Comportamento Organizacional
Por: Angélica Lopes • 24/11/2015 • Resenha • 761 Palavras (4 Páginas) • 744 Visualizações
[pic 1]
Aluna : Angélica Lopes do Nascimento
Turma : ADM 1650 _ 2GD
Rio , 22 de setembro de 2015
[pic 2]
PROPOSTA: Responder as questões DE 1 a 3 , referentes ao texto do ESTUDO DE CASO 2: “A INEQUIDADE PODE AFETAR A MOTIVAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL”
Questão 1:
A equidade corresponde a percepção que o indivíduo tem ao comparar a relação entre o esforço e os resultados adquiridos com ações e / ou comportamento de outros indivíduos. A Teoria da Equidade _ de J. Stacy Adams _ nos ajuda a compreender a forma que o indivíduo avalia suas perdas e ganhos , como isso interfere nas variáveis dependentes e na motivação, gerando uma sensação de equidade ( justiça ) ou inequidade (injustiça) dentro da organização.
No Estudo de caso , o que gerou a percepção de inequidade foi que alguns jogadores ( Grupo A _ remunerados pelo Clube ) se perceberam prejudicados , pois , recebiam um salário inferior e com muito atraso em relação aos outros jogadores (Grupo B _ Remunerado pelo patrocinador_ minoria ) e , além disso , jogavam mais ( mais cobrança do clube) , pelo fato de que o Grupo B fica ausente por motivos de recuperação física. Esse desequilíbrio gerou uma forte desmotivação do grupo , que reduziram o esforço em campo , prejudicando tanto o desempenho da equipe ( relação interpessoal e intrapessoal), como do time, que quase foi rebaixado. [pic 3]
No caso , podemos observar que de acordo com a Teoria , os jogadores do GRUPO A tiveram como ponto de referência _ dentro das 4 ditas _ o “Outro interno” , ou seja, outros jogadores ( mesma função ) dentro do mesmo Clube ( mesma organização), e que após percebido a situação de injustiça , procuram minimizar a “dissonância” escolhendo a modificação dos insumos , ou seja , diminuindo o esforço e revendo a sua autoimagem .
Questão 2 :
Justiça atribuitiva - a distribuição das recompensas pelos resultados alcançados , nesse caso a Remuneração , não estava sendo feita de forma justa , pois , o desvio entre o salarios era considerável , além da falta de compromisso do pagamento em dia.
Justiça processual - os critérios adotados para as distribuições das recompensas era ineficiente, pois , apesar do Grupo B ser de jogadores mais “famosos” , eram os mais ausentes , ou seja , era o grupo menos produtivo , sendo assim, pela falta de explicação clara e informações exatas , a equipe acabou de tornando um grupo , visando cada um seus interesses individuais.
Justica interacional - Toda essa diferença designada pela ausência de procedimentos e decisões jutas , que olhassem para a equipe em si , de uma forma justa , pela insatisfação : a desmotivação dos membros, distanciamento do clube e baixo desempenho .
A Justiça organizacional corresponde as percepções de justica nas relações de trabalho, identificadas individualmente – geralmente, pela forma com que é tratada a força do trabalho e os resultados “justos” que foram recebidos - que afeta os comportamentos e atitudes conseguintes , existentes dentro da Organização . Com uma dimensão mais geral ,podemos verificar que, no caso estudado , os jogadoresdo grupo A reividicam não só uma remuneração de acordo , como também um tratamento mais digno , com mais respeito do clube. [pic 4]
...