e eficientes.

CAPÍTULO 2 - A INOVAÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo, ajuda principalmente a evitar a morte precoce dos empreendedores nos primeiros anos de sua atividade.

Em síntese a inovação permite que as empresas acessem novos mercados, realizando novas parcerias e que adquiram novos conhecimentos, aumentando o valor de suas marcas. O benefício da inovação não se limita as empresas. As inovações possibilitam o aumento de empregos e renda, além do acesso ao mundo da globalização.

Inovar é gerar idéias, conceitos, soluções, conseguir reinventar quando necessário, agregar valor no que normalmente o mercado tende a desvalorizar.

Neste sentido, dada a importância do tema para a ciência da Administração de Empresas foi realizada uma pesquisa sobre o tema junto a vinte pessoas, de uma empresa atuante no ramo de Telemarketing nas cidades de Agudos/SP e Bauru/SP sobre o conceito de inovação. Deste modo, foi utilizada a seguinte questão: O que é inovação dentro das empresas?

Algumas das respostas às questões seguem abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com